(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
A MEGERA DOMADA
William Shakespeare
(Verso da Capa – Anúncios Sabor Saúde e Fink Transportes)
(Página 1)
O Grupo TAPA apresenta
A Megera Domada
A Megera Domada, a peça de William Shakespeare escrita no século XVI (1593-94) foi escolhida para inaugurar uma reflexão sobre um modelo de dominação que rege as mais diversas esferas da vida social. A encenação coloca em primeiro plano o caráter machista e truculento do texto. O que aparece em cena é uma sociedade regida por mercadores que as filhas são vencidas e o casamento é, antes de mais nada, um contrato de negócio.
A preparação deste espetáculo começou em abril de 1991, apoiada em discussões teóricas sobre o texto e sobre o exercício analógico que possibilita.
Um dos aspectos levantados nessas discussões considera a intensa mobilização dos sessenta que reviu teoricamente o modelo de dominação expresso na relação entre os sexos. Em pouco mais de duas décadas o modelo se restabelece e o impulso de transformação é domesticado. O que se manifesta como uma conquista intelectual no discurso volta a ser, gradualmente, uma projeção utópica. Nesse sentido A Megera Domada procura enfrentar outra vez o que acontece, e não o que poderia acontecer.
A proposta de encenação do TAPA é, portanto, a de expor o ponto de vista masculino. O palco é um ring onde, Catarina é domada com violência. Ao fim será uma transgressora que é obrigada a aprender as regras, um touro abatido sob o olhar do público.
Em outro plano a peça contém o espelhamento do jogo de dominação que se instala na arena central. Tudo o que acontece nesse centro se propaga pelo conjunto social que a peça engloba. Pode-se mostrar, dessa forma, que a estabilidade social garante-se através da reprodução de um modelo que se instala, exemplarmente, na esfera mais alta do poder. Assim os criados desses ricos mercadores se espezinham mutuamente, por desrecalque, dispensando entre si a energia que poderia perturbar o modelo. Falta-lhes a consciência de classe: Shakespeare intui outro homem no criado “intelectual” que, no banquete final, consegue desafiar Petruchio.
Do ponto de vista da trajetória do grupo, esta encenação é uma oportunidade para explorar artisticamente o território da violência física e emocional das relações de dominação.
O que há de certo é que Shakespeare, na visão do TAPA, não mantém só os atributos que normalmente lhe cabem: profundidade filosófica e requinta verbal. A faceta de Shakespeare que o TAPA privilegia nesta encenação é a de um dramaturgo que revela, com simplicidade e crueza, a ferocidade da batalha pelo poder que acontece entre os sexos.
(Página 2)
A Megera Domada
São Paulo
Catarina: Denise Weinberg
Petruchio: Ernani Moraes
Vicêncio: Adriano Cypriano
Batista/Curtis: Aiman Hammoud
Hortêncio: Brian Penido
Bianca: Clara Carvalho
Grumio: Guilherme Sant’Anna
Biondello: Gustavo Engrácia
Grêmio/Alfaiate: Henrique Lisboa
Lucêncio: Nelson Baskerville
Viúva: Marcia Dib
Trânio: Sergio M. Ferreira
Professor: Ângelo Marconi
Autor: William Shakespeare
Tradutor: Millôr Fernandes
Direção: Eduardo Tolentino de Araújo
Figurino: Lola Tolentino
Iluminação: Wagner Freire
Produção: TAPA Produções Artísticas Ltda
Preparação Corporal: Coreografia e Lutas para Palco: Ariela Goldman
Tai-chi-chuan: Jaime Kuk, Mestre Li
Figurino – Assistência: Verônica Julian
Costureiras: Alice Correa, Rosa Vieira, Lucia Antonascio
Camareira: Ieda Ferreira
Cenário: Adereços e Pintura de Arte: Juvenal. Irene dos Santos
Cenotécnico: Estevão do Nascimento
Iluminação – Montagem: Wagner Freire, Wilson Justino e Valter Machado
Operação: Valter Machado
Divulgação e Promoção: Anna Colabuono
Fotos: Osvaldo Tadeu
Publicidade e Artes: L & Equipe
Administração e Coordenação de Produção: Thereza Freitas
Portaria: Benedito Leite
Bilheteria: Zuleide Araújo
Co-Patrocínio
(Logos) Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Apoio
(Logos) Residencial Passalacqua, O Gato que Ri Restaurante, Parreirinha Restaurante.
(Página 3)
A Megera Domada
Rio de Janeiro
Catarina: Denise Weinberg
Petruchio: Ernani Moraes
Vicêncio: Adriano Cypriano
Batista/Curtis: Aiman Hammoud
Hortêncio: Brian Penido
Professor: Charles Myara
Bianca: Clara Carvalho
Grumio: Guilherme Sant’Anna
Biondello: Gustavo Engrácia
Grêmio/Alfaiate: Henrique Lisboa
Lucêncio: Nelson Baskerville
Viúva: Marcia Dib
Trânio: Sergio M. Ferreira
Autor: William Shakespeare
Tradutor: Millôr Fernandes
Direção: Eduardo Tolentino de Araújo
Figurino: Lola Tolentino
Iluminação: Wagner Freire
Produção: TAPA Produções Artísticas Ltda
Produção Executiva: Thereza Falcão
Divulgação: Jeanne Duarte
Fotos: Osvaldo Tadeu
Administração: Thereza Falcão
Apoio
(Logos) Restaurante A Polonesa, Degradêe, Cultura Inglesa, The British Council, Casa de Cultura Laura Alvim
(Página 4 – Foto de Cena)
Agradecimento
O Grupo TAPA agradece a todos que colaboraram direta ou indiretamente na encenação e produção da A Megera Domada.
O Grupo TAPA vem desenvolvendo, há seis anos um trabalho na Aliança Francesa de São Paulo.
(Verso da Última Capa – Anúncios Restaurante Jangadeiro, Editora Teatral)
(Última Capa – Anúncio Hotel Novo Mundo)