O elenco da peça ¨resgatando a fantasia”

Crítica publicada no Jornal O Globo
Por Rita Kauffman – Rio de Janeiro – 23.05.1986

 

A Perenidade dos clássicos na adaptação de Pedro e o Lobo

“Os clássicos também são modernos”, defendem os irmãos Denise e Beto Crispun, responsáveis pela montagem de “Pedro e o Lobo”, conto do folclore russo que estreia amanhã no Teatro Candido Mendes. Os dois irmãos produziram, ano passado, Morangos e Lunetas, que ficou seis meses em cartaz e recebeu diversas indicações ao Troféu Mambembe, no Rio e em São Paulo. Denise, responsável pela adaptação do conto russo, declara:

– Fiz uma adaptação livre ao som da música de Prokofiev homônima, mantendo a história original. Um narrador conta que, na longínqua Rússia, um lobo sobressaltava os moradores de uma aldeia e Pedro, um menino que morava com o avô e adorava passear na floresta com seus amigos (o gato Borís, o passarinho Luigi e a pata Irene) se propôs a caçar o Lobo e conseguiu fazê-lo antes do caçador (acompanhado do bobo da corte), designado pela rainha.

O papel de Pedro será protagonizado por Jonas Torres, 11 anos, o Bacana do seriado “Armação Ilimitada” da Tv Globo, que praticamente estreia no palco já que antes ele fez uma rápida aparição em O Círculo de Giz, com o Pessoal do Despertar. O Lobo será Luiz Salém, que também faz o bobo da corte. Os figurinos copiam as roupas das aldeias Russas, enquanto os cenários são despejados, para atender ao pequeno espaço do Candido Mendes. À música de Prokofiev acrescentam-se clássicos de Piazolla, Prince e Vangeliz, para reforçar a ideia de que “os clássicos também são modernos”.

“Pretendemos resgatar a fantasia da criança, que não tem amis como ouvir os contos de fadas”, comentam Denise e Beto Crispun.

“O realismo está nas ruas, nas escolas, na família e nas novelas de Televisão. Não queremos repetir isso no palco. Nossa ideia é que o teatro seja como um encontro nas esquinas da fantasia”

Pedro e o Lobo será apresentado no teatro Candido Mendes, aos sábados, às 17 horas e aos domingos ás 16 horas. Os ingressos custam Cz$30,00.

Ficha Técnica

Adaptação: Denise Crispun
Direção: Beto Crispun
Cenário: Dóris Rollemberg
Iluminação: Maneco Quinderé
Figurinos: Beto Crispun e Luiz Salém
Preparação Corporal: Márcia Rubin
Elenco: Jonas Torres, Luiz Salém, Paulo Pontviana, Emmanuel Santos, Débora Fontes, Sílvio Pozzato e Rose Verçosa