Programa, 1994

Convite da cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do Rio de Janeiro (e de São Paulo), realizada em 19.12.1994, no Teatro Municipal de São Paulo

Neste ano, foram acrescentadas mais duas categorias à premiação (Figurinista e Cenógrafo), mas a escolha dos melhores espetáculos só voltará em 1995, como uma categoria do Prêmio MINC e também recebendo o Troféu Mambembe.

Júri

Lúcia Cerrone (Jornal do Brasil)
Karla Marcolino (Veja)
Manya Millen (O Globo)
Domingos Assmar Neto (FUNARTE) – Presidente da Comissão

Autor

Indicados

Márcia Frederico (Mestre por um Triz)
Rogério Blat (Andersen, A Nova Roupa do Imperador)
Teresa Frota (Viravez, o Cortês)
Carlos Augusto Nazareth (O Pássaro do Limo Verde)

Vencedor: Teresa Frota

Diretor

Indicados

Ricardo Venâncio (Mestre por um Triz)
Gilberto Gawronski (Andersen, A Nova Roupa do Imperador)
Lúcia Coelho (A Mulher que Matou os Peixes)
Carlos Augusto Nazareth (O Pássaro do Limo Verde)

Vencedor: Carlos Augusto Nazareth

Ator

Indicados

Isaac Bernat (As Aventuras de Pedro Malazartes)
Eduardo Andrade (Mestre por um Triz)
Rogério Freitas (O Pássaro do Limo Verde)
Marcelo Caridade (Viravez, o Cortês)

Vencedor: Rogério Freitas

Atriz

Indicados

Fernanda Badauê (Arlequim, Servidor de Dois Patrões)
Zezé Polessa (A Mulher que Matou os Peixes)
Márcia Frederico (Shakuntalá)
Carmen Frenzel (A Inacreditável História de Marco Pólo e sua Exuberante Viagem ao Oriente)

Vencedor: Zezé Polessa

Figurinista

Indicados

Cláudio Carpenter (Don Quixote de Mula Manca)
Ricardo Venâncio (Mestre por um Triz)
Ney Madeira e Lídia Kosovski (O Pássaro do Limo Verde)
Mauro Leite (A Incrível História do Homem que Bebia Xixi)

Vencedor: Ricardo Venâncio

Cenógrafo

Indicados

Ronald Teixeira (Andersen, a Nova Roupa do Imperador)
Ricardo Venâncio (Mestre por um Triz)
Ney Madeira e Lídia Kosovski (O Pássaro do Limo Verde)
Cica Modesto (A Mulher que Matou os Peixes)

Vencedor: Ronald Teixeira

Especial

Indicados

Eveli Fischer (pela criação e realização do projeto Andersen)
Lúcia Coelho e Zezé Polessa (pela idealização de A Mulher que Matou os Peixes)
Magda Modesto (pela assessoria de bonecos em de A Mulher que Matou os Peixes)
Cia. Teatral Nósconosco (pela adaptação e encenação de Arlequim, Servidor de Dois Patrões)

Vencedor: Cia. Teatral Nósconosco

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA RJ E SP)

(Capa)

PRÊMIO MINC
TROFÉU MAMBEMBE

Teatro Municipal
São Paulo, 19 de dezembro de 1994

(Interior)

Mambembe / 94

Pela primeira vez, a dança também é premiada

Neste final de 94, que permitiu tantas reconquistas na área cultural, haverá uma festa única. E, 93, o palco foi o Teatro Dulcina, no Rio; agora a classe se reunirá no Teatro Municipal de são Paulo, para aplaudir os quevão receber, por méritos e obras, os Troféus Mambembe de Melhores de 94 nas duas cidades.

1 – Relançado em 1993, o Prêmio Mambembe abrange em 94, pela primeira vez, a dança. A finalidade, segundo a proposta que a FUNARTE encaminhou ao Ministério da Cultura e este aprovou, é a de estabelecer uma referência de prestígio e qualidade dos múltiplos aspectos artísticos e técnicos dessa arte – coreografia, bailarinos funções técnicas (de ensino e de pesquisa) – sinalizando o reconhecimento oficial à dança brasileira.

2 – Pretende-se, desse modo, reparar uma falha das artes cênicas nacionais, uma vez que, apesar do alto padrão dos grupos brasileiros, as produções de dança têm sido restritas e escassamente prestigiadas por premiações regionais.

Prevê-se, como desdobramento, o estímulo à iniciativa privada para que amplie apoios e patrocínios a exemplo do modelar relacionamento da Shell com o grupo Corpo, de resultados amplamento conhecidos e louvados.

3 – Outra decorrência do Mambembe da Dança será o de facilitar a inserção internacional dos grupos brasileiros, dado que o programadores do circuitos e eventos sempre levam em conta, mundo a fora, os prêmios nacionais que constam dos currículos.

A repercussão da premiação deverá proporcionar, ainda, novo e poderoso impulso à circulação nacional  dessas produções, atraindo novos públicos e incentivando novas apresentações.

