Programa do Festival que aconteceu na cidade de São Paulo, SP, no Teatro da Cia. Paideia, de 24 a 29.09.2019

Programação do Festival nas unidades do SESC São Paulo, 2019


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(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude
Uma Janela para a Utopia

de 24 a 29 de setembro de 2019

(Verso da Capa e Página 01)

Pré Festival
21/09, Sábado
Paideia

18h00: Sonhos
Cia. Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideia
Gratuito
12+

24/09 Terça
Paideia

10h30 e 15h00: O Amigo Fiel
Grupo Sobrevento, SP
Gratuito
6+

14h00: Oficina
Expressão Corporal com Chrystel Guillebeaud, Alemanha
R $ 20,00
14+

16h00: Roda de Conversa
O Atual Cenário Cultural Brasileiro , com movimentos, organizações e grupos de teatro para a infância e juventude
Gratuito
12+

25/09, quarta
Paideia

10h30: Pedro e Quim
Cia. Paideia de Teatro, SP
Gratuito
6+

15h30: Quer Mesmo Saber?
Cia. Paideia de Teatro
R $ 30 e R $ 15
6+

15h30: Oficina
Pintura a Partir da Experiência Teatral , com Cíntia Donatelli, SP
R $ 10
9 a 13 anos

15h30: Oficina
Nos Movendo Juntos , com Teatro Al Vacío, MX
R $ 10
9 a 13 anos

Centro Cultural da Juventude

18h00: Oficina
Direitos e Desejos , com Birgit Schöne, Alemanha
Gratuito
10+

26/09, quinta

Paideia

10h30: O Tesouro
Coprodução D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha; Empresa ma, Japão e Cia. Paideia de Teatro, Brasil
R $ 30 e R $ 15
12+

11h30: Mesa de Reflexão
O Teatro para a Primeira Infância , com Teatergruppen Batida, Dinamarca; Teatro Al Vacío, México e Grupo Sobrevento, São Paulo
Gratuito
12+

14h00: Oficina
Vivência: a Presença do Ator , com Carlos Simioni, Campinas
R $ 20
14+

16h00: Tengo Uma Muñeca em el Ropero
Grupo de Teatro Buenos Aires, Argentina
R4 30 e R $ 15
15+

18h00: Prisão para Liberdade
Carlos Simioni, Campinas
R $ 30 e R $ 15
14+

19h00: Mesa de Reflexão
O Direito das Crianças , com Stefan Fischer-Fels, Alemanha e Evaristo Martins de Azevedo, São Paulo
Gratuito
12+

Sesc Santo Amaro

19h00: Abertura do XIII Festival Paideia

20h00: O Tesouro
Coprodução D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha; Empresa ma, Japão e Cia. Paideia de Teatro, Brasil
R $ 30, R $ 15 e R $ 9
12+

21h00: Performance
Paola Musatti, SP
Gratuito
Livre

Sesc Interlagos

10h às 16h: Oficina
Laboratório-Experimento Cyborg Mulher Planta-Máquina, com Carolina Sudatti

Sesc Santo Amaro

18h00: Mesa de Reflexão
A Guerra na Minha Cabeça com D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha; Empresa ma, Japão e Cia. Paideia de Teatro, São Paulo
Gratuito
12+

20h00: O Tesouro
Coprodução D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha; Empresa ma, Japão e Cia. Paideia de Teatro, Brasil
R $ 30, R $ 15 e R $ 9
12+

Sesc Interlagos

10h às 16h: Oficina
Laboratório-Experimento Cyborg Mulher Planta-Máquina, com Carolina Sudatti

Sesc Santo Amaro

14h30: Los Yayos
Compagnie de la Casquette, Belgica
R $ 17, R $ 8,50 e R $ 5
6+

Sesc Campo Limpo

14h e 16h: Pupila D’água
La Casa Incierta
Gratuito
0 a 4 anos

Centro Cultural da Juventude

18h: Oficina
Direitos e Desejos, com Birgit Schöne, Alemanha
Gratuito
10+

27/09, sexta

Paideia

10h00: O Tesouro
Coprodução D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha; Empresa ma, Japão e Cia. Paideia de Teatro, Brasil
R $ 30 e R $ 15
12+

