
Filipeta de reestreia do espetáculo na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, com temporada de 07.06 a 27.07.2008

Convite do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Cultural Telemar, com temporada de 26.08 a 01.10.2006
![]()
(INFORMAÇÕES PROGRAMA)
(Capa)
Centro Cultural Telemar e Tibicuera & Companhia
apresentam
O NEURÔNIO APAIXONADO OU O QUE VOCÊ TEM NA CABEÇA, MENINO?
(Interior)
Mas afinal de Contas: De qual cabeça saíram esses neurônios?
Era uma vez um cientista chamado Roberto, que resolveu escrever uma coleção de livros infantis chamada As Aventuras de um Neurônio Lembrador. Num belo dia, a Ine leu sobre isso num jornal e falou pro Ludoval que essa história podia dar samba, ou melhor, peça.
Os dois procuraram o cientista, que achou ótima a ideia. Aí eles falaram com a Claudia para transformar aqueles livros num texto teatral. E foi o que ela fez. Com o texto pronto, o Sérgio se juntou à turma para começar a tocar o projeto.
Mas para um texto virar peça é preciso do trabalho de muitos profissionais. E de alguém pra dirigir toda essa gente. Era uma vez de o Ivanir entrar pra equipe.
O Centro Cultural Telemar também acreditou no trabalho da turma e decidiu investir nele. Depois disso, a Mariana, o Otávio, o Renato, o Rico, a Luciana, o Tato, o Rogério e, cada um na sua função, foi dando corpo e alma particularela história.
E, assim, a peça O Neurônio Apaixonado ou o que é Que Você Tem na Cabeça, Menino? ficou pronta. Ou melhor, quase, porque ainda faltava uma galera fundamental para que essa história acontecesse de verdade: o público. Isso mesmo: você! Afinal, foi pra você que isso tudo começou. Portanto, seja bem-vindo!
Agora nossa história está completa!
A Tibicuera e Companhia vem desenvolvendo há quase três décadas trabalhos que unem teatro e educação. Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro o grupo acumulou prêmios prêmios com projetos de engenharia para crianças e adolescentes.
Dentre as realizações mais importantes, podemos citar:
1978 – O Macaco e a Velha – de Ivo Bender, direção Nara Keiserman. Prêmio Serviço Nacional do Teatro como “Melhor Espetáculo Infantil do Ano”. RS
1979 – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá … Uma História de Amor – de Jorge Amado, adaptação, música e direção Leo Ferlauto. RS.
Céu e Terra, Água e Ar … Tudo Fede Sem Parar – de Reriner Súcker e Stefan Reisner, adaptado por José Lutzemberger, com direção de Wolfgang Kolneder, do Teatro Grip de Berlim
As Aventuras de Tibicuera – adaptado do livro homônimo de Erico Veríssimo por Ine Baumann e Ludoval Campos, direção Ludoval Campos. Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz para Ine Baumann. P. Alegre. RS, SP e RJ.
1981 – Os Palhaços do Circo Beija-Flor – de Karl F. Waechter música e direção de Léo Ferlauto. RS
1983 – Os Escravos de Jó. de Carlos Carvalho, direção de Nestor Monastério. Os produtores receberam com esse espetáculo: Prêmio Tibicuera, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre RS. Pela Criação e Execução do Projeto “A Escola Vai Ao Teatro” RS e RJ
1986 – M’boiguaçu – A Lenda da Cobra Grande – de Carlos Carvalho e direção de Julio César Saraiva, 1980. Indicação para O Prêmio Mambembe de Melhor Texto e Melhor Produtor. RS e RJ
1992 – Rastros, Faros e Outras Pistas – Texto e direção de Ivanir Calado – Prêmio do Festival de Ecologia no Teatro Infantil, da Coca-Cola, Indicado aos Prêmios: Melhor Direção, Melhor
Ator, Melhor Atriz e Melhor Iluminação – RJ.
1997 – Um Conto para Rosa – de Claudia Valli, direção de Nara Keiserman. Prêmio Coca-Cola, de Melhor Iluminação. Rio de Janeiro, 1997. Na remontagem, Foi Considerado pelo Jornal do Brasil como um dos Dez Melhores Espetáculos Infantis de 2005. RJ e SP
2006 – Uma Odisseia no Amasso – Texto e Direção de Claudia Valli. Espetáculo para jovens sobre DSTs e gravidez indesejada do Projeto SESC Saúde Prevenção.
Atualmente os são Membros do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ.
O Neurônio Apaixonado ou o Que Você Tem na Cabeça, Menino?
Comédia infanto-juvenil de Claudia Valli. Adaptada da coleção As Aventuras de um Neurônio Lembrador , de Roberto Lent. O espetáculo propõe uma divertida viagem ao interior do cérebro de Pedro, um menino de nove anos. É lá que vamos conhecer os neurônios responsáveis por tudo que o menino pensa e faz e como isso acontece. Assim, acompanhadododomos Pedro jogando bola, fazendo o dever de casa, aprendendo a andar de bicicleta e até vivendo a emoção de seu primeiro amor, sempre pelo ponto de vista de seus neurônios. Um ponto de vista, sem dúvida alguma, bastante peculiar.
![]()
Ine Baumann
Ludoval Campos
Mariana Oliveira
Otávio Reis
Sérgio Miguel Braga
![]()
Texto: Claudia Valli
Direção e Cenário: Ivanir Calado
Figurinos e Adereços: Luciana Maia
Música e Efeitos Sonoros: Tato Taborda
Animação e Vídeos: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
Programação Visual: Rico Vilarouca e Renato Luz Vilarouca
Fotos: Goga Melgar
Operação de: Bruno Cruz
Operação de Som e Vídeo: Letícia Guimarães
Gravação de Vozes: Bruno Cysne, Estúdio Casa 7
Assistente de Figurino e Adereço: Michele Augusto
Pintura e Montagem de Cenário: Craft & Magic
Ajudante de Pintura e Montagem de Cenário: Josué Fernandes
Montagem de Luz: Julio Cezar Valle
Assistente da Montagem de Luz: Ricardo Alexandria
Marceneiro: Eduardo Antero Dias
Contrarregra: Helio Pereira da Silva Filho e Thiagu Carvalho
Ajudante de Marceneiro: Jacy Antero
Costureira: Fátima Félix
Secretária Teatral: lrany Tavares de Oliveira
Produção Executiva: Ine Baumann e Sérgio Miguel Braga
Direção de Produção: Ludoval Campos
Divulgação e Realização : Tibicuera e Companhia
Vozes
Alberto Magalhães, Ana Barroso, Bruno Bacelar, Bruno Cysne, Flávia Barros, Ivanir Calado Julia Baumann Campos, Márcia Viveiros, Ricardo Romão e Rodrigo Dias.
Agradecimentos
Antonio Carlos Bernardes, Breno Coutinho, Iara Porto, Rafael Maddi, Rodrigo Azolbel, Valéria Faro e Vicente Barroso.
(Última Capa)
A gente sua pra conquistar nossos apoiadores!
(Logos) Centro Cultural Telemar, Tibicuera & Companhia, CBTIJ, Escola das Artes Técnicas (EAT), Di Santinni, Academia do Flamengo, De Milus, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura






