(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Iberescena apresenta
ESSE MONTE DE MULHER PALHAÇA
Festival Internacional de Comicidade Feminina
7ª Edição 2018
27 a 30 de setembro
(Verso da Capa)
Programação
27/09 – quinta – Abertura
18:30h, A Criação do Mundo, Darina Roblez, México
20:30h, Cabaré de Abertura, Mestra de Cerimônia: Rafaela Azevedo, RJ
Mais, Julieta Hernandez, Venezuela
Merda e Ouro, Reginaceli Americano, SP
La Escaletta, Luciana Donegá, Ribeirão Preto
Uh! Que Lelas, Cuerpa Circa, Argentina
É Hoje!, Giovanna Parra, Uberlândia
As Desabilitadas, Praiaças, Santos
A Bailarina, Luiza Fontes, Recife
Colapso, Rhaisa Muniz, Florianópolis
Primeiro Encontro, Carolina Duncan Page, Colômbia
Truco-Tática Engenhosa para Conseguir Algo, Clara López, Equador
28/09, sexta
14h, Palestra As Palhaças: Quais (R)evoluções, com Delphine Cézard, França/Canadá
14:45h, Conversa Palhaças na Academia com Ana Fuchs, RS; Antonia Vilarinho, SC; Ana Wuo, MG; Drica Santos, SC; Manuela Castelo Branco, DF e Michelle Cabral, MA. Seguido de exibição dos filmes Palhaças do Mundo e Achei o Meu Nariz e da sessão de autógrafos O Clown Visitador de Ana Wuo.
18:30h, Travessias, Lily Curcio, Argentina
20:30h, A Mulher Aquela, Ruth Mezeck, RS
Oficinas, 27 a 29 de Setembro
27 a 29, A Grota que Me Pariu, Bufão: Tefa Polidoro, RS, Brasil
27 a 29, A Melhor História é Aquela que Contamos Sobre Nós Mesmas, Fran Marinho, São Bernardo, Brasil
28 e 29, Desafios na Circulação de Espetáculos e Curadoria de Festivais de Mulheres, Marcelo Bones, MG, Brasil
(Página 01)
29/09, sábado
15:30h, Palestra Show Muros e Grades São Invenções Humanas, Ariadne Antico, SP
16:20h, Exibição do Curta Síndrome de Clown + debate sobre Palhaçaria e Saúde Mental, com Ariadne Antico, Cris Muñoz e Karla Concá
18:30h, Nem Uma a Menos, Tefa Polidoro, RS
19:50h, Branca de Neve Politicamente Correta, Diana Bolaño, Colômbia
20:30h, Cabaré Queer-Palhaças, Drag Queen e Comicidade
Mestras de Cerimônia: Emanuel Santos e Gabriel Bezerra, As Velhinhas de Santa, RJ
Haus of Deboche, Delirious Fenix, Ma.Ma.Horn, Maybe Love & Linda Mistakes, RJ
O Casamento ou A União, Daiane Brum, SC
Que Será, Será, Las Divas de Hércules e Vingativa, Las PanAmericanas, Uruguai/Brasil
Chá da Bee, Bee Chá Eder, RJ
Pintinho Amarelinho, Cantado e Chinesa, Dublagem, Éber Inácio, RJ
La Strepper, Shirley Britto, RJ
Vim Trazer Uma Informação, Ana Borges, MG
30/09, domingo
Circo de Família
Mestres de Cerimônia: Hislany Midon e Zion MIdon, RJ
10h, Trampos e Trapaças, Cia do Solo, RJ
12h, Show da Percha, Circo do Asfalto, SP
Entre Ato, Será o Benedito?, Cia de Teatro Circo e Rua
13h, Magus, Cia La Curva, Argentina e SC
18:30h, Querem Caferem?, Romana Melo, PA
19:20h, In.Press, Circo di SóLadies, SP
20:30h, Cabaré de Encerramento
Mestras de Cerimônia: Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães, As Marias da Graça, RJ
Margarita Vai à Luta!, Ana Luísa Cardoso, RJ
Mamybaby, Ana Fuchs, RS
Vendo Aula, Ana Wuo, MG
Viola e Matusquella, Manuela Castelo Branco, DF
Lírica, a Cantora, Bete Penido, BH
Lama, Antonia Vilarinho, SC
Concessa, Cida Mendes, MG
Super Muié, Michelle Cabral, MA
Manifesto, Dora Pratt, BA
Periféricos, Cris Muñoz, RJ
(Páginas 02 e 03 – Fotos)
Oficinas
SESC Copacabana
27 a 29 de setembro
Do dia 27 a 29 de setembro
10/12h, Sala Leblon
A Grota Que me Pariu
Bufão: Tefa Polidoro, Porto Alegre, Brasil
Foto: Mariana Rotili
Tendo como ponto de partida as reflexões do psicanalista francês Dominique Laporte, 1978, referente ao potencial transformador e criador da merda, juntamente a algumas práticas desenvolvidas pelo investigador e diretor teatral Peter Brook, em relação à análise comportamental dos animais como instrumento para criação cênica, é proposto na oficina um possível caminho para encontro dos participantes com seus próprios estados grotescos.