4 – No que concerne ao Teatro, a premiação continua limitada, este ano, a sete categorias, autor, diretor, atriz, ator, cenógrafo, figurinista e especial. Já foram 12. E espera-se que voltem a ser.

Por enquanto, persistem as limitações de ordem financeira que impedem a realização das duas festas tradicionais de entrega dos prêmios, uma no Rio, outra em São Paulo e a desejada amplitude dos prêmios, com a volta de itens como o de revelação, que ajudou a despertar a atenção ge para valôres emergentes.

Eis porque, neste final de 94 que permitiu tantas conquistas na área cultural, haverá uma festa única. Em 93, o palco foi o Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro; agora a classe se reunirá no Teatro Municipal de São Paulo, para aplaudir os que vãó receber, por méritos e obras, os troféus de melhores nas suas cidades.

5 – O que se espera, a partir deste relançamento do Prêmio MINC – Troféu Mambembe e de sua extensão à Dança, é que o prêmio recupere, já em 95, as características que, até 1990, o tornaram um dos prêmios mais representativos das artes cênicas brasileiras. E que junto com ele possam ser desenvolvidas e aperfeiçoadas outras iniciativas que também estão sendo retomadas e que muito poderão favorecer o crescimento da produção artística no Brasil.

Ferreira Gullar – Presidente da FUNARTE

O Programa da Festa

Realçando a extensão de Mambembe à Dança, o Grupo República da Dança apresenta ao longo da entrega dos prêmios, o seu espetáculo Boleros.

1- Abertura oficial. Bolero Sabor a Mi, de A. Carrilho, Entrega de prêmios.
2 – Entrega de prêmios. Bolero quizas, Quizas, de O. Farrés
3- Entrega de prêmio, Bolero Amor, Amor, de R. L. Mendez
4 – Entrega de prêmios, Bolero Aquelos Ojos, de Nilo Menendez – Urera
5 – Entrega de prêmios. Bolero Tu me Acostumbraste, F. Dominguez

Ficha Técnica

Espetáculo: Boleros
Coreografia: Ana Mondini
Assistente de Cenografia: Lena Maia
Músico Convidado: Jether Garotti Jr.
Iluminação: Fernando Guimarães
Figurinos: Alexandre Hercovitch

Elenco

Aguinaldo Bueno, Ana Elisa Supra, Armando Aurich, Beth Risoléu, Carlos dos Santos, Cláudia Palma, Gabriela Machline, Icleiber Klaus, Key Sawao, Mirian Druwe, Ricardo Vinícius e Sergio Rocha

República da Dança

Aliar o que é mais novo em arte e cultura. esta é a proposta da República da Danaça, que aponta para o século XXI na busca de um formato mais moderno, ao mesmo tempo em que percorre as raízesda brasilidade, num estilo genuinamente nacional, composto de um “mix” de etnias.

A expressão “mix” é um apelo, um manifesto da emoção que deve falar aos povos da Terra e a tantos outros que olham o Brasil com atenção, interessados numa arte que renova  em meio a tantas e tortuosas crises.

As bailarinas Ana Mondini e Gabriela Machline, representantes de duas gerações de dança do país, dirigem a companhia.

A Republica da Dança nasce adulta, vigorosa, qualitativamente embasada no elenco formado por 12 dos melhores baiilarinos da atualidade, selecionados por partilharem do mesmo interesse em desenvolver um projeto moderno e verdadeiramente inovador.

Nessa república da dança, ana Mondini é corógrafa-resident. Seu estilo inconfundível de vanguarda, inserido napós-modernidade da dança nacional e internacional, marca o grupo com aparência de impacto; estruturas rápidas e cortantes de movimento, que espelhem situações paradoxalmente cotidianas, onde a vibração dos desenhos e formas seduza as plateias com sede de novidades.

Vale destacar que Mondini e Machline não seguem sozinhas nesse empreendimento, quase aventureiro, que é a de construir uma nova companhia de dança no Brasil, pois ao seu lado estão os melhores e mais qualificados profuissionais. Um exemplo, dos mais significatuivos, é a participação da DM-9 (Nizan Guanaes) na criação e produção de todo o material gráfico tanto institucional quanto dos espetáculos. O sucesso alcançado pela República da Dança com o espetáculo Forró for All, sinaliza que a companhia está no caminho certo.

Mambembe / Teatro

A atriz Patrícia Selonk foi a grande novidade de 1994

Relação dos indicados do Teatro Adulto e Infantil RJ

Relação dos indicados Teatro Adulto e Infantil SP

Relação dos Vencedores do Teatro Adulto e Infantil RJ

NB – Os vencedores de são Paulo (adulto e infantil) serão revelados na festa de premiação

(Última Capa – Foto: Balet Nazareth, criação do Grupo Corpo)

Mambembe / Dança

Um júri nacional consagra talento, pesquisa e tendências

Relação dos indicados da Dança

Relação dos vencedores

Relação Menções Honrosas

Apoio Cultural

(Logo) Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura