(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Da Fumaça ao Chip
(Interior)
A História da Comunicação
Da vida primitiva à vida digital, a humanidade grandes. Uma das mais importantes, por seu caráter impulsionador de todas as outras como foi, sem dúvida, o desenvolvimento das comunicações.
Se o homem não tivesse aprendido a usar uma palavra e o gesto se relacionar com seu próximo, ainda estaríamos nos primórdios de nossa história. Nessa trajetória, muitas foram as tentativas e muitos dos sucessos. O fogo, usado também foi utilizado para defesa e como defesa para transmitir sinais.
Enquanto na África soavam os tambores, em outras partes do mundo os pombos-correios foram os veículos das informações. Desde que a escrita foi inventada, a comunicação à distância tornou-se possível, embora, durante os séculos, a rapidez das comunicações tenha dependido de mensageiros. A partir da compreensão das leis da ótica, da utilização da eletricidade e da invenção do espaço e tempo novos significados.
Como se constata em todos os domínios da história da ciência e da tecnologia, vencer o desafio da comunicação não foi um feito isolado de um indivíduo, por mais genial que ele tenha sido. A história nos mostra que o conhecimentou com a humanidade. Aqui e lá computadores computadores a somaram e se multiplicam, telégrafos, máquinas de distância escrita, telefone, rádio, fax, fibra ótica, satélites.Ufa!
Hoje, a comunicação está rompendo todas as barreiras. A Internet veio mudar a geografia conhecida, aproximando ainda mais as pessoas e agilizando as trocas de informações. As fronteiras agora são outras: virtuais. E esse futuro digital já esbarra em nosso dia-a-dia.
A história sem começar com nenhum fim, onde mente mais mente mais chegará, pois a comunicação não pode prever uma história até a nossa contínua de comunicar.
A Programa Educativo do CCBB, buscando alternativas educacionais com uma abordagem lúdica vem, desta vez, apresentar como técnicas do passado, a experimentação das ciências e o espaço da evolução, como as principais chaves para a compreensão do revolucionário mundo científico e tecnológico em torno do qual giramos e através do qual queremos nossas crianças.
Centro Cultural Banco do Brasil
Grupo NósConosco
Texto: Rogério Blat
Direção: Célia Bispo e Roberto Dória
Ambientação e Adereços: Angela Guaraná
Monitor: Alberto Matti
Assistente de Produção: Romulo Araújo
Programação Visual: David Palatnik
Coordenação Geral e Produção: Brum & Ficher Produções e Assessoria de Imprensa
De terça a sexta-feira, em três horários: 11h, 13h e 15h, o Programa Educativo receberá alunos do CA à oitava série. A marcação é feita diretamente pelas escolas através do telefone 808-2070, de terça a sexta-feira das 12h às 17h.
Aos sábados e domingos, as senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada sessão.Total de participantes: 40.
(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil
Rua 1º de Março, 66 – Centro
Rio de Janeiro – RJ -20010-000
Programa Educativo: T. 808-2070