Filipeta Virtual, 2015

Dayze Pozato

Dayze Pozato

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

A Pequena Vendedora de Fósforos volta ao Oi Futuro

Espetáculo infantil baseado no conto de Hans Christian Andersen fica de 11 de abril a 31 de maio, sábados e domingos, no Oi Futuro em Ipanema

Peça é a última dirigida por Lúcia Coelho

De que são feitos os sonhos? Essa é questão que permeia a adaptação de Denise Crispun para o conto infantil A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen. A nova temporada do espetáculo, idealizado pela atriz Dayse Pozato e dirigido por Lúcia Coelho, reestreia no dia 11 de abril (sábado) às 16h, no Oi Futuro em Ipanema, onde foi apresentado pela primeira vez em 2012.

A Pequena Vendedora de Fósforos trata de temas como transformação, esperança, perdas e solidão. A peça, sucesso de público e crítica, conta a história de Maria (Dayse Pozato), a menina pobre que sonha com uma vida melhor, às voltas com as lembranças da falecida avó (Jacyan Castilho), enquanto trabalha para ajudar o pai (Alexandre David). “Esse é um espetáculo capaz de agradar tanto as crianças quanto os adultos. Espero que o nosso trabalho possa chegar ao coração de todos que vierem nos assistir”, comenta Dayse Pozato.

Na apresentação, os atores se revezam em diferentes personagens que povoam a imaginação de Maria. Jacyan Castilho interpreta a bailarina, a vizinha rabugenta, a mulher rica e a avó. Alexandre David faz o papel do soldadinho de chumbo, do pai de Maria e da criança mimada que ela conhece na noite de ano novo. Também é de Alexandre a função de escritor dessa história, que trava um simpático “duelo” com Maria pelo desfecho da narrativa.

A equipe dos sonhos

A Pequena Vendedora de Fósforos já foi encenada no Oi Futuro em Ipanema em 2012 e é um dos textos mais populares de Andersen, que tem em sua lista clássicos como O patinho feio, O soldadinho de chumbo e A pequena sereia. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Montagem Cênica 2012, uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura do RJ, Petrobras e Nova Sociedade. Denise Crispun assina a adaptação da história e Lúcia Coelho foi responsável pela direção da peça. Denise é escritora, autora teatral e roteirista. Teve seis indicações para os prêmios Sharp, Inacem, Mambembe e Coca-Cola. Lúcia, que faleceu no ano passado, atuou durante mais de  50 anos como diretora. Acumulou sete Prêmios Mambembe como Melhor Autor, Melhor Direção, Melhor Produção e Personalidade, e ganhou o Prêmio Molière, pelo Conjunto da Obra. Recebeu oito vezes o Troféu Inacen, sempre na categoria Melhor Espetáculo, e o Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem.  Seu último espetáculo foi A Pequena Vendedora de Fósforos.

O time dos sonhos se completa com a cenografia de Carlos Alberto Nunes, iluminação de Djalma Amaral, direção musical e música original de Marcelo Alonso Neves e figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal (Espetacular Produções).

Sinopse

Numa noite de inverno, durante os festejos de fim de ano, Maria sai de casa para vender fósforos. Com o passar do tempo e o frio aumentando, a menina decide acender os fósforos para se aquecer. A partir daí, seus desejos começam a tomar conta da sua imaginação. Ela contracena com personagens em momentos ora felizes, ora tristes, como a descoberta da paixão do soldadinho pela bailarina e a discussão com o menino mimado.

Elenco

Dayse Pozato,
Jacyan Castilho
Alexandre David

Ficha Técnica

Texto: Hans Christian Andersen
Concepção e direção: Lúcia Coelho
Idealização e direção de produção: Dayse Pozato
Adaptação: Denise Crispun
Assistente de Direção: Thelma Nascimento
Direção musical e música original: Marcelo Alonso Neves
Direção de movimento: Paulo Trajano
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Djalma Amaral
Figurino: Espetacular Produções
Acordeon: Joana Araujo
Produção Executiva: Nilvan Santos
Assessoria de Imprensa: Claudia Oliveira

Serviço

Oi Futuro em Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema
Tel. (21) 3131- 9333

De 11 de abril a 31 de maio
Sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$15 e R$ 7,50 (meia)
Classificação: livre. Duração: 60 min.