11h: Mesa de Reflexão
Um Olhar do Teatro para a Infância no Mundo , com Söeren Ovesen, Dinamarca e Marisa Gimenez Cacho, México
Gratuito
12+

Sesc Santo Amaro

10h00: Los Yayos
Compagnie de la Casquette, Belgica
R $ 17, R $ 8,50 e R $ 5
6+

28/09, sábado

Paideia

10h00: A Menor História do Mundo
Theatregruppen Batida, Dinamarca
R $ 30 e R $ 15
18 meses a 4 anos

10h00: Oficina
Dramaturgia para o Teatro de Crianças e Jovens , com Maria Inês Falconi, Argentina
R $ 20 e R $ 10
Atores, diretores, escritores e estudantes de teatro

Teatro Arthur Azevedo

16h00: A Menor História do Mundo
Theatregruppen Batida, Dinamarca
Gratuito
18 meses a 4 anos

28/09, domingo

Paideia

10h00: Pulsar
Teatro Al Vacío, México
R $ 30 e R $ 15
0 a 2 anos

11h00: Campo
Artefactos Bascos, Cunha
R $ 30 e R $ 15
0 a 7 anos

18h00: Los Yayos
Compagnie de la Casquette, Bélgica
R $ 30 e R $ 15
6+

Teatro Arthur Azevedo

16h00: Pulsar
Teatro Al Vacío, México
Gratuito
0 a 2 anos

Sesc Interlagos

10h às 16h: Oficina
Laboratório-Experimento Cyborg Mulher Planta-Máquina, com Carolina Sudatti

Sesc Campo Limpo

14h às 18h: Oficina
Direitos e Desejos, com Birgit Schöne, Alemanha
Gratuito
10+

Centro Cultural da Juventude

20h00: Tengo uma Muñeca em el Ropero
Grupo de Teatro Buienos Aires, Argentina
Gratuito
15+

Sesc Interlagos

16h00: Sonhos
Cia. Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideia
Gratuito
12+

Sesc Campo Limpo

14h e 16h: Pulsar
Teatro Al Vacío, México
Gratuito
0 a 2 anos

14h às 18h: Oficina
Direitos e Desejos , com Birgit Schöne, Alemanha
Gratuito
10+

Centro Cultural da Juventude
19h30: Grande Festa Primavera da Infância e Juventude
Gratuito
Livre

Sesc Interlagos

15h00: A Menor História do Mundo
Theatregruppen Batida, Dinamarca
Gratuito
18 meses a 4 anos

Sesc Campo Limpo

Direitos e Desejos , com Birgit Schöne, Alemanha
Gratuito
10+

Teatro João Caetano

16h00: Cantata de Pedro e La Guerra
Grupo de Teatro Buenos Aires, Argentina
Gratuito
14+



(Página 02 – Foto)

O Tesouro
D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha; Empresa Ma, Japão; Cia. Paideia de Teatro, Brasil

SESC Santo Amaro
24/09, terça, 20h
25/09, quarta, 20h
R $ 30,00, R $ 15,00 e R $ 9,00

Paidéia
26/09, quinta, 10h30
27/09, sexta, 10h
R $ 30,00, R $ 15,00 (meia)

Indicação etária: 12 anos +
Duração: 60 minutos

Projeto The War In My Head , A Guerra na Minha Cabeça

“Há uma coisa que se pode encontrar num único lugar no mundo. É um grande tesouro. E o lugar em que este tesouro se encontra é o lugar em que nós encontramos ”- Martin Buber .

“Guerra” é uma questão de conflito de controle. O “teatro” desde o início tem sido uma questão de “gestão de conflitos” civilizada: o teatro é protagonista e antagonista, o coração do teatro é o conflito e a chance de o público aceitar ou tolerar diferentes opiniões sem violência de maneira divertida.

