Cena do espetáculo Selma, que conta a história de uma ovelha feliz

Critica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 13.09.2013

Barra

Selma, a ovelha que sabe ser feliz

Peça da Cia De Feitos tem pegada filosófica e uma proposta visual arrebatadora

Depois do sucesso de sua primeira peça para crianças, O Pato, a Morte e a Tulipa, baseada em livro de Wolf Erlbruch, a Cia. De Feitos, criada em 2008, foi agora buscar inspiração em outro livro infantil famoso na Alemanha, Selma, da também premiada autora e ilustradora Jutta Bauer. Selma é uma ovelhinha feliz. Realiza atos comuns e corriqueiros, com satisfação e sem complicações. Pratica o jeito simples de viver e essa é a sua receita de felicidade. Na Alemanha, a rechonchuda e carismática ovelha virou até protagonista de um desenho animado na TV.

A peça do grupo paulistano, livremente inspirada no livro, acertou em tudo. Perde o ritmo em determinados momentos, como se a trama ralentasse, mas é coisa pouca, que não chega a comprometer todo o banho de criatividade que nos despeja do palco a Cia. De Feitos. De cara, você e suas crianças vão se encantar com os figurinos e o cenário na cor branca. No palco, tudo é branco mesmo, incluindo cada objeto: os móveis, a geladeira, a televisão, até o pinguim na cozinha – tudo na cor branca. O efeito é deslumbrante e facilita a proposta do grupo de mais uma vez usar projeção de imagens pelo cenário. O uso da tecnologia, aliás, é exemplar, pois o casamento com a dramaturgia se dá de forma harmoniosa. Os personagens até acessam o Google para uma pesquisa, durante a trama, sem ficar uma cena forçada ou deslocada do enredo.

A ‘pegada’ filosófica do livro é bem desenvolvida na peça, que não cai na chatice ou no ranço de autoajuda. Para tanto, também contribui muito a música, que é bem forte no espetáculo. Um casal de músicos faz tudo ao vivo e dentro de um armário branco, cujas portas se abrem e se fecham de acordo com as necessidades da trilha. Há muitos popurris cativantes, como o que reúne várias músicas cujas letras falam de felicidade. Nada mais apropriado para uma peça que se propõe a refletir justamente sobre isso: o que é a felicidade. Logo no início, há um momento impagável, delicioso de se assistir: é quando os atores têm de decidir como vão representar em cena a figura da ovelha Selma. Surgem várias propostas, que se alternam entre encantadoras, engraçadas, estranhas e inusitadas, mas todas muito criativas. É um eficiente exercício de criatividade explícita, ou seja, o processo de criação sendo exposto ao público. Para as crianças de menor idade, o visual já vale todo o espetáculo. O uso de balões brancos e até de algodão doce resultam em uma plasticidade incrível. Pais e filhos podem curtir juntos, desde que não esperem por uma fábula linear com começo, meio e fim. Aqui, o lance é outro. Vida longa para Cia. De Feitos. O elenco – excelente! – é formado por Artur Kon, Carla Massa, Giscard Luccas e Paula Serra, que atuam sob a direção talentosíssima de Carlos Canhameiro. A música ao vivo fica a cargo de Paula Mirhan e Rui Barossi.

Serviço

Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo
Telefones: (11) 5573-3774 / 5549-1744
Sábados e domingos, 16 horas. R$ 10,00
Atenção: último fim de semana