A equipe da montagem em cartaz no Teatro Cacilda Becker: linguagem poética em tema cru que se destina a todas as idades

Crítica publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Por Lucia Cerrone – Rio de Janeiro – 13.07.1997

 

Barra

Gerações em cenas emocionadas

Vlamir Capella, autor de Antes de Ir ao Baile, espetáculo em cartaz no Teatro Cacilda Becker, não é lá dos autores mais fáceis de ser encenado. Seus textos, muito mais montados em São Paulo do que no Rio, quando chegam aos nossos palcos vêm sempre com uma pergunta a reboque: a que público se destina?

Numa linguagem essencialmente poética para temas de um realismo cruel, Capella se dirige, em seus textos, a princípio feitos para o teatro infantil a uma ampla faixa da plateia que pode, sem muita dificuldade, chegar até a chamada terceira idade. E esse parece ser o seu maior trunfo. Um teatro sem idade, como reivindicam os encenadores na mesma medida que são contrariados pelos meios de comunicação.

Cláudio Handrey, diretor do espetáculo, investe sem medo na proposta do autor e cria uma encenação emocionada. Arriscando até no que poderia ser piegas, está no palco a história do encontro de duas gerações com todos os seus medos e alegrias, em cenas muito bem acabadas e de solução precisa, daquelas que dependem sobretudo da entrega do ator personagem.

Assim, a cada apresentação se monta um novo espetáculo. E neles de nada adiantam a técnica e a mecânica em cena. O tom é dado pelo prazer de contracenar. Uma estratégia que exige a constante presença do diretor para cada vez mais afinar seu espetáculo. Nesse teatro em movimento, quem sai ganhando é o público.

No palco, a história de quatro amigos vivendo simultaneamente o passado e o presente de suas vidas. Cansados da tediosa rotina, mais uma vez pegam o barco azul de sua infância e vão parar num lugar onde se encontram ainda jovens. Contado por oito atores, vivendo cada um o seu duplo, a peça ultrapassa o limite do chavão “resgatar a criança que existe em cada um de nós” de maneira inovadora.

No elenco, Dill Costa é Beatriz, com toda a dualidade que o personagem exige, Vanessa Goulart é a jovem Guida em excelente contraponto a Márcia Beatriz, como Margarida já na idade adulta. A afinidade é composta nos mínimos gestos. Os demais atores – Sérgio Fonta, Henrique Farias, Luiz Tabet, Bruno Morais – cumprem seus papéis corretamente, na medida da emoção. Apenas Hylka Maria, talvez pela pouca idade, exagera no gestual, chegando quase a uma caricatura de um personagem tão interessante.

Com ficha técnica de primeira, Wilma Guerra assina a cuidadosa produção que tem nos figurinos de Marcelo Marques a delicadeza do espetáculo. A luz de Leysa Vidal fecha a cena com todos os climas pedidos.

Antes de Ir ao Baile é um espetáculo emocionante para qualquer idade, que parece ter encontrado seu público: adultos, jovens e crianças convivendo harmonicamente num teatro lotado. Uma novidade na temporada sempre tão setorizada.

Cotação: 3 estrelas (Ótimo)