Número de vagas: 15
Do dia 27 a 29 de setembro, 13/16h, Sala Leblon
A Melhor História é Aquela que Contamos Sobre nós Mesmas
Fran Marinho, São Bernardo, Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Esta oficina é destinada para iniciantes na arte da palhaçaria.
Objetivos: propõe um mergulho intenso no estudo da palhaça/palhaço de cada um, através das experiências da ministrante como artista de circo de rua.
Número de vagas: 20
Dias 28 e 29 de setembro, 13/17:30h, Sala Leme
Desafios na Circulação de Espetáculos e Curadoria de Festivais de Mulheres
Marcelo Bones, MG, Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Esta oficina objetiva a capacitação de companhias, grupos e produtores das artes cênicas para ampliação das possibilidades de circulação de seus espetáculos nacionalmente e internacionalmente. A oficina será destinada a companhias, grupos ou produtores profissionais. É desejável a participação de dois componentes de cada núcleo, sendo um mais ligado à criação e outro mais ligado à produção. A oficina se desenvolverá com atividades expositivas e discussões com o grupo. Desenvolveremos também um pequeno planejamento estratégico para potencializar as ações de circulação de cada núcleo.
Número de vagas: de 10 a 15 companhias
(Página 04 – Foto)
Quinta, 27 de setembro
18:30h, A Criação do Mundo
México
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Quando o céu estava em suspense e a terra estava adormecida, não havia pássaros, pedras ou florestas, mas havia o Caos. Então Caos se apaixonou por seus próprios princípios e Desejo apareceu. O Desejo foi o princípio que criou tudo.
A Criação do Mundo é um espetáculo que conta a história de como o mundo foi criado, do ponto de vista de uma palhaça. A encenação reúne no palco mitos cosmogônicos indígenas e palhaçadas. É um convite para celebrar a vida e a diversidade cultural através do humor.
Dedicado ao mundo inteiro e seus povos indígenas.
Companhia: Compañia Atanasia
Atuação: Darina Robles Pérez, Palhaça Atanasia
Direção: Darina Robles Pérez
Argumento: Darina Robles Pérez
Cenografia: Taller Tlamaxcalli e Darina Robles Pérez
Figurino: Darina Robles Pérez
Foto: Eduardo Warnholt
(Páginas 05, 06, 07 – Fotos)
20:30h, Cabaré de Abertura
Mestra de Cerimônia: Rafaela Azevedo, RJ
Duração: 80 min.
Classificação: 14 anos
Mais, Julieta Hernandez, Venezuela
Atuação: Julieta Hernandez (Miss Jujuba)
Direção e Argumento: Julieta Hernandez
Foto: Priscila Garcia
Merda e Ouro, Reginaceli Americano, São Paulo
Atuação: Reginaceli Americano (Palhaça Felizbreca)
Orientação Artística: Ricardo Pucetti
Argumento: Paulo Leminski (poesia Merda e Ouro)
Foto: Renato David
La Escaletta, Luciana Donegá, Ribeirão Preto
Companhia: Cia Pé de Chinelo
Atuação: Luciana Donegá (Palhaça Jirda com J)
Direção: Luciana Donegá e Neto Donegá
Figurino: Os Profiççionais
Produção: Pé de Chinelo Produções Artísticas
Foto: Ricardo Avelar Uh! Que Lelas, Cuerpa Circa, Argentina
Companhia: Cuerpa Circa
Atuação: Camila Basterra, Camila Mirkin, Maria Scacchi
Direção: Coletiva Produção: Cuerpa Circa
Foto: Mal Ojo
É Hoje!, Giovanna Parra, Uberlândia
Atuação: Giovanna Parra (Palhaça Alca)
Direção: Amanda Aloysa
Colaboração: Karla Concá
Figurino e Iluminação: Giovanna Parra
Produção: Camila Amuy
Foto: Rafael Michalichem
As Desabilitadas, Praiaças, Santos, SP
Companhia: Praiaças-Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista
Direção e Atuação: Juliana Bordallo, (palhaça Flóris e Ludmilla Corrêa ( palhaça Matrioska)
Figurino e Adereços: Juliana Bordallo e Ludmilla Corrêa
Produção: Praiaças
Foto: Flor de Sal Produtora
A Bailarina, Luiza Fontes, Recife
Criação e Atuação: Luiza Fontes
Direção Coreográfica: Daniela Rosa
