Dissertação apresentada em 2004, ao Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre.
A Banca Examinadora foi composta por: Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), orientadora, da UNIRIO, Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito, da UNIRIO e Prof. Dr. Valmor Beltrame da Universidade do Estado de Santa Catarina.
André dos Santos Brilhante
I. Objetivos da Pesquisa e Caminhos Percorridos
II. Relevância da Discussão Teórica: Teatro, Educação e a Criança
III. Experiência Pessoal
1. O Pesquisador na Sala de Aula
2. O Pesquisador como Produtor de Teatro para Crianças
CAPITULO I – A Relação da Criança com o Teatro que Ensina dentro e além da Escola
1 – Educação Formal e não Formal
2 – Uma Instituição para Ensino chamada Escola
3 – Momentos Significativos da Construção da Didática
4 – Construção do Conhecimento na Escola
5 – Livro Didático e Outros Recursos de Ensino
6 – Ensino de Arte na Escola
7 – Teatro e Educação
8 – Os Museus e Outras Instituições como Espaços Educativos
CAPITULO II – O Teatro para Crianças: Conhecimento e Diversão
1 – A Referência Bertolt Brechet: Estudos Brasileiros
2 – Didático e Didatismo
3 – Didático e Épico
4 – Didático e Diversão