O espetáculo é baseado na história O Tesouro da Ponte , do filósofo Martin Buber. Nessa coprodução transcontinental entre Company-ma Tokyo, D’Haus Junges Schauspiel e a Cia. Paideia de Teatro, o encontro de culturas e estilos teatrais foi o ponto emergente para uma linguagem de teatro não usual; forte em imagens, música, em linguagem corporal e designgüe, uma obra atravessa fronteiras para criar novas misturas e perspectivas para o público jovem.

D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha, Company-ma Japão, Cia. Paideia de Teatro, Brasil

Esse projeto surgiu do desejo de levantar questões a respeito dos sonhos, medos e conflitos da juventude em três continentes, mesclou importantes figuras do cenário artístico, brasileiro e alemão. O diretor Kenjiro Otani, um dos nomes emergentes do Teatro Japonês e que já trabalhou com Kazuo Ohno; o dramaturgo, Stefan Fischer-Fels, diretor artístico de um dos mais importantes teatros para infância e juventude na Alemanha; uma coreógrafa Chrystel Gillebaud, que estudou com Pina Bausch; o dramaturgo Amauri Falseti, duas vezes premiado pelo Prêmio APCA, um cenógrafa e figurinista Aby Cohen, premiada no International Design Communication Award 2013 pela Mix Max Brasil, no Tropenmuseum, Amsterdam.

* Essa peça faz parte do projeto A Guerra na Minha Cabeça , coprodução da Cia. Paideia com Company-ma Tokyo, Japão e D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha. Este espetáculo será apresentado em Maio de 2010 no 20º Congresso Mundial da ASSITEJ, em Tóquio e no Festival do Mundo, Theatre der Welt, em Dusseldorf, Alemanha.

Direção: Kenjiro Otani
Texto: Amauri Falseti
Dramaturgista: Stefan Fischer-Fels e Sylvia Sobottka
Cenário / Figurino / Iluminação: Aby Cohen
Coreografia: Chrystel Guillebeaud
Composição: Takuji Aoyagi
Produtor principal: Aglisa Pusch e Akira Ota
Elenco: Elisa Reichmann e Akira Ota Elenco: Elisa Reichmann e Akira Ota Elenco: Elisa Reichmann, Harada
Arte: Aby Cohen
Foto: Thomas Rabsch

(Página 03 – Foto)

Sonhos
Cia. Paideia de Teatro e Núcleo de Vivência Teatral Paideia

Cia. Paideia de Teatro
21/09, sábado, 18h
Trabalho em Processo
Gratuito

Sesc Interlagos
28/09, sábado, 17h – Estreia
Gratuito, retirada de ingressos antes da apresentação
Indicação etária: 12 anos +

Um velho rabino chamado Eisik, filho de Jekel, e que morava na Cracóvia, teve um sonho no qual lhe davam uma ordem precisa de ir até Praga. Lá, sob a grande ponte que levava a castelo do rei, ele descobriria com toda certeza um tesouro. O rabino rechaçou este sonho e preparar esquecê-lo. Mas o sonho o perseguiu insistentemente, a tal ponto que o rabino finalmente se pôs um caminho. Em Praga, uma grande ponte era vigiada dia e noite por temíveis sentinelas, de modo que o rabino não teve coragem de procurar o tesouro. Mas, como não parava de andar nas habilidades da ponte, acabou por atrair a atenção de um capitão que lhe perguntou em tom severo o que estava fazendo ali.De modo bastante ingênuo, o rabino contou o motivo da sua viagem, quer dizer, o seu sonho que insistia em persegui-lo. O oficial pôs-se a rir jogando a cabeça para trás e debochando do rabino. – Um sonho! – espantou-se ele – Teve esse trabalho todo por causa de um sonho? – Sim disse o rabino, por causa de um sonho… ”

Texto do livro Histórias de um Rabi , história O Tesouro da Ponte , de Martin Buber.

Por Causa de um Sonho foi o mote, o desencadeador de todo o texto e da montagem do espetáculo Sonhos . No contado direto com jovens do Núcleo de Vivência Teatral, a partir de início e improvisações o espetáculo foi ganhando formas e se desenvolvendo na busca das respostas para: Teve esse trabalho todo por causa de um sonho? Sim, todo um trabalho de criação e reflexão para responder; Para onde você vai? O que eu quero? Quem sou eu? Qual é o meu sonho? Perguntas estas que continuam vivas por gerações e gerações… As cenas seguidas e abrem outras perguntas a partir da vida do jovem de nosso tempo.