Foto: Lana Pinho
Colapso, Rhaisa Muniz, Florianópolis, SC
Atuação: Lynda Collapso (Rhaisa Muniz)
Direção: Karla Concá (As Marias da Graça), Rio de Janeiro, RJ
Foto: Samira Lemes
Primeiro Encontro, Carolina Duncan Page, Colômbia
Autoria: Carolina Duncan Page
Atuação: Carolina Duncan Page
Foto: Nikolas Strubbe
Truco-Tática Engenhosa Para Conseguir Algo, Clara López, Equador
Criação e Atuação: Clara López Iglesias
Direção: Ricardo Puccetti
Treinamento Técnico do Rola-Rola: Patrick Nogueira-Escola Nacional de Circo
Foto: Ricardo Avellar
(Página 08 – Foto)
Sexta, 28 de setembro
SESC – Sala Arpoador
14h, As Palhaças: Quais (R)evoluções
Com Delphine Cézard, França/Canadá
Doutora em Ciência das Artes (Sociologia da Arte)
Duração: 45 min.
Classificação: Livre
Foto: Le Grand Bum
A palestra intitulada As Palhaças: Quais (R)evoluções, visa identificar o espaço das mulheres na arte da palhaçaria e seu posicionamento artístico e criativo. Foi baseada no trabalho de doutorado realizado na Europa durante o período de 2007 a 2012, e também a partir de observações, conferências e reuniões realizadas em Québec desde 2011, atual lugar de residência.
A presença e o desenvolvimento recente de muitas palhaças no meio indicam mudanças no mundo dos palhaços, que era composto, até pouco tempo atrás, quase que exclusivamente de homens. Esta presença não se deve unicamente a mudanças sociais, a modalidade de acesso ao emprego, a multiplicação de vocações e a democratização cultural: ela também é o indicador e o vetor de um discurso importante das mulheres.
Também questionamos quais as razões para a ausência de mulheres na arte da palhaçaria por tanto tempo. Por exemplo: o riso cristalizou uma série de práticas sociais, muitas das quais ainda contribuem para a manutenção da sintetização dos sexos em gêneros.
Além disso, os palhaços assumem riscos não apenas para se livrar dos comportamentos convencionais, mas também para criar formas de emancipação. Através de um estudo rápido dos trajes, serão emitidas algumas linhas de pensamento sobre as reformas que o palhaço pode iniciar sobre gêneros e também na libertação das mulheres. Também procuramos identificar e compreender até que ponto isto seria uma consequência de uma provável situação internacional onde encontramos o aspecto patriarcal na maioria de nossas sociedades.
(Página 09 – Fotos)
14:45h, Conversa: Palhaças na Academia
Duração: 50 min.
Classificação: Livre
A mesa tem por objetivo debater aspectos sociais, culturais e políticos relacionados a atuação da mulher na palhaçaria a partir das pesquisas realizadas por mulheres-palhaças-acadêmicas.
Ana Fuchs, Porto Alegre, Professora de teatro pela UFRGS. Formada em Artes Cênicas, Mestre e Doutoranda em Educação, pela UFRGS. Foto: Lisinei Rodrigues.
Antonia Vilarinho, Florianópolis, Palhaça e Capoeirista-Mestranda em Teatro na UDESC, Especialização em Direção Teatral pela FDM, formada em Artes Cênicas pela FDM e UFBA, formada em Comédienne-clown en établissements de soins no Institut de Formationn Le Rire Médecin, Paris, Fr.
Ana Wuo, Uberlândia, Professora Adjunta da UFU, Palhaça, Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Estudos do Lazer, Doutora em Artes da Cena, pós-doc em Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas. Foto: L.P.
Drica Santos, Florianópolis, Palhaça, Atriz, Pesquisadora e Professora. Doutora e Mestre em Teatro pelo PPGT/UDESC. Graduada pelo Curso de Licenciatura em Educação Artística (Hab. Artes Cênicas) da UDESC. Foto: Arquivo Pessoal.
Manuela Castelo Branco, DF, Formada em Licenciatura em Artes Cênicas na UNB, 2001. Foto: Arquivo Pessoal.
Michelle Cabral, Maranhão, Docente do Departamento de Artes Cênicas DEARTC/UFMA. Foto: Alan Fonseca.
