Programa do espetáculo que estreou em 1999, no Teatro do Sesi – Graça Aranha, RJ

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

A VIAGEM DO CURUMIM

(Interior)

Ao público

A Viagem do Curumim

É a nossa viagem.

Três anos de estudo e aperfeiçoamento, tanto do conteúdo quanto da estética, buscando oferecer às nossas crianças qualidade de diversão, informação verdadeira e arte teatral.

Para o autor do texto, o desafio foi criar uma dramaturgia atual, pois nossos irmãos índios não estão mais isolados dentro do país. Eles participam e propõem formas de aproximação e união com a diferente cultura do “homem branco”.

Na peça procuramos retratar seus anseios políticos e expectativas de sobrevivência cultural; e também o seu simples querer. Assim como os povos indígenas, os não índios também desejam (ou deviam desejar) o melhor para nossas crianças.

Acreditando estar contribuindo para o fortalecimento dos laços de união e compreensão entre “Karaíbas” e “Aborígenes”, convidamos a todos para uma viagem ao Brasil de hoje:

A Viagem do Curumim

Beijos

Jorge Crespo

A Montagem

A cenografia e os bonecos foram concebidos e confeccionados por Jorge Crespo em espuma de poliuretano reprocessada e plastificadas. Esse trabalho é o resultado de intensas pesquisa, desenvolvida desde 1976.

A Montagem, elaborada na técnica do teatro negro (onde o manipulador fica invisível), tem uma ambientação cenográfica que sugere as matas brasileiras em suas cores e formas.

Os bonecos possuem características próprias das tribos apresentadas, não só no aspecto da pintura corporal mas também nos traços fisionômicos e adereços, contribuindo assim para que o espectador tenha um contato mais estreito com a diversidade cultural do indígena brasileiro.

Sua manipulação é feita de forma direta – o manipulador toca nas articulações, criando expressões e gestos mais humanizados – e através de técnicas inovadoras desenvolvidas exclusivamente  para neste espetáculo, com imãs e molas que permitirem o total domínio do boneco, anulando a necessidade de outros manipuladores (em geral de dois a três manipuladores por boneco).

Além dessas, são utilizadas também as tradicionais técnicas de fios e de varas.

O resultado é a total fantasia doa teatro de animação, proporcionando ao público a perfeita ilusão de que os bonecos se movimentam sozinhos

Contatos telefax: (021) 508.5194 / 527.4297 / 267.4226

(Última Capa)

Manipulação e Vozes
Jorge Crespo
Vinicius Messias
Sarito Rodrigues

Criação e Direção: Jorge Crespo
Produção: Arete e Espuma
Texto: Antonio Carlos Soares
Produção Executiva: Lucia Maria Gutierrez, Núbia Moreira
Trilha Sonora: Jorge Crespo, Vinicius Messias, Pedro Contra
Iluminação: Djalma Amaral
Pesquisa de Texto|: Lucy Manso
Pesquisa Bibliográfica: Maria Irene Brasil, Avany M. Vieira
Cenografia, Adereços e Bonecos: Jorge Crespo
Confecção: Lucia Maria Gutierrez, Luan Santana B. Crespo, Tiê Santana B. Crespo
Fotógrafo: Paulo Rodrigues
Produção Musical: Pedro Cintra

Apoio Cultural

(Logos) FIRJAN/CIRJ/SESI/SENAI/IEL, Museu do Índio, Sistemas de Higienização Word, Plínio Plásticos, Prefeitura do Rio / Secretaria Municipal de Cultura