Há 21 anos a Paideia se dedica a fazer teatro para crianças e jovens. Uma vocação que o tempo e o trabalho aperfeiçoaram, e cujo sentido se faz mais presente a cada dia. Ao longo dessas duas décadas, a linguagem teatral foi estudada e praticada com o fim estético de elaboração do objeto artístico a partir da necessidade premente de encontrar os meios com os quais dialogar com a criança e o jovem através da arte. Mesmo passados ​​21 anos de trabalho diário com a infância e a juventude, os mistérios que guardam jamais deixam de surpreender. A Cia. Paideia tem participado de festivais ao redor do mundo e consolidado importantes parcerias com países como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Suíça, entre outros.Ao longo do XIII Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude, O Tesouro e os Sonhos , que fazem parte do projeto A Guerra na Minha Cabeça .

* Essa peça faz parte do projeto A Guerra na Minha Cabeça , coprodução da Cia. Paideia com Company-ma Tokyo, Japão e D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha.

Texto e Direção Geral: Amauri Falseti
Direção de Cena: Cia. Paideia
Direção Musical: Elisa Reichmann, Margot Lohn Kullock e Rogério Modesto
Cenário e Figurino: Aglaia Pusch e Birgit Schöne
Iluminação: Rogério Modesto
Elenco: Cia. Paideia e Núcleo de Vivência Teatral Paideia
Foto: Hans Marin Florez

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(Página 04 – Foto)

O Amigo Fiel
Grupo Sobrevento, São Paulo

Cia. Paideia de Teatro
24/09, terça, 10h30 e 15h
Gratuito
Indicação etária: 6+
Duração: 55 minutos

João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e para as nuvens. O melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa com sua esposa e filho. O dono do moinho pede muitos favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel. Gosta de falar sobre os princípios da amizade, utilizando habilmente os argumentos que defendem as obrigações que um amigo, que se diz fiel, deve ter com o outro. João, que nada tem além de seu jardim, aprecia muito as palavras do amigo e faz de tudo para agradá-lo, sem nunca pedir-lhe nada em troca.Já o dono do moinho nunca oferece a João nada além de seus ensinamentos sobre o valor da verdadeira amizade, por ser uma pessoa muito ocupada e por acreditar que um homem cresce na dificuldade e,

Sobre o Grupo

Fundado no Rio de Janeiro em 1986, o Grupo Sobrevento transferiu-se do Rio de Janeiro para São Paulo há mais de vinte anos, em função da quantidade de atividades que a cidade lhe requeria. Fundou, em 2009, o Espaço Sobrevento, única sala da cidade de São Paulo dedicada especialmente ao Teatro de Animação. O Sobrevento é, hoje, um dos grupos teatrais mais destacados e atuantes do país. Desde sua fundação, em 1986 realizou, mais de 6 mil apresentações – “Que é como se tivéssemos subido ao palco mais do que dia sim, dia não, por 30 anos”, diz Sandra Vargas. “Criamos mais de 20 espetáculos e mantemos 16 em repertório.Temos realizado muitos festivais internacionais de teatro de bonecos e de animação, buscando multiplicar e desenvolver o Teatro de Animação, o Teatro de Objetos, o Teatro para a Infância e a Juventude, o Teatro para Bebês, bem como diferentes expressões teatrais contemporâneas ”. Há nove anos produz Primeiro olhar: Festival Internacional de Teatro para bebês.