(Página 10 – Fotos)
Exibição dos Filmes
Palhaças do Mundo
Direção: Manuela Castelo Branco
Palhaças do Mundo é um seriado documental que mapeia poeticamente o universo de palhaças espalhadas pelo globo, com foco em palhaças brasileiras, mas com episódios contando histórias de palhaças que vivem e trabalham no exterior.
A estratégia do projeto é utilizar o depoimento e trechos de encenações das palhaças escolhidas, para que se possa mostrar tanto uma parte do universo e do cotidiano de cada palhaça, artista e mulher, mapeando suas poéticas circenses.
Achei o Meu Nariz
Direção: Bárbara Amádio, Diana Magalhães e Jacqueline Durans
O filma Achei o Meu Nariz narra as trajetórias, dificuldades e conquistas das palhaças dos grupos As Marias da Graça, Casa 407 e da Palhaça Catha Vento, em sua jornada pelo universo da palhaçaria pela ótica feminina. Anteriormente aos anos 90, a palhaçaria feminina ganhava pouquíssimo ou nenhum destaque dentro e fora dos núcleos circenses. O espaço da palhaçaria feminina tem sido conquistado, na base do riso e da arte, por mulheres artistas e corajosas, que ousam ocupar e subverter um domínio, pela expressão e libertação em sua arte, colocando o nariz, sim senhor.
É a vez da mulher ser protagonista, de através do seu próprio ridículo, inspirar e emocionar. Assim que coloca o nariz essa mulher demonstra ser capaz de transformar angústias em risos e sonhos em realidades, num olhar delicado do que é ser mulher e palhaça nos dias de hoje.
E sessão de autógrafos do livro O Clown Visitador de Ana Wuo.
(Página 11 – Foto)
18:30h, Travessias, Argentina
Duração: 50 min.
Classificação: Livre
Entre a ignorância do fatal futuro e a ousadia de continuar resistindo.
Todos a chamavam A Última, responsável por zelar pela sua sobrevivência, Jasmim começa uma interminável viagem, um peregrinar da alma.
Êxodo criado em cada passo, motivos para rir, se surpreender, para lutar e sonhar.
Ideia Original: Lily Curcio
Atuação: Lily Curcio
Dramaturgia e Direção: Aziz Gual
Cenografia: Eduardo Brasil, Aziz Gual, Lily Curcio, Marina Faria e Daniel Salvi
Criação e Manipulação da Flor: Eduardo Brasil
Confecção do títere Jasmim: Guilherme Pires
Figurino: Silvana Nascimento
Concepção da Iluminação: Eduardo Brasil
Operação de Luz e Som: Eduardo Brasil
Assistente de Palco e Contrarregra: Daniel Salvi
Produção: Wannyse Zivko (Arte & Efeito)
Realização: Seres de Luz Teatro
Foto: Ricardo Trevo Chávez
(Página 12 – Foto)
20:30, A Mulher Aquela, Rio Grande do Sul, Brasil
Duração: 60 min.
Classificação: 12 anos
A “chiquerézima” Clownesse Sassah Coco da La Merde, vulgo Palhaça Sassah, muito conhecida no século passado nos cabarés parisienses e adjacências europeias, segundo o que ela conta. Ninguém sabe se isso existe na real ou é apenas na sua imaginação. Ela está chegando de Paris, a algum lugar, ou um não lugar, o qual pode ser a sua casa, uma praça, um teatro, ou o que ela inventar, e vai encontrar o Willie, que é o seu marido, imóvel e doente. Ele é real, ele existe, ou ele é apenas uma bengala que ela se apoia para fazer-lhe companhia e ouvir todos os seus delírios, viajando no tempo e no espaço, e os causos contados da sua infância e o seu cotidiano no Rio, e pode não ser isso também. Nada disso é real, e ainda assim, tudo acontece.
Atuação: Atriz Ruth Mezeck, Palhaça Sassah
Direção: Karla Concá
Dramaturgia: Ruth Mezeck e Karla Concá
Direção de Arte: Cristina Cattan
Coreografia e Concepção Cena Burlesca: Isabel Chavarri, Delirious Fenix
Programação Visual: Tertuliana Lustosa
Figurinos: Ruth Mezeck
Fotos: Felipe Domingues
(Página 13 – Foto)
Sábado, 29 de Setembro
15:30h, Palestra Show: Muros e Grades São Invenções Humanas, Brasil
Duração: 30 min.
Classificação: Livre
Ariadne nasceu com um tipo de paralisia cerebral que, segundo diagnóstico médico, a impediria de andar e falar, mas não foi bem isso que aconteceu.
