(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
A VIAGEM DO CURUMIM
(Interior)
Ao público
A Viagem do Curumim
É a nossa viagem.
Três anos de estudo e aperfeiçoamento, tanto do conteúdo quanto da estética, buscando oferecer às nossas crianças qualidade de diversão, informação verdadeira e arte teatral.
Para o autor do texto, o desafio foi criar uma dramaturgia atual, pois nossos irmãos índios não estão mais isolados dentro do país. Eles participam e propõem formas de aproximação e união com a diferente cultura do “homem branco”.
Na peça procuramos retratar seus anseios políticos e expectativas de sobrevivência cultural; e também o seu simples querer. Assim como os povos indígenas, os não índios também desejam (ou deviam desejar) o melhor para nossas crianças.
Acreditando estar contribuindo para o fortalecimento dos laços de união e compreensão entre “Karaíbas” e “Aborígenes”, convidamos a todos para uma viagem ao Brasil de hoje:
A Viagem do Curumim
Beijos
Jorge Crespo
A Montagem
A cenografia e os bonecos foram concebidos e confeccionados por Jorge Crespo em espuma de poliuretano reprocessada e plastificadas. Esse trabalho é o resultado de intensas pesquisa, desenvolvida desde 1976.
A Montagem, elaborada na técnica do teatro negro (onde o manipulador fica invisível), tem uma ambientação cenográfica que sugere as matas brasileiras em suas cores e formas.
Os bonecos possuem características próprias das tribos apresentadas, não só no aspecto da pintura corporal mas também nos traços fisionômicos e adereços, contribuindo assim para que o espectador tenha um contato mais estreito com a diversidade cultural do indígena brasileiro.
Sua manipulação é feita de forma direta – o manipulador toca nas articulações, criando expressões e gestos mais humanizados – e através de técnicas inovadoras desenvolvidas exclusivamente para neste espetáculo, com imãs e molas que permitirem o total domínio do boneco, anulando a necessidade de outros manipuladores (em geral de dois a três manipuladores por boneco).
Além dessas, são utilizadas também as tradicionais técnicas de fios e de varas.
O resultado é a total fantasia doa teatro de animação, proporcionando ao público a perfeita ilusão de que os bonecos se movimentam sozinhos
Contatos telefax: (021) 508.5194 / 527.4297 / 267.4226
(Última Capa)
Manipulação e Vozes
Jorge Crespo
Vinicius Messias
Sarito Rodrigues
Criação e Direção: Jorge Crespo
Produção: Arete e Espuma
Texto: Antonio Carlos Soares
Produção Executiva: Lucia Maria Gutierrez, Núbia Moreira
Trilha Sonora: Jorge Crespo, Vinicius Messias, Pedro Contra
Iluminação: Djalma Amaral
Pesquisa de Texto|: Lucy Manso
Pesquisa Bibliográfica: Maria Irene Brasil, Avany M. Vieira
Cenografia, Adereços e Bonecos: Jorge Crespo
Confecção: Lucia Maria Gutierrez, Luan Santana B. Crespo, Tiê Santana B. Crespo
Fotógrafo: Paulo Rodrigues
Produção Musical: Pedro Cintra
Apoio Cultural
(Logos) FIRJAN/CIRJ/SESI/SENAI/IEL, Museu do Índio, Sistemas de Higienização Word, Plínio Plásticos, Prefeitura do Rio / Secretaria Municipal de Cultura