Programa do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro,, no Teatro SESC Copacabana, em outubro de 2012


(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Eletrobras Furnas e SESC apresentam

COISAS QUE A GENTE NÃO VÊ

(Interior)

Mas não consigo parar de chorar
Eu não consigo, nem sei o que falar…

Quando escrevi Coisas que a Gente não Vê, dava aula para crianças, que pareciam ter tudo o que queriam, mas ainda faltava alguma coisa. Como o silêncio, quisessem dizer: “olhem pra mim de verdade e vejam o que eu realmente preciso”. Entendi que não era algo de pegar. Era algo invisível aos olhos, mas fundamental ao coração.

E daí surgiu Yasmim, seus pais, seus amigos, seu mundo, a música, a rima, a história. Mas que coisas são essas que a gente não vê?

Agradeço a grande guerreira, Maíra Graber, que sempre esteve junto dessa história. E a todos que tornaram isso possível – e foram muitas pessoas queridas, nesse longo caminho, que nos disseram: para tudo, o seu momento.

Dedico essa peça a todos aqueles que sempre tentam enxergar além de que se pode ver.

Renata Mizrahi – Autora e idealizadora

Eu amo a minha filha
A nossa família é a razão do meu viver
O que fala fazer?
Quem pode nos responder?

Quando recebi o convite da Renata para dirigir Coisas que a Gente não Vê a alegria não poderia se maior. Estava com um filho de dois anos e louca de vontade de fazer um espetáculo infantil. E um texto da Renata Mizrahi então, era presente duplo.

Quando botei os olhos e ouvidos n história de Yasmin fui de um fôlego só até o final e me encantei. Rimas, choros, risos, ritmo: música. Coisas que a Gente não Vê não é um musical a toa, ele precisa ser.

É uma história simples até, passada em um dia de domingo. Mas como as melhores coisas simples da vida… vai fundo em questões universais.

Os motivos podem ser os mais diferentes possíveis do que vemos em cena – mas qual pai ou mãe nunc se viu tono em meio a uma choradeira sem fim? Quem nunca pensou em ‘jogar a toalha’ e se perguntou numa mistura de desespero e amor: “mas o que é que está errado? O que é que eu posso fazer para mudar?”

E quem nunca, quando criança, sentiu medo o que estava sentindo e não sabia como fazer para parar?

Esta peça fala sobre as dificuldades de comunicação entre pais e filhos, e também de cada um com o mundo ao seu redor. Quando a gente não ouve ou não quer ouvir, não vê ou não quer enxergar. Quando a gente não diz ou não encontra as palavras de dizer. Mas também que, quando nada parece ter solução, existe a opção e aceitar ajuda e muar. E aí tudo pode acontecer – até mesmo o desejado final feliz, onde as coisas se resolvem como num sonho bom.

E se o teatro é o lugar do sonho a vida também pode ser.

Agradeço a Renata pelo lindo presente, agradeço à equipe tão parceira e talentosa. E meu agradecimento sempre mais que especial aos atores maravilhosos – esses mágicos danados que fazem com amor, alegria e talento nos encantam e nos fazem Ver.

Joana Lebreiro – Diretora

Dedicamos esse espetáculo às nossas crianças, amores de nossas vidas e que nos ajudam a enxergar melhor – pra fora e pra dentro.

Antonio Guerra Lima, Caio Youle e Luísa Braga, Clara e Leonardo Mello. Clarice e Leo Vidal, Davi Lamm Lebensolo, Estêvão Pereira, Gabriel, Ana Clara e Rafael Araújo Lima, Helena Ecard Ferreira, Helena e Cayo Araújo, Isabella Faedo, Júlia e Laís Garbois, Julia e Pedro Silveira Guerra Moura e Silva, Laíla e Gabriel Ecard, Laura e Bruna Reis Lanhas, Lea e Yael Erlich, Luan da Silva Gonçalves, Luana a Rocha Carneiro, Maria Clara e Benício Lanhas Loyola, Mariana Duque, Miguel Graber, Nathália e Gabriela Bellonia, Pedro Ecard Sandroni, Vicente Pereira

(Última Página)

Débora Lamm,
Kelzy Ecard,
Elisa Pinheiro,
Anderson Cunha e
Alexandre Mofati
Revezam Angela Belonia e Susana Kruger

Texto: Renata Mizrahi
Direção: Joana Lebreiro
Músicas Originais: Renata Mizrahi e Bruno Alexander
Direção Musical: Igor Araújo
Arranjos: Igor Araújo, Felipe Ridolfi e Marcelo Rezende
Assistente de Direção: Nathália Melo
Músicos de Cena: Felipe Ridolfi e Marcelo Rezende
Iluminação: Aurélio de Simoni
Operação de Luz: Fernando Lopes Lima
Sonorização: Flávia Belchior
Cenografia e Figurino: Espetacular! Produções e Artes (Ney Madeira, Danbi Vidal e Pati Faedo)
Assistente de Cenografia e Figurino: Renata Lamenza
Cenotécnico: André Salles
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Assistente de Movimento: André Vidca
Preparação Vocal: Pedro Lima
Design Gráfico: Letícia Rumjanek e Diego Cadaval
Fotos: Renato Mangolin
Visagismo Fotos: Gabriela Figueira
Costura Cenário: Marcia Jackson
Costura Figurinos: Atelier das Meninas
Adereços de Cenário: Claudia Taylor
Doces Cenográficos: Iara Sattoni
Contrarregra: Gleici Caxias
Camareira: Juju Santos
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Produção Executiva: Amanda Lima
Direção de Produção: Maria Alice Silvério Lima
Coordenação Administrativa: Alan Isidio

Agradecimentos

Aldo Medeiros, Alex Teix, André Junqueira, Beatriz Radunsky, Beth Zalcman, Cely Bianchi, Cia. Omondé, Cristiano Gualda, Diego Molina, Enzo ajntraub, Eudes Mesquita, Fernando Lopes Lima, Furio Lonza, Gilberto e Ana Clara Lamm, Gisela de Castro, Inez Viana, Isadora Madella, Isabel Themudo, Isio Ghelman, Ivan Sugahara, Joana Guimarães, Julia Barreto, Leandro Peterson, Leysa Vidal, Lorena Lima e Guilherme Castro, Maíra Graber, Malu Von Kruger, Maria Clara Guimm, Mariana Oliveira, Mariana Rameck, Mariana Roncarati, Mirian Araujo, Mônica Varella, Monica Vaz, Monique Cruz, Natália Azevedo, Paulo Brandão, Paulo Giardini, Paulo Mattos, Prisilla Belchior, Roberta Shneider, Sidney de Souza Silvério, Silvana Lima, Tatiana Podlubny, Thaís Grechi, Tiago e Bárbara Queiro Herz, Viviana Rocha, às equipes da Secretaria de Estado de Cultura, Petrobras e Eletrobras Furnas e todos aqueles que fizeram parte da trajetória da peça até aqui.

Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011

Patrocínio do Prêmio

(Logos) Lei de Incentivo Fiscal, BR, Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Eletrobras Furnas, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Cultura,

Realização

(Logos) Oscip Nova Sociedade, Isidio Produções, Prêmio Montagem Cênica 2011

Parceria

(Logo) SESC

Apoio

(Logos) Ki, Melissa Estilo, Cantina Donana, Fotosfera, Di Santini, Casa da Borracha, Colégio Andres, Estação Minas, Equipe Um, Três Corações, R94,1, Elemidia