2022 – CCBB DF

Filipeta do espetáculo que teve temporada no Centro Cultural do Banco do Brasil, na cidade de Brasília, DF, de 20 a 23.01.2022

Barra

Bruno Rudof

Ricardo Rodrigues

André Schulle

Barra

2022 – CCBB RJ

Cia. Solas de Vento

Fotos: Mariana Chama

Barra

20.000 Léguas Submarinas estreia dia 4 de junho, no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro

Com patrocínio do Banco do Brasil, o CCBB Rio presta homenagem à obra de Júlio Verne com a trilogia Viagens Extraordinárias concebida pela Cia Solas de Vento, três montagens teatrais que convidam o público infantojuvenil e adulto para juntos embarcarem no universo fantástico de Júlio Verne e juntos imergirem em uma cenografia que mistura vertentes das artes cênicas e da tecnologia.

Um misterioso veículo subaquático. Uma tripulação cheia de segredos. Um monstro assombrando os oceanos. Três tripulantes, que acabaram de chegar. E você, já entrou em um submarino? O palco será o oceano; as cortinas, as paredes do submarino. Poltronas e corredores viram cabines enquanto varas de luz fazem as vezes do equipamento de mergulho. Nesta aventura, atores são os tripulantes e o público; os passageiros. Nesta montagem de 20.000 Léguas Submarinas, o teatro é transformado num autêntico submarino, na encenação concebida pelos atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, sob a direção de Álvaro Assad.

Em 20.000 Léguas Submarinas, diretor e atores desenvolveram um repertório de ações, jogos e esboços de cenas, usando os recursos oferecidos pelo vocabulário físico da pantomima e pelo vídeo com elementos que dão forma aos cenários da aventura. As ações executadas pelos atores ao vivo, muitas delas com as técnicas circenses, também são exibidas, oferecendo ao espectador um efeito de zoom ou um ângulo de visão diferente, recurso que dará uma dimensão fantástica às peripécias, criando ilusões e imagens inusitadas. O espetáculo vai às profundezas do oceano em um meio de transporte fantástico e para isso, a cenografia foi elaborada para receber e jogar com as projeções de vídeo. O principal elemento cenográfico é o corpo de cada ator, com seus comportamentos físicos descrevendo a espacialidade ao seu redor. A ideia é colocar em cena os efeitos aquáticos descritos no romance de Júlio Verne.

Elenco

André Schulle
Bruno Rudolf
Ricardo Rodrigues

com participações de Bobby Baq e Marcel Gilber

Ficha Técnica

Concepção, Criação, Roteiro: Centro Teatral e Etc e Tal
Idealização: Cia Solas de Vento
Direção: Álvaro Assad
Dramaturgia: Bobby Baq e Álvaro Assad em colaboração com elenco
Música Original: André Vac
Direção de Arte e Figurinos: Renato Bolelli e Vivianne Kiritani
Visagismo: Cleber de Oliveira.
Cenografia: Cia. Solas de Vento e Álvaro Assad
Cenotécnica: Cesar Augusto e Jeremias da Silva. Adereços: Chico Matheus e Elenco
Costureira: Judite Lima.
Desenho de Luz: Marcel Gilber
Orientação de Software Vídeo: Rodrigo Gontijo
Operações Técnicas: Luana Alves
Arte Gráfica: Sato do Brasil
Fotos: Mariana Chama
Vídeos: Cassandra Mello
Produção: Natalia Salles
Assistente de Produção: Anna Belinello
Gestão: Doble Cultura e Social
Realização: CCBB SP e Cia Solas de Vento

Sobre a trilogia Viagens Extraordinárias

De abril a junho de 2022, o CCBB Rio abre as portas do Teatro II para brindar a plateia com a trilogia Viagens Extraordinárias da premiada Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro. O programa é composto por três espetáculos: A Volta ao Mundo em 80 DiasViagem ao Centro da Terra e 20.000 Léguas Submarinas, montagens teatrais que provocam o imaginário ao descortinar histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo. Os espetáculos acumulam importantes prêmios.

Através das obras literárias encenadas pela Cia. Solas de Vento, os espectadores são convidados a viagens cheias de ludicidade, com momentos imagéticos, delicados e divertidos, pelo ar, pelo mar e nas profundezas do mundo subterrâneo.

Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheia de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

Sobre a Cia. Solas de Vento

A Cia. Solas de Vento nasceu em 2007 na cidade de São Paulo, da parceria entre o ator e bailarino francês Bruno Rudolf, mestre do teatro físico, da manipulação de boneco e de técnicas circenses, e o brasileiro Ricardo Rodrigues, artista circense especialista em técnicas aéreas e da palhaçaria. Desde sua criação, a Cia utiliza em sua dramaturgia a mescla de elementos de pantomima ou teatro gestual, sem o uso de palavras, das técnicas circenses e da dança contemporânea. Enquanto as trilhas sonoras originais pontuam a movimentação em cena. Somam-se à identidade do grupo, o emprego de projeção ao vivo de vídeos e a manipulação de objetos. A simbiose desses elementos dá suporte para linguagem e trânsito entre gêneros e cria espaços e situações impactantes.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Informações/tel.: 21 3808-2020
Temporada: 04 a 26 de junho de 2022
Sábados e domingos, às 16h.
Indicado para maiores de 5 anos
Duração: 50 min

2022

Programa do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, SP no Teatro Alfa, de 22.10 a 04.12.2022

Barra

Barra