Programa, 2019

Convite de espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, SP, no Teatro da  Cia. Paideia, em 26.04, com temporada até 15.06.2019

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Quer Mesmo Saber?

Texto e direção: Amaurí Falseti
Cia. Paídeia de Teatro

(Interior)

O Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Cia Paidéia de Teatro apresentam:

Quer Mesmo Saber?



Ana Luiza Junqueira, Elisa Reichmann, Suzana Azevedo

Texto e Direção: Amaurí Falseti
Assistencia de Direção: Valdêncio José
Direção Musical: Margoh Lohn Kulloock
Cenário e Figurinos: Aglaia Push
Iluminação: Rogério Modesto
Operação de luz: Rogério Modesto e Lucas Passos Schiemenz
Costureira: Maria da Glória Silva Martins

Duração: 80 minutos
Indicação etária: 6+
Estreia: 26 de Abril de 2019

Quer Mesmo Saber?

Para apresentar este novo espetáculo recorri a um texto de 2016, resultado de avaliação, reflexão que resume nosso propósito e nossa busca…

No cerne do trabalho da Cia. Paideia de Teatro está a criança. No exercício continuado da nossa pesquisa, propomos, por um lado, um teatro para as crianças que dialogue com sua realidade, seus afetos e seus sonhos, e, por outro, um trabalho, também contínuo, de teatro com as crianças. Nos dois casos buscamos uma linguagem teatral que resulte dessa pesquisa e propomos temas que abordem questões instigantes para esse público.

Entendemos essa dupla dimensão como indissociável, tendo em vista nossa concepção de teatro para crianças e jovens. O processo de pesquisa da Paideia é mediado pelo contato cotidiano com crianças, o que possibilita uma reflexão continuada acerca das questões que permeiam a vida das crianças da metrópole.

Entre o terceiro sinal e os aplausos, entre a saída e o regresso à casa, à escola, procuramos propor um tempo separado da ordem cotidiana, do tempo da família, do trabalho e das determinações sociais. Um tempo em que as crianças possam experimentar ser outro – seja identificando-se com o personagem de uma peça e suas questões, seja experimentando ela mesma cantar, jogar, fazer um personagem – com a relativa a relativa segurança dada no espaço do jogo. Nesse momento que o jogo se institui, emerge com ele a possibilidade sempre renovada de apresentar e re-significar o mundo.

Nesse duplo trabalho, o do teatro e da pedagogia do teatro, há subjacente uma responsabilidade intrínseca: a responsabilidade de apresentar o mundo e, fundamentalmente, o mundo como objeto da criação humana – passível, ele mesmo, de ser criado e transformado.

Dos elementos que são temas das peças – questões de poder, justiça, relações entre pais e filhos, entre tantos – às relações e sentimentos que os permeiam, o trabalho teatral e pedagógico da Cia.Paideia têm como prática revelar como o teatro é feito, quais suas técnicas, quais suas necessidades, e, com ele, discutir e elaborar o mundo.

Acreditando na potência da ação teatral, que desloca significados e permite novos olhares para temas antigos e novos, buscamos constantemente ampliar o campo de atuação desse trabalho que se evidencia necessário.

Amaurí Falseti

“o saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes”

Cora Coralina

Três narradoras convidam o público a viajar por tempos antigos, fantásticos, numa época em que os animais ainda falavam e a discórdia podia ser vista e plantando suas sementes. Tempo, assim como o nosso, em que o Homem buscava, através da experiência, respostas para suas angústias dúvidas, curiosidades. Quer mesmo saber?

Nesse espetáculo as crianças são convidadas a participar de uma experiência que engloba vários aspectos da arte teatral: cenário, música, figurinos, jogos. Antes e depois da peça porerão ver e interagir com o universo do teatro, que se desmembra em tantas outras artes. A experiência será composta de dois momentos: o espetáculo teatral (50 min.) e o da interação com os artistas antes e depois da peça (30 min.)

A Paideia Associação Cultural e Cia. Paideia de Teatro

Fundada em 1998n por Amaurí Falseti e Aglaia Pusch, a Paideia Associação Cultural é uma instituição regida pela Cia. Paideia de Teatro que se dedica aos jovens e a s crianças. Hoje, sua sede é um importante polo cultural da Região de santo Amaro. Jovens e crianças fazem oficinas semanalmente no local, além de professores, educadores e artistas.

A Paideia mantém uma vasta programação cultural e, anualmente, realiza o Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude. Em 2019 será realizada a 13ª edição.

Em 2017, o grupo recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria Arte para Crianças, em votação popular, com 71% dos votos.

Em 2010 a Paideia recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro infantil e Jovem na Categoria Especial por sua programação intensa e diversificada, e, desde 2009, foi reconhecida como Ponto de Cultura. O grupo teatral conquistou inúmeras indicações e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e também o APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Ao longo da história da Paideia, o grupo contou com apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e dos jovens que frequentam seus cursos.

Recentemente, a 31ª edição do Premio Shell de Teatro entregou à Cia Paideia de Teatro o Prêmio de Inovação, pela relevância de seu trabalho na formação de plateia com intercâmbios nacionais e internacionais. Em dezembro de 2018, a Cia. Paideia de Teatro conquistou o Grande Prêmio da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Teatro Infantojuvenil, pelos espetáculos Vamos Para Escola! E Pedro e Quim.

Estas peças também foram indicadas ao Prémio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Prêmio Especial (Vamos para escola!) e nas categorias Espetáculo Infantil, Texto Original e Ator (Pedro e Quim).

Agradecimentos

Crianças, Jovens e Professores Participantes dos cursos de Vivência Teatral Paideia, Crianças e Professores da EMEF Carlos de Andrade Rizzini, Flavio Porto, Gustavo de Conti Macedo, Hans Marin, João Junqueira, Jucineia Costa Oliveira, Lucas Push, Renata Alkmin, Sérgio Alkmin, Thiago Leite, Thiago Reimberg, Alunos e Professores da E.E. Odete Maria Freitas, Alunos e Professores da EMEI, Carlos Drumond de Andrade, Alexandre Lucíola Lopes, Ana Carolina, Eduarda Santos, Jordana Lis, Lena Steenbeck, Leonardo Brito, Luiza Crobelatti.

Administração da Paideia

Presidente: Luiz Corazza
Tesoureiro: Cezar Bazani
Coordenação Administrativa e Financeira: Viviane Andrade
Assistente administrativo: Lucciano Franco
Acessória de imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação

(Última Capa)

Arte da Capa: Ana Luiza Junqueira
Diagramação: Carmen Rosa Raphael Medeiros
Fotos: Hans Marin e Rafael Steinhauser

Realização

(Logos) PROAC – Programa de Ação Cultural São Paulo, Prefeitura de São Paulo/Prefeitura Regional Anto Amaro, Paideia Associação Cultural, São Paulo – Governo do Estado/Secretaria de Cultura e Economia Criativa