Um dia a menor máscara do mundo entrou em sua vida, ou melhor, no seu nariz e através de sua palhaça Birita, aprendeu a usar suas limitações a seu favor. Assim, resolveu sair por aí, contando suas aventuras e desventuras, incentivando a não superproteção da criança/pessoa com deficiência e expondo a importância da arte como agente transformador.
Criação e Apresentação: Ariadne Antico Projeto Ser Deficiente
Foto: André Henriques
(Página 14 – Fotos)
SESC Sala Arpoador
16:20h Exibição do Curta Sindrome de Clown, Brasil
Duração: 15 min.
Classificação: Livre
Erro conserta. Problema resolve. Gosto disso.
De resolver problemas!
Lígia Maria Magno
Eu Sou Clown, Ela é Down, Somos Síndromes!
Fazer artístico, criado e desenvolvido por Karla Conká, onde através da técnica da palhaçaria é desenvolvido o potencial emocional de Lígia, portadora da Síndrome de Down. Esse trabalho só é possível através da experiência de 27 anos de Karla como palhaça, que expondo sua vulnerabilidade permite que Lígia se identifique com a confiança necessária para falar de seus sentimentos.
Nesse encontro não é usada nenhuma máscara, como também nenhum adereço, somente a palavra e o olhar desconstrutivo da palhaçaria.
Síndrome de Clown tem tido resultados favoráveis à caminhada de Lígia, que cada vez mais ri de si mesma, conseguindo transpor aos poucos uma inicial intolerância social, e uma amabilidade é constatada.
Direção de Norlan Silva
Coprodução: Canal Futura e Prisma Vídeo
Foto: Mariana Rocha
Debate Sobre Palhaçaria e Saúde Mental
Com Ariadne Antico, Cris Muñoz e Karla Concá
Fotos: Arquivo Pessoal, Arquivo Pessoal, Cláudia Bernett
(Página 15 – Foto)
18:30h, Nem Uma a Menos, Porto Alegre, Brasil
Duração: 40 min.
Classificação: 14 anos
A partir do slogan Nem Uma a Menos, que ganhou os movimentos feministas na América Latina no ano de 2015, a personagem bufonesca Ternurinha questiona o que é necessário fazer para que a mulher passe a ser considerada “uma” na sociedade em que vive e consegue nos provar com sua matemática singular que “uma” nem sempre é igual a “uma”.
Risos, lágrimas e cuspes são garantidos a quem comungar com Ternurinha deste espetáculo/teatropalestra.
Companhia: Egrégora Feminista
Atuação: Tefa Polidoro (Ternurinha)
Orientação de Cena e Pesquisa: Maria Brígida de Miranda
Argumento: Tefa Polidoro
Cenografia: Tefa Polidoro
Iluminação: Daiani Brum
Produção: Egrégora Feminista
Trilha e Sonoplastia: Rafael Salib
Foto: Mariana Rotilli
(Página 16 – Foto)
19:50h, Branca de Neve Politicamente Correta, Colômbia
Duração: 30 min.
Classificação: 14 anos
Conta a história de Branca de Neve e os sete anões em duas versões: uma contada pela voz de um narrador (palhaça) e os personagens da história, e outra versão contada por uma palhaça. Através da explanação e exposição teatral, social, política e psicológica desta história e de alguns “contos de fadas”, que não são tão “de fadas”. É também um convite para reler as histórias e a própria vida e procurar uma maneira diferentede fazer história.
