Matéria publicada no Site do MINC – Comunicação Social
Por Marcelo Lucena – Brasília – 20.03.2006

Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude

Dia 20 de março, uma data importante também para a arte cênica brasileira         

Este ano, para celebrar o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), no Rio de Janeiro, prestará uma homenagem à teatróloga infantil Maria Clara Machado, falecida em 2001, e aos 55 anos do Teatro Tablado, fundado por ela. O CBTIJ tem o apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

“Na edição de 2004 foi realizada uma grande homenagem ao teatrólogo Pedro Domingues e, neste ano, em razão do aniversário dos 55 anos do Teatro Tablado, resolvemos fazer uma homenagem a Maria Clara, uma grande personalidade da literatura infantil”, explica Antonio Carlos Bernardes, conselheiro de administração do CBTIJ e representante da Câmara Setorial de Teatro do Rio de Janeiro.

Bernardes declara, ainda, que “o Ministério da Cultura, atualmente, quando abre editais para o teatro adulto também abre com as mesmas características para o teatro infantil”.

O CBTIJ foi fundado há dez anos, resultado da mobilização de artistas, técnicos e arte-educadores do país, que há mais de 30 anos, trabalham para que seja respeitado o teatro realizado para crianças e adolescentes. O centro é vinculado à Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (ASSITEJ), entidade que difunde os mesmos princípios em 75 países.

Os principais objetivos do CBTIJ são fornecer meios e promover ações para a divulgação, a difusão e desenvolvimento do teatro com alto nível artístico e técnico; propor políticas de acesso a esses bens culturais e de aumento de informação e espaços em teatros; e promover intercâmbios nacionais e internacionais.

Maria Clara Machado

Nasceu em Belo Horizonte, no dia 3 de abril de 1921, mas foi criada no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, onde morreu aos 80 anos.
Desde criança, Maria Clara viveu num ambiente de inventar histórias, pois seu pai, Aníbal Machado, também era escritor. Desta forma, estava sempre cercada de artistas e intelectuais, amigos dele.
Quando cresceu, foi estudar teatro em Paris e Londres.                

Sua primeira peça, O Boi e o Burro a Caminho de Belém, de 1953, era um Auto de Natal. Essa peça foi originalmente escrita para Teatro de Bonecos, mas acabou sendo montada com atores de carne e osso.

Ela escreveu, em 1955, a peça infantil mais famosa do país até hoje: Pluft, o Fantasminha. Essa peça conta com humor, poesia e diversas situações em apenas uma hora de duração, sendo considerada pela própria autora como a mais completa.

Maria Clara Machado é uma das pessoas que mais escreveu para o teatro infantil no Brasil. A Bruxinha Que Era Boa (1954) e O Cavalinho Azul (1959) são encenados até hoje. Ganhou os prêmios mais importantes do teatro e da literatura nacionais, como o ‘Saci’, o ‘Mambembe’ e o ‘Machado de Assis’.

Sua última peça foi escrita em 2000, Jonas e a Baleia, na qual Maria Clara reconta esse episódio bíblico em parceria com Cacá Mourthé.