(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
Janeiro e fevereiro nos Teatros
Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Tel. 265.9933
e Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Tel. 220.0259
ANTES DE IR AO BAILE
Mostra de Teatro
Verão 88
Realização minC – Ministério da Cultura e FUNDACEN – Fundação Nacional de Artes Cênicas
Apoio: ALTAAC – Associação Livre dos Trabalhadores Autônomos em Artes Cênicas
(Interior)
O Espetáculo
Antes de ir ao Baile é a história de Amaro, Beatriz, Danilo e Margarida: quatro velhinhos que, num pequeno barco azul, fazem sua derradeira viagem em direção à morte. Durante o percurso reveem suas vidas e tornam o passado presente, através de um desfile vivo de lembranças e recordações. Como se o fim estivesse muito próximo do presente.
É ainda a história de Marinho, Bia, Nilo e Guida: quatro crianças que, num pequeno e novo barco azul, vivem a estranha aventura de serem carregadas para uma viagem d encontro ao futuro. Antes de ir ao Baile é também, ao mesmo tempo, a história de um professor de artes (na verdade, o autor da peça, embora apenas mencionado na história) às voltas com um projeto de pesquisas junto a alunos da 5ª e 6ª séries destinado a despertar indagações sobre aos mistérios da vida.
No desenrolar dessas histórias, assuntos e temas tidos como tabus no universo infanto-juvenil, como a norte, o medo e a velhice, são lentamente inseridos como dados da realidade no cotidiano das crianças.
Antes de ir ao Baile, devido a complexidade da temática e à forma – quase um jogo de peças que vão se encaixando – possibilita ainda várias leituras, que serão ressaltadas, tornadas mais explicitas ou não, conforme escolha e encaminhamento de uma direção.
O Grupo
Movimento Ar marca o nascimento de um novo grupo. Um agrupamento novo de pessoas, não necessariamente novas, que se reuniram em torno de um projeto cultural caracterizado por montagens de peças teatrais.
Projeto que possibilita um intercâmbio entre elementos de quaisquer grupos já existentes e que, por vezes presos à vínculos tão-somente emocionais ou burocráticos, deixam de servir à expressão de uma ideia artística, única e exclusivamente.
Viabilizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, o grupo marca sua estreia com a peça Antes de ir ao Baile, de Vladimir Capella, e, por estar nascendo, faz uso histórico um dos seus componentes e responsáveis por este primeiro trabalho para se apresentar e atestar sua capacidade profissional e preocupação artístico-ideológica.
E será, esperamos todos, daqui a alguns anos de existência, um grupo ainda e sempre novo pela ideia de movimento impressa em seu nome de batismo.
Crítica
“(…) É um espécie de parábola, escrita com sensibilidade e delicadeza, A pungência do texto lembrou-me, sob certo aspecto, o teatro simbolista de Maurice Maeterlink, obras breves com A Visitant ou Os Cegos. Mas não é só o tempero simbolista que se pode encontrar em Antes de ir ao Baile. Há na peça também certo ar de ficção científica, mas sutil e tão imperceptível quanto o que evola do conto Encontro Noturno, das Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury.
Antes de ir ao Baile trata da morte. E da vida. Estranho assunto para um espetáculo dedicado a gente jovem. Mas tratado com propriedade. Será a história de quatro velhos que trocam reminiscências luminosas do passado antes de morrer? Ou de quatro jovens que no vigor da meninice projetam sua velhice e a morte? Seja como for, há em Antes de ir ao Baile uma ideia de processo de continuidade. O fim e io começo são uma e a mesma coisa.
A existência é a serpente cósmica que morde a própria cauda, devorando-se; ao fazê-lo, gera a vida. Eis em resumo o que parecem dizer os idosos Amaro Beatriz, Danilo e Margarida e os garotos Marinho, Bia, Nilo e Guida. Estamos numa espiral em pleno movimento, onde a ideia de continuidade é transmitida não por algo de imutável e eterno, mas através de sucessivos fins e começos.
Vista sob essa perspectiva, a aproximação da morte pode ganhar nova dimensão.
”Parece que o mundo se acalma. É como se a vida tomasse um banho gostoso antes de ir ao baile”, diz Vladimir Capella poeticamente.
A cenografia de J. C. Serroni, os figurinos de Serroni e Cissa Carvalho e a iluminação de Mário Martini conferem um clima diáfano à encenação de Capella. O desenho da marcação é simples, mas funciona com grande fluência. A construção gestual dos atores é rica, possibilitando outras leituras do trabalho aos espectadores infantis, que certamente não estão interessados na delicada visão de mundo exposta por Capella.
Para os pequenos há uma fruição do jogo, do movimento, a história de um instante de sonho em que velhos e jovens se encontram numa doce e comunicativa celebração da via (…).”
Alberto Guzik, Jornal da Tarde
Texto, Direção e Músicas: Vladimir Capella
Produção: Grupo Movimento Ar / Cooperativa Paulista de Teatro
Cenário: J. C. Serroni
Figurino: J. C. Serroni e Cissa Carvalho
Arranjos em Fita: Dyonisio Moreno
Produção Executiva: Malú Santos
Lizette Negreiros
Cibele Troyano
José Puebla
Eber Mingardi
Lourdinha Miranda
valênia Santos
Wanderley Piras
Ney Chatagnier
Programação
Em Cartaz
Antes de ir ao Baile
Montagem do Grupo Movimento Ar
Teatro Cacilda Becker, de 02 a 07 de fevereiro, terça a sábado, às 21h e domingo, às 19h e 21h
Bella Ciao, de Alberto Abreu
Montagem de Grupo Entre Atos e Retratos (SC)
Teatro Glauce Rocha, de 02 a 07 de fevereiro, terça a sábado, às 21h e domingo, às 19h e 21h
Próximas Atrações
O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna
Montagem do Grupo Cooperateatro (PE)
Teatro Glauce Rocha, de 19 a 28 de fevereiro
Extra
Última chance, De partida para o EUA e Europa
Meu tio, o Iauaretê, adaptação de Guimarães Rosa
com Carlos Augusto Carvalho e Guilherme Bonfanti
Teatro Cacilda Becker, de 18 a 28 de fevereiro, de segunda à sábado, às 21h30min, domingo às 19h e 21h.