Criação: Grupo Sobrevento
Texto: Oscar Wilde
Direção e Dramaturgia: Sandra Vargas
Assistência de Direção: Lourenço Cherubini
Atores-Manipuladores: Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini e Liana Yuri
Músicas Originais e Direção Musical: William Guedes
Figurinos: João Pimenta
Cenografia: Luiz André Cherubini
Iluminação: Renato Machado
Preparação Corporal e Coreografias: Sueli Andrade
Concepção dos Bonecos: Agnaldo Souza, Mandy e Sandra Vargas
Confecção dos Bonecos: Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini, Liana Yuri e Mandy
Concepção e Confecção de Adereços: Sueli Andrade e Mandy
Técnico de Iluminação e Som: Marcelo Amaral
Foto: Arô Ribeiro
Direção de Produção e Assessoria de Comunicação: Maurício Santana

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(Página 05 – Foto)

Performance Paola Musatti
São Paulo

Sesc Santo Amaro, 24/09, terça, 21h
Gratuito
Indicação Etária: Livre
Duração: 60 min.

Abertura do XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia. Com a intervenção tradicional da palhaça Manela (Paola Musatti), o público é convidado a participar ativamente dessa comemoração que há treze anos festeja o teatro para a infância e juventude.

Paola Musatti é atriz formada pela -EAD- Escola de Arte Dramática ECA-USP, em 1997. Fundou em 1992 a Cia Cênica Nau de Ícaros trabalhando como palhaça ao lado de Fernando Sampaio, por 4 anos. Em 1997 passa a integrar o elenco dos Doutores da Alegria trabalhando até hoje nos Hospitais de São Paulo como a Bestreirologista Dra. Manela. Em 2001 a convite de César Gouvêa e Marcio Ballas é a primeira palhaça a integrar o início das pesquisas no quintal do Clube de Regatas Cotoxó que deu início ao espetáculo Jogando no Quintal . Em 2005, ao lado de Vera Abbud, fundam a Cia Pelo Cano. Em cinema atuou em Doutores da Alegria o Filme, de Mara Mourão, vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Nova York 2002. Em televisão passa a integrar no ano de 2014 a equipe do Programa do Quintal da Cultura na TV Cultura sob a direção de Bete Rodrigues.

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(Página 06 – Foto)

Tengo una Muñeca no Ropero
GTBA e La Universidad Popular de Belgrano (Argentina)

Cia. Paideia de Teatro
26/09, quinta, 16h, R $ 30 e R $ 15 (meia)

Centro Cultural da Juventude
27/09, sexta, 20h, gratuito
Indicação Etária: 15+
Duração; 60 minutos

Julián tem que mudar seu guarda roupa, aquele que usava quando era pequeno e nenhum qual muitos de seus tesouros e segredos (não tão secretos assim) estão guardados: uma bola de futebol, uma camiseta de basquete, como revistas do Batman, uma Barbie que roubou de sua irmã e que para escondê-la teve que embrulhá-la em um casaco e deixar na prateleira mais alta, porque brincar com bonecas era algo proibido. Através dos objetos da sua infância que vai encontrando, Julián reconstrói os momentos de sua vida em que teve que enfrentar sua homossexualidade frente sua família e seus amigos.

Sobre o Grupo

O GTBA, Grupo de Teatro Buenos Aires, é um grupo de teatro independente, que desenvolver seu trabalho com apoio institucional da Universidad Popular de Belgrano. Desde sua fundação, em 1983, estreou vinte e três espetáculos para crianças. Uma busca de um teatro de autor, com conteúdos que apelassem aos interesses profundos da criança, com temáticas ligadas à sua experiência e nível de maturidade, ea possibilidade de identificar a regra que guiasse a ação no palco. Um teatro para crianças que valorizasse a palavra como elemento essencial da comunicação humana, base de toda a história teatral que é a base da nossa cultura.

Texto: María Inés Falconi
Direção: Carlos de Urquiza
Assistente de direção: Elena Zago
Elenco: Julián Sierra
Figurino: Endi Ruiz
Vídeo: Julián Carschenboim e Santiago Squadroni
Fotografia: Antú Martín

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(Página 07 – Foto)

Prisão para Liberdade
LUME, Campinas

Cia. Paideia de Teatro
26/09, quinta, 18h
R $ 30 e R $ 15 (meia)
Indicação etária: 14+
Duração: 100 minutos

Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume e revelação que uma técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e treinamento de personagens e construção de cenas. Prisão para a Liberdade foi apresentada no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

Sobre o Grupo

O LUME é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem como diferenças, impulsos e sonhos de cada ator. Ao longo de quase 30 anos, tornado-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas, SP, o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, contas técnicas, períodos de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro.

