Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 16.04.2013
Quando dois Hamlets se encontram no teatro
“Ser ou não ser. O resto é silêncio”. Duas das falas mais conhecidas da peça Hamlet, de William Shakespeare, podem ser ouvidas em São Paulo em montagens distintas: uma para adultos, Hamlet, com direção de Ron Daniels, e outra para crianças, O Príncipe da Dinamarca, com direção de Ângelo Brandini. Até dezembro, um programão é ir com a família conferir os dois espetáculos. Sim, é possível ir com a família toda em ambas as montagens.
No domingo passado, Thiago Lacerda, o Hamlet da montagem adulta, foi com sua família conferir o espetáculo infantil, em cartaz no Teatro Eva Herz, que traz Anderson Spada no papel do príncipe. Thiago, a atriz Vanessa Lóes e os dois filhos do casal, Gael e Cora, mais a babá Fátima, aceitaram a sugestão deste colunista para conferir a ‘mágica’ feita por Brandini até conseguir transformar essa clássica tragédia em espetáculo palatável e digerível por crianças. Brandini, por sua vez, já havia também prestigiado a estreia da peça protagonizada por Thiago Lacerda, em cartaz no Tuca.
“Adorei a peça infantil”, declara Thiago. “Fiquei todo esse tempo para explicar esse ‘trabalho atual do papai’, Hamlet, para meus filhos e a montagem resolveu essa questão para mim, com tudo resumidinho, com cuidado e sem menosprezar ou subestimar a capacidade dos pequenos de lidar com temas difíceis, como morte, traição, vingança e tantos outros. Continuo achando que essa é uma peça difícil para a gurizada, mas O Príncipe da Dinamarca é uma bela tentativa, graças às músicas, à leveza do elenco e à criatividade da adaptação.”
Sua mulher, a atriz Vanessa Lóes, confessa: “Vim desconfiada, achando que isso nunca poderia dar certo, e acabei totalmente surpreendida pelo espetáculo, que realmente funciona muito bem para as crianças, mesmo se passando num cemitério e com personagens que são caveirinhas e fantasminhas.” Cora, de 2 anos, no colo da mãe, não desgrudou os olhos do palco, fascinada pelas cores, pelas luzes, como é bem adequado para sua idade. Gael, de 5, anunciou que queria ir embora no momento da primeira aparição do fantasma do pai de Hamlet e pulou para o colo de seu pai, Thiago, ‘o outro Hamlet’. E ali ficou até o fim, muito atento e vibrando cada vez que ouvia as referências explícitas a Shakespeare, que ele chama – divertidamente íntimo – de “O William!”, já que conhece muito bem o dramaturgo bardo, por causa das atividades teatrais da pré-escola que frequenta no Rio.
Brandini e sua trupe de atores talentosos também vibraram com a presença de Thiago Lacerda na plateia. “Foi muito especial para nós da Cia. Vagalum Tum Tum ter a presença de Thiago e sua família na apresentação de nosso O Príncipe da Dinamarca”, diz o premiado diretor e adaptador. “Também foi muito bom ouvir dele que ajudamos em muito na solução de um ‘problema’ que estava enfrentando, a respeito de contar para o filho Gael a história da peça que ele, Thiago, está fazendo. Este é nosso maior propósito, aproximar as crianças, e não somente elas, do universo dos clássicos do teatro.”
Brandini conta como foi sua ida à estreia do Hamlet de Thiago no Tuca: “Fui com aquela expectativa que nos acompanha sempre, quando estamos para assistir a um espetáculo que depende muito da atuação do protagonista. Fiquei muito feliz com o que vi. A atuação do Thiago Lacerda está excelente, madura, responsável e generosa. Me diverti muito comparando a ótima tradução do texto com a nossa adaptação. Em muitos momentos as próprias marcações são muito parecidas, como no jogo da caveira de Yorik entre os coveiros e alguns lances da luta de espadas entre Hamlet e Laertes e ainda na peça dentro da peça, quando o ator que representa o assassino tira a coroa do rei que está morrendo. Imagino que para Thiago também tenha sido uma experiência divertida assistir à nossa versão.” Foi.
Thiago tem realmente se revelado um verdadeiro ‘bicho de teatro’, a despeito de quem ainda enxerga nele apenas um galã de televisão. Na versão do brasileiro Ron Daniels, radicado em Londres, essa peça fundamental de Shakespeare surge com uma linguagem fluente, naturalista, bem acessível ao público. Por isso é que também pode ser prestigiada por crianças, embora os anúncios da peça a recomendem para maiores de 14 anos. Será uma experiência muito rica e proveitosa levar sua família para ver os dois espetáculos e permitir que todos constatem que não há limites para a criatividade artística quando a base é um texto assim tão profundo e aberto a novas perspectivas quanto Hamlet, uma das peças mais montadas no mundo todo. Confira abaixo dias e horários das apresentações dos dois espetáculos.
Serviço
O Príncipe da Dinamarca
Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – (Conjunto Nacional – 1º Piso)
Bela Vista- São Paulo
Tel.: (11) 3170-4059
Sábado e domingo, 15h
Ingressos : R$ 20,00 (inteira)
Até 9/12
Hamlet
Tuca
Monte Alegre, 1024 – Perdizes- São Paulo
Tel.: (11) 3124-9600
Sexta e sábado, às 21h; domingo às 19h
Sexta – R$ 40,00 (inteira). Sábado: R$ 60,00. Domingo: R$ 50,00
Até 16.12
*Este texto foi publicado anteriormente em 22.11.2012 no Blog Pecinha é a Vovozinha.