Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto, em abril 2013

Ventoforte encanta com “fantasia alada”

Espetáculo poético-musical do veterano Ilo Krugli não tem pressa de acabar nem medo de fazer sonhar

A poesia cênica de Ilo Krugli e seu grupo Ventoforte, feita de panos, cores, cultura popular, referências às artes plásticas, lirismo musical e tributo à fantasia, está de novo em cartaz em São Paulo. O espetáculo é Ladeira da Memória ou Labirinto da Cidade.

Vale a pena conhecer essa estética bastante autoral do veterano encenador, que nunca lança mão de facilidades para contentar o público preguiçoso da atual geração tecnológica. Ao contrário, como diretor e dramaturgo ele insiste em frases longas, diálogos completos, longa duração, muita música e profusão de metáforas.

Portanto, o próprio grupo recomenda o espetáculo para maiores de 8 anos, embora os pequenos fiquem atraídos pelas cores e pela música. Na peça, um menino engraxate reclama que seu ofício está em extinção, pois agora “só usam tênis e sandálias”. Ele vive sonhando com um cavalo alado.

Após ver seus pais perderem tudo, inclusive a roupa do corpo, ele vai até uma festa, em baixo do Viaduto do Chá, pois acha que ali vai encontrar o tão desejado cavalo alado. A partir deste momento, o protagonista embarca num sonho que remete aos cavalariços de diversos folguedos, mas principalmente ao tempo das cavalhadas, aquelas celebrações que recriam os torneios medievais e as batalhas entre mouros e cristãos.

As interpretações são ótimas, com um elenco que sabe igualmente cantar e dançar. Aliás, o ponto alto são as músicas, executadas ao vivo e com letras bem poéticas e contagiantes. Como nos trabalhos mais recentes de Ilo, este espetáculo também é um tributo a autores libertários como García Lorca e Oscar Wilde, bebendo na fonte de seus contos e suas poesias mais fantasiosas. Cidadania, ética, solidariedade, justiça e igualdade são temas abordados sempre com muita delicadeza pelo Ventoforte. Quem resiste?

Serviço:

Teatro Ventoforte. Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, 150, Itaim-Bibi, tel. (11) 3071-3457. Sábados e domingos às 17 horas. Duração: 110 minutos. Ingressos a R$ 5,00. Até 30 de setembro.