Direção: Diana Bolaño Meza e Luis Castañeda
Dramaturgia e Atuação: Diana Bolaño Meza
Foto: Carlos Bolaño Meza
(Página 17 – Fotos)
20:430h, Cabaré Queer, Palhaças, Drag Queen e Comicidade
Mestras de Cerimônia: Emanuel Santos e Gabriel Bezerra; As Velhinhas de Santa, Rio de Janeiro
Haus of Deboche, Delirious Fenix, Ma.Ma.Horn, Maybe Love & Linda Mistakes, Rio de Janeiro, Brasil
Companhia: Haus of Deboche
Atuação: Delirious Fenix, Ma.Ma.Horn, Maybe Love & Linda Mistakes
Direção: Coletiva
Argumento: O Grupo
Cenografia, Figurino, Iluminação e Produção: O Grupo
Foto: Betina Polaroide
O Casamento ou a União, Daiani Brum, Florianópolis, Brasil
Companhia: Cia Lunáticas de Palhaças
Atuação: Daiani Brum (Palhaça Brum)
Direção: Karla Concá (Palhaça Indiana da Silva)
Argumento e Figurino: Daiani Brum e Karla Concá
Iluminação: Marcos Klann
Foto: Samira Lemes
Que Será, Será, Las Divas de Hércules e Vingativa, Las PanAmericanas, Uruguai/Brasil
Criação e Atuação: Ana Carolina Sauwen, Florencia Santangelo, Nara Menezes e Natascha Falcão
Figurino: Leo Caettano e Natascha Falcão
Foto: Carol Oliveira e Lana Pinho
Produção: Las PanAmericanas
(Página 18 – Fotos)
Chá da Bee, Bee Chá Eder, Nova Friburgo
Atuação: Eder Ferreira
Sonoplastia: Danilo Martins
Foto: Sarah G. Mourão
Pintinho Amarelinho, Cantado e Chinesa, Dublagem, Eber Inácio, Rio de Janeiro
Criação, Atuação, Figurino e Perucas: Eber Inácio
Produção: Buraco da Lacraia Show
Foto: Thiago Sacramento
La Strepper, Shirley Britto, Rio de Janeiro
Companhia: Teatro de Anônimo
Atuação: Shirley Britto
Direção: Fabio Freitas
Argumento e Figurino: Shirley Britto
Produção: Teatro de Anônimo
Foto: Sabrina Mesquita
Vim Trazer Uma Informação, Ana Borges, Belo Horizonte
Direção: Karla Concá
Argumento e Texto: Ana Borges e Karla Concá
Figurino: Adriana Barreto e Ana Borges
Fotos Afeganistão décadas de 60 e 70: domínio público
Fotos Afeganistão 2014: Ana Borges
Caracterização e Visagismo: Julia Bravo
(Página 19 – Fotos)
Domingo, 30 de Setembro
Casa França-Brasil – Circo de Família
Mestres de Cerimônia: Hislany Midon e Zion Midon, Rio de Janeiro
10h – Trampos e Trapaças, Cia do Solo, Rio de Janeiro, Brasi
Duração: 50 min.
Classificação: Livre
Trampos e Trapaças é um espetáculo com uma sequência de números cômicos que revelam os truques e as malandragens de uma dupla de palhaços, Pastel e Dondoca (Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva), que trabalham para apresentar um grande espetáculo, da maneira que podem, com direito a magias, excentricidades, pantominas, reprises, brinquedos de parque de diversões, orquestra, bailarinas, fogos de artifício e o que mais a imaginação e a criatividade mandar. O espetáculo conta com a especializada direção e co-criação de Ricardo Pucceti – LumeTeatro e leva para a cena a pesquisa do grupo sobre o palhaço popular, sintetizando o trabalho que eles têm realizado nos últimos anos apresentando-se em diversas praças do Rio de Janeiro, assim como de outros estados brasileiros.
Criação: Cia do Solo e Ricardo Pucceti
Direção: Ricardo Pucceti
Elenco: Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva
Figurinos: Raquel Theo
Adereços: Rafael Bisbis
Foto: Ricardo Avellar
(Página 20 – Fotos)
12h, Show da Percha, Companhia Circo do Asfalto, São Paulo, Brasil
Duração: 30 min.
Classificação: Livre
Neste show o malabarista Diou e a palhaça Francisquinha realizam acrobacias, contorções e malabarismo, preparando o público para a arriscada percha, um mastro sustentado por uma pessoa enquanto a outra sobe até seu topo e apresenta figuras acrobáticas. A volta ao picadeiro de grandes clássicos realizada pela Companhia Circo do Asfalto, inspirada nos circos tradicionais.
Elenco: fran Marinho, Douglas Marinho e Téo Marinho
Direção: Victor Tomate Ávalos
Preparador Físico e Técnico: Nelson Araújo
Foto: Ricardo Avelar
Figurino: Maria Santos Paiva
Entre Ato
Será o Benidito?! Cia de Teatro, Circo e Rua, Brasil
Duração: 10 min.
Classificação: Livre
A palhaça Domitilla e sua filha Boloto Risoleta, juntas realizam uma curta sequência de números e reprises clássicos da palhaçaria mundial. Mantendo vivo o jogo cômico em duplas do Circo tradicional, revelando com um humor ingênuo uma grande brincadeira e diversão para o público de todas as idades.
Palhaças: Domitilla – Ludmilla Silva e Bolota Risoleta – Alice Coelho Garcia Alves
Foto: Aline Macedo
(Página 21 – Foto)
13h, Magus, Cia de La Curva, Argentina e Santa Catarina
Duração: 40 min.