Concepção e Atuação: Carlos Simioni
Apoio Administrativo: Giselle Bastos
Design Gráfico e Fotos: Arthur Amaral
Registro Audiovisual: Alessandro Poeta Soave
Realização: LUME Teatro

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(Página 08 – Foto)

Los Yayos
Compagnie de La Casquette, Bélgica

SESC Santo Amaro
26/09, quinta, 14h30
27/09, sexta, 10h00
R $ 17, R $ 8,50 e R $ 5

Cia Paideia de Teatro 29/09
, domingo, 18h
Indicação Etária: 6+
Duração: 45 minutos

Ao passarem pela porta, dois velhinhos se perdem em um lugar improvável. Eles estão condenados a sofrer as regras. Música e efeitos transformam cada um deles em um cha cha cha, em um tango, numa valsa clownesca. Revigorados, encontrarão no tempo de uma dança, sua juventude perdida. Um último encontro de amor que eles deixam como resultado. “… Não podemos recuperar o que já dançamos” “que não nos tirem a dança”

Sobre o Grupo

A Compagnie de la Casquette é uma companhia de teatro dedicada principalmente ao público jovem. Foi fundada em 1983 por Philippe Jolet, Gérard Corbion, Luc Devreese e Isabelle Verlaine, todos do Théâtre des Jeunes na cidade de Bruxelas. A Compagnie de la Casquette projeta espetáculos diversificados que buscam despertar a sensibilidade, o humor, a imaginação do espectador, bem como seu olhar, seu espírito crítico diante da complexidade do mundo e das relações humanas. Embora às vezes desenvolva temas, a Cia. conduz seu trabalho longe de qualquer objetivo ou pedagógica. As apresentações são concentradas principalmente no circuito escolar, onde as crianças de qualquer condição podem ter acesso igual à cultura.A companhia também atua em programas voltados para toda a família que tornam o teatro um lugar onde diferentes gerações se reúnem. Ela acredita que é nesse contexto, diante de um público aberto, que seu trabalho faz mais sentido, que pode ter o melhor impacto, a melhor ressonância.

Direção: Pierre Richards
Texto: Isabelle Verlaine, Miguel Camino e Pierre Richards
Composição musical: Josselin Moinet
Iluminação: Guy Thérache
Figurino: Catherine Somers
Elenco: Isabelle Verlaine e Miguel Camino
Músico: Josselin Moinet
Técnico e músico: Mehdi Missoumi
Foto: Valerie Burton

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(Página 09 – Foto)

Pupila D’Água
La Casa Incierta, Brasília, DF

SESC Campo Limpo
26/09, quinta, 14h e 16h
Indicação etária: De 0 a 4 anos
Duração: 30 minutos

A peça e uma composição com várias camadas ou níveis de aproximação do universo da emoção da primeira infância. Momentos como nascimento, a decisão heroica de se assumir o destino, ou a intensidade de se viver, entrelaçam-se sutilmente com uma estória simples narrada através de um poema, de um gesto ou de um alento. O poema conta uma estória que se encontra sempre em outro nível de profundidade, um pouco mais além de um lugar alcançado. Durante o sono, uma menina solitária que não consegue se expressar, sonha com uma estrela cadente que se transforma em uma gota de orvalho e cai em sua face. Ao acordar, ela crê que as gotas são suas próprias necessidades e uma forte emoção a empurra, fazendo com que saia da proteção de cristal que a rodeia.Espetáculo vencedor do prêmio FETEN (2005), na Espanha,

Sobre o Grupo

Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, uma companhia desenvolvida um repertório de criações e atividades artísticas, além de fornecer e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores. A companhia é residente em Brasília desde 2013 e desenvolver uma série de projetos inovadores no campo das artes e da primeira infância.Realiza a curadoria e a produção do Festival Primeiro Olhar – Arte pela primeira infância, coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância e colaboração na coordenação do I Encontro Cultura e Primeira Infância, realizado em 2015 em parceria com o Ministério da Cultura. Em 2017,

