Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 
16.04.2013

Barra

Dom Caixote, um grupo promissor no caminho certo

Tive uma grata surpresa ao conhecer o trabalho do Grupo Dom Caixote e seu espetáculo Pererê, Em Busca do Saci, em cartaz só aos domingos, às 16 horas, no Teatro Itália. Há um frescor de novidade que ronda o espetáculo do começo ao fim. Faço a ressalva de que falta um certo trabalho de acabamento e refinamento, sobretudo em algumas interpretações e também no cenário (Lu Grecco e Luiz Felipe Petuxo) e no figurino (Vinícius Almes), mas há na dramaturgia de Paulinho Rocco e na direção de Luiz Felipe Petuxo um quê de promissora renovação.

Direção e dramaturgia demonstram ter segurança e boas ideias, com cenas bem pensadas, excelente mistura de sonho e realidade, bom ritmo narrativo e momentos de marcações coreografadas que funcionam muito bem. Mas não levem crianças muito pequenas. A peça funciona melhor para a garotada que já tem certo traquejo para entender as simbologias e ousadias da linguagem cênica.

O espetáculo acaba de ser apresentado no Japão, no Kijimuna Festival 2012, em Okinawa. Isso não é para muitos. Também foi escolhido como a melhor peça infantil no 3.º Festival de Teatro Cidade de São Paulo, em 2011. Sem facilidades nem didatismos ou pregações, o enredo procura mostrar que tudo é possível: basta acreditar. Usando o mote do folclore nacional e a importância dos mitos universais, a trama leva um garoto a perseguir autodescobertas, em busca de sua origem e do sentido de viver.

Vítor Faria, o ator protagonista, que passa o tempo todo de pijama, defende muito bem o papel, com carisma e talento. A atriz que faz a narradora Sinhá, Sandra Nagy, é ótima na imitação da voz de uma velha. E o próprio dramaturgo, Paulinho Rocco, que também é ator, defende bem o papel de um cachorro. Destaque ainda para Paulo Pellegrine, que acerta na caracterização de um avestruz, em que seu braço vira o pescoço comprido do bicho.

É sensacional a solução para a cena do menino que volta no tempo, a fim de analisar tudo o que se passou até então em sua vida, desde o nascimento. Um flashback movimentado e eficiente. Mas há um excesso de música (Rafael Parra) que incomoda em certos trechos, pois a trilha sonora acaba por ficar fragmentada demais, ‘colando’ vários trechos curtos de temas conhecidos do cinema, como o dos filmes ‘Casablanca’ e ‘2001 – Uma Odisseia no Espaço’.

O saldo é positivo. Já com nove espetáculos em seu repertório, a companhia Dom Caixote tem tudo para firmar posição de vez no cenário de teatro para crianças. Quem quiser conhecer mais sobre o grupo pode acessar o site www.ciadomcaixote.com.br ou pelo facebook, no endereço: www.facebook.com/ciadomcaixote.

Serviço

Teatro Itália
Av. Ipiranga, 344
Tel. (11) 3255-1979
Domingos, às 16 horas
Ingresso de R$ 20,00 a R$ 40,00
Até 25 de novembro

*Este texto foi publicado anteriormente, em 26.10.2012, no Blog Pecinha é a Vovozinha