Dissertação apresentada em 2004, à Área de Concentração: Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do Título de Mestre em Artes, sob a orientação da Prof. Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo.

Cibele Paula Troyano Terçaroli

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO 1

1.1 -Trajetória Dramatúrgica

1.2 – Jogo e o Folclore

1.3 – Jogo do Tempo e do Espaço

1.4 – Foco na História

1.5 – Os Contos de Fadas

1.6 – Outras e Novas Fontes: Mitologia Grega, Literatura, o Elemento Visual

1.7 – Foco nos Autores e suas Obras

CAPÍTULO 2

2.1 – Pistas Férteis para Analisar a Dramaturgia Capelliana

2.2 – Musicalidade dos Textos e Presença da Música

2.3 – Brasilidade

2.4 – Questões Sociais

2.5 – Os Corpos Nus

2.6 – Espaço das Rubricas

2.7 – As Epígrafes

2.8 – Linguagem Coloquial x Linguagem Formal

2.9 – Tratamento do tempo

CAPÍTULO 3

3.1 – A Presença da Morte em Cada uma das Peças

3.2 – Panos e Lendas

3.3 – Avoar

3.4 – Como a Lua

3.5 – Antes de ir ao Baile

3.6 – Maria Borralheira

3.7 – O Dia de Alan

3.8 – Píramo e Tisbe

3.9 – O Saci

3.10 – O Homem das Galochas

3.11 – Clarão nas Estrelas

3.12 – Imagens

3.13 – Miranda

3.14 – O Clone do Visconde

3.15 – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

3.16 – O Colecionador de Crepúsculos

CAPÍTULO 4: Mortes no Espaço Mimético X Mortes no Espaço Diegético

4.1 – Mortes no Espaço Mimético:

1.1 – A Fábula: Os Personagens e a Morte

1.1.1 – Personagens Morrem por Amor

1.1.2 – Apaixonados Matam para Libertar seus Amados

1.1.3 – Personagens Morrem Vitimadas por Vilões

1.1.4 – Personagens Morrem por Vingança

1.1.5 – Personagens Morrem por Velhice

1.1.6 – Outras Mortes de Personagens em Cena

1.1.7 – A Morte como Personagem

1. 2 – A Construção Dramatúrgica

1.2.1 – Mortes Mostradas por Metalinguagem

1.2.2 – Mortes e Rituais de Morte Mostradas de Modo Lúdico

1.2.3 – Rituais de Morte Mostrados Diretamente em Cena

4.2 – Mortes no Espaço Diegético

2.1 – Mortes Narradas

2.1.1 – Pelo Discurso de Personagens

2.1.2 – Por Voz Off Simultaneamente à Encenação

2.2 – Mortes Referidas no Paratexto

CONSIDERAÇÕES FINAIS


BIBLIOGRAFIA