Classificação: 6 anos
Magus é uma tragicomédia que traz um Espetáculo Internacional de Magia, conduzido pelo quase inabalável Champignon e sua esforçada assistente Marri. Tudo leva a crer que será mais uma estupenda apresentação deste ícone da mágica mundial, mas os bastidores do show começam a revelar que será uma noite atípica e cheia de surpresas.
Concepção e Direção: Cia. de La Curva
Atuação: Manon Alves – Palhaça Marri
Atuação: Fernando Perri – Champignon
Sonoplastia: Cia de La Curva
Figurino: Cia de La Curva
Foto: Nilton Russo
(Página 22 – Foto)
SESC Copacabana
18:30h, Querem Caferem?, Belém do Pará, Brasil
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Uma mistura de palhaçaria, afeto e o prazer em comer, fazendo da sala de espetáculo uma cozinha cheia de memórias. Com os três personagens que envolve esse ambiente: a atriz e nutricionista, a Palhaça Estrelita e o Palhaço Uisquisito, todos representados pela própria atriz-palhaça Romana Melo, o público saboreará um delicioso encontro da arte da palhaçaria com as recordações de infância e o prazer em cozinhar, através de cenas que envolvem realidade e imaginação, temperadas com aroma de café.
Elenco: Romana Melo – Palhaça Estrelita e Palhaço Uisquisito
Concepção, Figurino e Dramaturgia: Romana Melo
Direção e Operação de Som: Alessandra Nogueira
Assistente de Direção e Iluminação: Marcelo Villela
Cenografia: Cenografia: Aníbal Pacha
Consultoria: Aníbal Pacha e Marton Maués
Foto: Martin Pérez
(Página 23 – Foto)
19:20h, In.Press, São Paulo, Brasil
Duração: 40 min.
Classificação: Livre
As palhaças realizam a cobertura jornalística do evento com sua imprensa oficiosa, recolhendo de forma bem-humorada fatos e relatos através de transmissões ao vivo pelas redes sociais do grupo. Após o evento é publicada a compilação dos melhores momentos (as pérolas) de tudo que rolou dentro e fora do Circo di SóLadies.
Companhia: Circo di SóLadies
Atuação: Kelly Lima, Tatá Oliveira e Veronica Mello
Concepção, Figurino e Cenografia: Circo di SóLadies
Iluminação: Leandra Demarchi
Produção: Circo di SóLadies
Foto: Ricardo Avellar
(Página 24 – Fotos)
20:30h – Cabaré de Encerramento
Duração: 90 min.
Classificação: Livre
Mestras de Cerimônia: Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães. As Marias da Graça.
Foto: Marcio RM
Margarita Vai à Luta! Ana Luísa Cardoso, Rio de Janeiro
Criação, Realização e Atuação: Ana Luísa Cardoso (Margarita)
Argumento: Ana Luísa Cardoso e Mariana Mesquita
Arte (Figurino e Adereços): Rui Cortez
Produção: Ana Luísa Cardoso
Fotos: Alcinoo Giandinoto e Marcio Martins
Assistente: Samuel MacDowell
Mamybaby, Ana Fuchs, Porto Alegre
Criação e Atuação: Ana Fuchs (Palhaça Generosa)
Foto: Bebela Vergara Borges
Vendo Aula, Ana Wuo, Uberlândia
Companhia: In BOX
Atuação: Ana Wuo ( Palhaça Caxinha)
Direção: A plateia
Argumento: Ana Wuo (Palhaça Caxinha) e Luciano Pfeifer (Palhaço, Gergelim)
Figurino: Ana Wuo
Foto: ONG Hospitalhaços
Viola e Matusquella, Manuela Castelo Branco, Brasília
Companhia: Circa Brasilina
Atuação: Manuela Castelo branco (Palhaça Matusquella)
Direção: Karla Concá (Palhaça Indiana da Silva)
Argumento, Cenografia e Figurino: Manuela Castelo Branco
Produção: Nossa Produtora
Foto: Irazema Hernandez
(Página 25 – Fotos)
Liríca, a Cantora, Bete Penido, Belo Horizonte
Dramaturgia: Bete Penido e Andrea Macera
Foto: Veronica Mendes
Lama, Antonia Vilarinho, Florianópolis
Companhia: Antonia Vilarinho
Argumento e Atuação: Antonia Vilarinho
Direção: Gena Leão e Nil Moura
Cenografia e Iluminação: Nil Moura
Figurino: Antonia Vilarinho e Gena Leão
Produção: Paula Gotelip
Foto: Adeloyá Magnoni
Concessa, Cida Mendes, Belo Horizonte
Atuação: Cida Mendes
Argumento: Cida Mendes
Direção: Iolene de Stéfano
Produção: Consuelo Ulhoa
Foto: Samuel Ulhoa
Super Muié, Michelle Cabral, Maranhão
Produção: Cia. MiraMundo / Palhaça Palita Presepada: Michelle Cabral
Concepção e Pesquisa de Comicidade: Michelle Cabral
Sonoplasta e Contrarregra: Alan Fonseca
Figurino e Adereços: Michelle Cabral e Jura Mendes
Treinamento Acrobático: Samuel Guimarães
Foto: Daniel Sena
Manifesto, Dora Pratt, Salvador
Dora Pratt: Palhaça Preciosa
Foto: Zé de Paiva
Periféricos, Cris Munõz, Rio de Janeiro
Direção: Beto Brown
Palhaça Lucíola: Cris Munõz
Trilha Sonora: Márcio M.M. Meirelles
Foto: Márcio Martins
(Página 26)
Agradecimentos
Maria da Glória Viegas, Silma Abranches Theodoro, Carmem Anciães, Iara Viegas, Daniel Abranches Schiltine, Joaquim Anciães, José Joaquim Borges Ribeiro de Andrada e a todas as artistas e profissionais envolvidos no festival.
