Teatro Dialógico:
Benjamim Santos em incursão pela História e Memória do Teatro Brasileiro

Francisco de Assis de Sousa Nascimento

Universidade Federal Fluminense – UFF
Centro de Estudos Gerais
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Programa de Pós-Graduação em História
Niterói, 2009

Resumo

Na investigação da relação entre história e teatro deparamo-nos com diversas formas de linguagem vinculadas às produções culturais e tensões sociais, como elementos da realidade brasileira. Para compreensão da trajetória histórica do teatro foram utilizadas a vida e a obra do dramaturgo Benjamim Santos, sujeito que participou dos principais acontecimentos da produção teatral brasileira, seja como espectador, autor, diretor ou crítico de teatro na segunda metade do século XX. Neste processo, interagem em seus devidos contextos de produção, a ação dos críticos de teatro, espectadores, iluminadores, cenotécnicos, dramaturgos e atores, protagonistas de novas tendências no teatro brasileiro, que também eclodem na Europa e Estados Unidos. A fundamentação teórica da pesquisa está filiada à Nova História cultural, tendo como representantes Michel Certeau, Roger Chartier, Peter Burke, dentre outros. Na montagem metodologia privilegiou-se a história oral como instrumento de construção das fontes orais, bem como a investigação em fontes hemerográficas.

Sumário

Capitulo 1
Cenários, atores e atos: a Construção da Memória do Teatro Brasileiro
1 – Renovação da Cena Teatral Recifense
2 – O Teatro de Amadores de Pernambuco
2 – Teatro Nordestino: entrecruzamento de histórias

Capítulo 2
Cenas do Andarilho: Benjamim santos entre fluxos criativos e tensões sociais
1 –  O Cenário cultural familiar: primeiros passos
2 – O Cenário social: reorientando os projetos existenciais
3 – Integrando cenários e atores: a catarse no teatro
4 – Cenário Educacional: memórias de formação
5 – O Teatro da Libertação: atuação profissional de Benjamim Santos

Capítulo 3
Teatro em Construção: a Experiência da Linguagem
1 – Impressões do Andarilho: práticas culturais na cidade
2 – Grupo Construção: a experiência afetiva
3 – Espetáculo Cantochão: reconhecimento teatral de Benjamim Santos

Capítulo 4
Dramaturgia e seu Autor: Subjetividade, Estética e Modernidade na Linguagem Teatral
1 – Teatro de Arribação: experiência do teatro engajado
2 – Dramaturgia Infantil: teatro para crianças no Rio de Janeiro
3 – Consagração do autor: Benjamim Santos no circuito teatral do Rio de Janeiro
4 – Crítica Teatral: a produção discursiva nos Jornais do Commercio de Recife
5 – Produção literária de Benjamim Santos

Considerações finais