O Globo – Segundo Caderno
Sem Identificação – Rio de Janeiro – 12.09.1998


Projeto homenageia hoje mestres como Maria Clara Machado.

Há cinquenta anos estreava no palco do Teatro Municipal o espetáculo “O Casaco Encantado“.  Além de marcar o lançamento de Lúcia Benedetti como autora, a peça lançou as bases do teatro infantil nos moldes em que é conhecido hoje: feito por adultos e com textos específicos para crianças e adolescentes. Para não deixar a data passar em branco, o Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude (CBTIJ) lança hoje, numa festa que acontece a partir das 20h no Palácio Gustavo Capanema, a campanha 50 anos do Teatro Infantil do Brasil.

O Casaco Encantado” é um marco porque foi graças ao sucesso deste espetáculo que o teatro infantil conseguiu conquistar um horário próprio nos Teatros, diz Antonio Carlos Bernardes, coordenador da campanha.

Nove Cartões telefônicos homenageiam teatro infantil

O CBTIJ dá a largada na campanha com o lançamento de nove cartões telefônicos, que irão reproduzir cartazes e fotos de espetáculos que marcaram estas cinco décadas de teatro infantil. Além de uma reprodução do cartaz de “O Casaco Encantado“, com uma imagem daquela época de Lúcia Benedetti, atualmente com 84 anos, os cartões lembram peças como “Cobra Norato“, do grupo de teatro de bonecos Giramundo, “Pluft, o Fantasminha“, de Maria Clara Machado, e “A Gema do Ovo“, de Sylvia Orthoff.

Na festa, que promete homenagear estes nomes num grande espetáculo que contará com trechos de peças encenados por Karen Acioly, também serão lançados um pôster, o primeiro número da “Revista CBTIJ” e uma página na internet.