Outros Festivais de Palhaças
Internacional
Festival de Pallasses d’ Andorra la Vella; Red Pearl Woman’s Festival, Finlândia; Festival Bolina, Açores, Portugal; Festival Internacional de Pallasses al Circ Cric, Sant Esteve de Palautordera, Barcelona, Espanha; Escola Chapitô, Portugal.
Nacionais
Esse Monte de Mulher Palhaça, Rio de Janeiro; Festival Palhaçaria, Festival Internacional de Palhaças do Recife; Palhaças do Mundo, Brasília; Encontro Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo, Festival Palhaça na Praça, Belo Horizonte; Palhaças da Ilha do Mel, Vitória, ES; Encontro Internacional de Mulheres do Circo, Ribeirão Preto; Encontro de Mulheres Palhaças do Amapá, Amapá; Encontro de Palhaças e Circenses do Vale do Paraíba, São José dos Campos; Caixa de Pandora, São Bernardo; Mostra Tua Graça Palhaça, Porto Alegre; Confabulações, Salvador, BA; Minas, Encontro de Palhaças de Uberlândia.
Mistos com Recorte de Gênero
Ri Catarina – que tem espaço específico para a apresentação de mulheres
Festival de Palhaças e Palhaços de Joinville – Tem equidade de gênero
Na Ponta do Nariz, Goiânia – Tem equidade de gênero
(Verso da Última Capa)
Esse Monte de Mulher Palhaça 2018
Realização: As Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças
Idealização: As Marias da Graça (Geni Viegas, Karla Concá, Samantha Anciães e Vera Ribeiro)
Curadoria: Karla Concá, Samantha Anciães e Ana Borges
Direção de Produção: Samantha Anciães
Direção Artística: Karla Concá
Coordenação de Receptivo, Captação de Apoios e Organização de Equipe Técnica: Geni Viegas
Relações Internacionais: Ana Borges
Produção Executiva: Rita Castiglione Torres
Direção de Cena: Marcelo Mattos
Coordenação de Luz: Brisa Lima
Coordenação de Som: Lyria Gimenez
Estagiários: Espectáculu Escola de Arte e Tecnologia. Iluminação: Ana Clara de Souza Lima / Contrarregragem: Hellen Cristina, Bia Moreira Soares e Kathelen de Souza Rocha Monteiro / Produção: Daniele Silva Macario e Larissa Ribeiro Isaías
Identidade Visual: Paula Grangeiro
Design Gráfico: Ana Oliveira
Assessoria de Imprensa: Aquela que Divulga – Lyvia Rodrigues
Fotógrafa: Mariana Rocha
Vídeo: Netuhria Criações
Parceria
(Logo) SESC Rio
Apoio Cultural
(Logos) Programa Iberescena 2018, Ajudas a Festivais Iberoamericanos de Artes Cênicas e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
(Última Capa)
Realização
(Logos) As Marias da Graça, FUNARTE, Iberescena
Apoio Cultural
(Logos) SESC, Espaço Femme, Cantina Donanna, Oficina de Artes, Secretaria de Cultura, La Fiorentina, Canadaaiores informações:
facebook/essemontedemulherpalhaca
www.essemontedemulherpalhaca.com.br
SESC Copacabana: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana
Casa França-Brasil: Rua Visconde Itaboraí, 78, Centro