Crítica publicada no Jornal Móbile Cultural
Sem identificação do jornalista – Rio de Janeiro – março 1985
O Tesouro da Princesa
O Segredo de Cocachim – Teatro Cândido Mendes – Ipanema
“Quando o viajante Marco Polo partiu da China, carregava um tesouro riquíssimo; mas o maior tesouro dos navios pertencia a Princesa Cocachim, levada por Marco Polo para encontrar seu noivo, o Rei da Pérsia. Era apenas uma pequena caixa, mas seu conteúdo tinha um valor incalculável. No entanto, esse presente nunca chegou às mãos do Rei. A viagem durou 22 anos e muitos navios perderam a direção. A pequena caixa da Princesa Cocachim foi confiada a um guardião, seu servo leal, que prometeu só entregar tesouro a quem decifrasse o mistério das palavras escuras?”
Que tesouro será este? Qual será o mistério das palavras escuras?
É isso que Beto e Bia irão tentar descobrir. Com mapa e após encontrar a Tartaruga, o Papagaio Jards e o Selvagem, enfrentarão o perigoso Estranho para decifrar o enigma.
Beto e Bia são os protagonistas de O Segredo de Cocachim; espetáculo infantil que estreia dia 11 de março, no Teatro Cândido Mendes, Ipanema.
O Segredo de Cocachim é um texto escrito por Denise Crispun, uma das mais conceituadas autoras de teatro infantil do momento. Denise é autora de, entre outros, O Flautista de Hamelim, Telefone Sem Fio, Pedro e o Lobo, Morangos e Lunetas – sendo os três últimos já editados em livro.
Denise Crispun foi indicada duas vezes para o Prêmio Mambembe: em São Paulo, pelo texto Morangos e Lunetas e, no Rio de Janeiro, pela adaptação de Pedro e o Lobo.
Na direção de O Segredo de Cocachim está Carina Cooper. Essa é a segunda direção de Carina, que já é bastante conhecida pelos seus trabalhos de atriz – trabalhou nos infantis Telefone Sem Fio, Brincando com Fogo (Troféu SNT), Ioupiii (seu primeiro trabalho como diretora), Quem Matou o Leão? e Manhas e Manias. No teatro adulto, Carina Cooper além de Gatão de Estimação, Porque eu? E Cabaré S.A., trabalhou com os grupos Asdrúbal Trouxe o Trombone e Manas e Manias.
Carina Cooper já foi indicada para o Prêmio Mambembe como Atriz Revelação e na televisão, além de participações em Armação Ilimitada, Tarcísio e Glória e TV Mix, foi destaque no Wandergleison Show.
Para interpretar Beto e Bia, dois atores que têm chamado bastante atenção nas últimas temporadas: Bia é Drica Moraes, indicada para o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz em 1987, por seu trabalho em De Repente no Recreio; Beto é Luiz Carlos Tourinho, que além de vários trabalhos para o público adulto, fez os infantis Dragão Verde e Pluft, além de ter recebido o Prêmio Mambembe como Melhor Ator em 1987, por sua interpretação em O Gato de Botas.
Com esse time, O Segredo de Cocachim é diversão garantida para a garotada.