Programa, 1978

 

 

 

 

 

 

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

QUE LUGAR É ESSE?

(Interior)

Que Lugar é Esse?

do Grupo Bugiganga
Direção: Dilmar Messias

Elenco

Careca da Silva
Júlio César Saraiva
Lurdes Eloy
Sérgio Stein
Participação Especial:
Frederico Messias

Texto, Figurinos, Música, Som, Luz, Cartaz, Programa, Produção Executiva: Bugigangas
Fotos: Leonid Streliaev
Produção: Atosereno Produções

O Grupo

No início éramos, Careca da Silva, Dilmar Messias, Júlio César Saraiva, Lurdes Eloy, Sérgio Stein e Frederico Messias. Gente de teatro e uma criança de três anos de idade, acompanhando, brincando, e brigando com o trabalho de seus pais e amigos. Reunidos pela proposta de Dilmar de nos dedicar a um trabalho aberto, dirigido à criança, a se definir a partir de nossas vivências e convivências, iniciamos uma luta amorosa que se desenvolveu em três meses. Ocupamos uma casa vazia, ensaiando diariamente, unidos no objetivo de comunicação com a criança, através da simplicidade, do quotidiano comum. As experiências complementaram-se na criação coletiva em busca de um trabalho dinâmico, abrangendo o mundo infantil da criança de hoje, dentro do relacionamento social, da brincadeira e do dia-a-dia. Nos entregamos ao trabalho, buscamos a nossa própria integração, com o propósito de atingir a emoção honesta, num espetáculo onde é proibido mentir, onde a felicidade tem que ser real, pois só se dá o que se tem.

Nos aproximamos; agora somos “Os Bugigangas”, um grupo com os braços abertos para abraçar com o nosso trabalho a todos que nos queiram.

O Texto

O texto foi elaborado, visando diretamente a montagem teatral, a partir do trabalho prático, vivenciado pelo grupo, buscando não a compreensão literal, mas a sensibilização da criança através do uso constante de situações conhecidas e comuns ao seu mundo.

Poderia se dizer que Que Lugar é Esse? é uma unidade prática de trabalho, sobre a compreensão, honestidade, sinceridade, justiça e troca, dirigida à criança, de uma maneira vivencial. A linguagem é simples como a linguagem diária das pessoas e dinâmica, como nos jogos infantis. Não é uma estória linear, mas uma grande festa. Mostra o lugar onde se vive, as pessoas, o dia-a-dia, o sonho, o trabalho e a fantasia.

O Espetáculo

O espetáculo é simples, colorido e dinâmico. Propõe uma aproximação através da troca, compreensão, honestidade, sinceridade e justiça. Utiliza o humor constante, a brincadeira, a representação, a dança, e a música. O dia-a-dia une-se ao rádio, a televisão, ao circo e ao sonho. Livre e descontraído, como os brinquedos de criança.
Um espetáculo amigo.

Personagens

Pedro Pandorga (Um Sonhador)
Maria Diza (Vendedora de Perfumes)
Antonio (O Galhofeiro)
Dona Alzira (Uma Senhora)
Apresentadores, Cantores, Calouros, Jurados, uma Flor, uma Borboleta, Palhaços, Malabaristas, Dançarinos.

Produção

A Produção é de Atosereno Produções, responsável por muitos espetáculos, tais como:
A Tragicomédia de Don Cristóvão e da Srta. Rosita; Jota Vilão na Terra dos Girassóis; Os Reis; Hoje é Dia de Rock; O Homem que não quis morrer; Os Saltimbancos; 3 Mostras Gaúchas de Teatro Infantil; Primeira Mostra Gaúcha de Música Popular e Vários espetáculos musicais.
Produção executiva é dos “Bugigangas”.

(Última Capa)

Um Pequeno Recado

O teatro tem sido um veio de vida, a busca para encontrar longe/perto alguma coisa que não sabemos bem o que é, mas que sabemos bem o que não é. O teatro infantil nesta trajetória é o primeiro passo, o termômetro, a possibilidade de auto avaliação. Quando nos olhamos em nosso espelho representado pela nossa participação neste trabalho, o que vemos é a nossa imagem real, por mais distante que esteja da imagem ideal. Porque neste trabalho, somos nós em carne e osso, jogando com nossa inocência, com a soma de nossas vivências, incluindo nossas frustrações, jogando com nosso anseio de amor, de pureza, de poesia, com nossa fantasia, com nossa realidade. Estamos no meio do trabalho nos sentimos limpões e grandes, apesar da correria do quotidiano e dos banquetes servidos na mesa do dia, onde algumas pessoas são esquecidas entre risos e vinho. Aqui nesta sala entre nossos grilos, inconstâncias, impertinências, fomes, medos, alegrias, trabalhos, necessidades, sarros, carnavais, inquietações, fossas, sons, textos, desculpas, sóis, luas, sorrisos, lágrimas, cores, noites, dias, horas, nós estamos lutando juntos, juntos descobrindo e juntos dando voltas por cima. Estamos no meio e estamos contentes. Contentes de termos descoberto neste instante, no trabalho que nós temos muitas coisas para dar.

(Logo) Atosereno