Crítica publicada no Jornal O Globo
Por Rita Kauffman – Rio de Janeiro – 18.04.1986

Cabe de Tudo Nesta Arca: do Xaxado ao Barulho da Plateia

A ideia de montar um espetáculo que conduzisse as crianças a prestar atenção em música e poesia A Arca de Noé, de Toquinho e Vinícius, direção de Alice Viveiros de Castro, agora no café-concerto do Teatro Cacilda Becker é, sem dúvida, interessante. Curioso é constatar como as crianças têm realmente dificuldades de se manter em silêncio e atentas para apreciar uma apresentação que não usa microfones e efeitos eletrônicos, onde a voz do ator é o principal instrumento. Mais curioso ainda é perceber que os adultos que acompanham as crianças pouco se importam com o barulho e confusão que elas causam. E viva a liberdade!

A Arca de Noé é um show musical bem construído em que se misturam algumas poesias com apresentação dramática. Enquanto um dos atores diz os poemas, os outro cinco que integram o elenco ilustram o que está sendo apresentado de forma a dar vida às palavras E conseguem. Os diversos ritmos por onde a Arca incursiona, como numa viagem, nunca supõem didatismo. Ponto de macumba, xaxado, marcha-rancho, folia de reis, ciranda e baião são tirados do baú e expostos em cena com graça e criatividade.

Os arranjos e a direção musical de Luiz Antonio Barcos são eficientes, o espetáculo tem uma medida adequada e mantém o pique até o fim.