(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Sapatinhos Vermelhos
(Interior)
Andrea Maciel: Sereia, nadadores, gnomos
Débora Secco: Nina
Luiz Antônio Rocha: Co-piloto, camponeses, freguês, margaridas, gnomos
Marta Côrtes: Mãe, nadadores, coro da sereia, margaridas, gnomos, menina
Marta Jourdan: Coro da Sereia, Rainha de Copas
Oscar Marques: Sapateiro
Ricardo Schopke: Aviador, camponeses
Vanessa Godoy: Madrasta, coro da sereia, gnomos
Vinicius Salles: Anjo, Carta 5, nadadores
Wellynton Emmerick: Carta 7, gnomos
Texto: Denise Crispun
Direção: Beto Brown
Figurino: Ruy Côrtes
Música: Sérgio Gonzales
Coreografia de Sapateado: Steven Harper
Coreografia: Beto Brown e Cia. das Índias
Adereços: Analu Cunha e Cassia Castro
Maquiagem: Rose Verçosa
Iluminação: Beto Brown
Sapataria: Analu Cunha e Cia. das Índias
Divulgação: Ricardo Shopke
Programação Visual: Ana Leticia Brandão
Coordenação de Produção: Luiz Antônio Rocha, Marta Côrtes e Denise Crispun
Administração e assistente de Produção: Alzira Andrade
Fotos: Silvio Pozatto
Assistência de Luz e operação: Lilia Belfort
Edição e montagem da trilha: Coordenação de produção de vídeo IBAC. Técnicos: Plínio de Souza e Hamilton
Costureiras: Virgínia, Lurdinha e Helena
Cenotécnicos: Irlan e Paulinho
Produção: C.P.A. e Cia. das Índias
(Foto da equipe)
Agradecimentos
Adriana Baião, Flávio Andreoni, Alexandre Mazzacaro, Marlinda Cordeiro, santos, Roberto di Biasi, Arnaldo Costa, Rafael César, Júlio Leon, Barreto, Roger Melo, Sério Melgaço, Kátia (Tribuna), Antônio Carlos (O Globo), Ana Cláudia Souza (J.B.), Vinícius França, Lurdinha, Virgínia, Suzana Côrtes, Braulio Bastos, Maria da Gloria Rocha, Daniela Visco, Henrique Shuler, Ingrid Zazarezzi, Condomínio Capemi Hércules, Compscientia Infor. E Tec Ltda., Alfredo Rocha, Antero Rocha, Marcia Rubin, Vera Bastos, Silvia Secco, Nando Colagrossi, Ricardo Tindo Ribeiro Secco, Custódio, Maria de Fátima da Costa Manso, João Brandão, Joana Musso Rosalem, KhalilM. Gebara, Pedro Orthoff, Frida Richter, Lula Braga, Rosa Richter
Em especial: A Hebraica, As Palhaças, Afonso Tostes
(Atividades Recreativas)
Desde pequena sempre gostei de ler: contos, novelas, revistas, x-9, romances “adultos” e, principalmente, contos de fadas. Queria lembrar quantos anos tinha quando li pela primeira vez os contos de Andersen. Talvez sete, oito anos. Só sei que li muitas vezes, e as páginas quase viravam sozinhas. Andersen escreveu as historias mais tristes que eu conheço. E eu adorava… A Menina dos Fósforos, A Sereiazinha, Sapatinhos Vermelhos atravessaram meus sonhos e deixaram um traço em todos os contos que depois escrevi.
Quando comecei a escrever para teatro, procurei alternar textos originais (Morangos e Lunetas, Telefones Sem Fio, O Segredo de Cocachim) e adaptações dos contos que mais gostava (Pedro e o Lobo, O Flautista de Hamelim). Inventar ou adaptar? Meu prazer é igual. O mais importante é alcançar a criança e recriar no teatro a magia que existe nos contos de fadas. Transformar Literatura em Teatro já significa uma alteração profunda do original. Procuro ser fiel ao espírito que esses contos me inspiram. Por isso não tento simplesmente transportar o texto para o palco.
A personagem principal tem um grande desejo: os sapatos vermelhos. Mas logo após consegui-los é aprisionada pela dança, só se libertando através da morte. Na minha versão a menina “viaja” através da dança, encontrando outros personagens de clássicos e dividindo com eles as alegrias e angústias de conhecer novos mundos, mesmo sem nunca parar de dançar.
Acredito muito na direção de Beto Brown, no nosso novo grupo: “A Companhia das Índias” e na pequena Nina. A partir desse encontro espero poder transformar ideias e frases em movimento. Puro Teatro.
(Última Capa)
Patrocínio
(Logos) Glasurit, Banco Real, Incepa
Apoio Cultural
(Logos) Madeiras Nova Ipanema Ltda., Polar, IIla Pisanina, IBLON, Luvaria Gomes, Perucas Lady, Só crianças, Faraó Restaurante Siegh, Equipe 1, IBAC, VT Center, Yes, RIO Prefeitura da Cidade, RIO Arte