Texto e Direção: Carlos Laredo
Elenco: Clarice Cardell e Fernanda Cabral
Composição Musical: Queyi e Fernanda Cabral
Figurino: Val Barreto
Iluminação: Carlos Laredo
Preparação das atrizes: Irina Kollberskaya
Produção: La Casa Incierta

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(Página 10 – Foto)

A menor história do mundo
Teatergruppen Batida (Dinamarca)

Cia Paideia de Teatro, SP
28/09, sábado, 10h
R4 30,00 e R $ 15,00 (meia)

Teatro Arthur Azevedo
28/09, sábado, 16h
Gratuito

SESC Interlagos
29/09, domingo, 15h
Gratuito
Indicação etária: 18 meses a 4 anos
Duração: 35 minutos

Está escrito em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Um encontro melodioso entre uma garota comum e um estranho pingüim que pode assobiar de cabeça para baixo. O pingüim come cinco peixes no café da manhã e fala fluentemente pingüinês. E a propósito, ele fez sua casa em uma bota de borracha… Bem, você tem que morar em algum lugar, não é? Será que os dois vão caber? No palco há uma gaita, uma trombeta, todos os tipos de instrumentos de cordas, dois atores-músicos charmosos, assim como o pequenino livro que os pequenos membros da plateia podem levar para casa e mostrar para seus conhecidos.

Sobre o Grupo
Batida, um conjunto vibrante e colorido de atores. Desde o início, há mais de 30 anos, a Companhia de Teatro Batida manteve como princípio integrar a música ao vivo e movimento em pé de igualdade com o texto. Toda a música é executada ao vivo, é visível e muitas vezes encenada da mesma maneira que a coreografia está presente na dança: como uma forma de expressão por si só. O Grupo Batida específica o seu próprio estilo teatral de interação única e, ao longo do tempo, criou uma vasta gama de espetáculos, abordando todos os grupos etários, inclusive de adultos.

Texto e Direção: Soeren Ovesen
Cenografia e Figurino: Trine Holtoug
Música Original: Per Thomsen
Elenco: Per Thomsen e Danay Anaya Blanco
Foto: Ditte Valente

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(Página 11 – Foto)

Pulsar
Compañia Teatro al Vacío, México

Sesc Campo Limpo
28/09, sábado, 14h e 16h
Gratuito

Cia. Paideia de Teatro
29/09, domingo, 10h
R $ 30,00 e R $ 15,00 (meia)

Teatro Arthur Azevedo
29/09, domingo, 16h
Gratuito
Indicação etária: De 0 a 2 anos
Duração: 30 minutos

A assembleia propõe uma experiência extraordinária, um evento de convívio, um evento espontâneo. O jogo começa com elementos simples que transcendem seus significados ou símbolos. Uma dramaturgia de ações e imagens onde os atores atuam de forma confiável e segura. Convidam os espectadores para uma experiência agradável, sutil, suave e gentil. O trabalho acontece no nível do solo e a partir da causalidade, os atores envolvidos interagem com a matéria, transformando o espaço.

Sobre o Grupo

Há 11 anos a companhias criativas propostas cênicas para os primeiros anos de vida da criança. Com espetáculos de teatro corporal e estética minimalista, tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus, tem apresentado em escolas, praças públicas e espaços alternativos na Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Turquia, Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Equador, Colômbia, China, Japão, Coréia do Canadá e Estados Unidos da América. Entre suas propostas, também oferece espaços lúdicos através de técnicas de plásticas para crianças e suas famílias.

Criação: José Agüero e Adrián Hernández
Figurino: Mauricio Ascencio
Música Original: Camila Romero Lema
Produção: Compañía Teatro al Vacío
Foto: David Orta

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(Página 12 – Foto)

Campo
Artefactos Bascos, Cunha, SP

Cia. Paideia de Teatro
29/09, domingo, 11h
R $ 30,00 e R $ 15,00 (meia)

É o segundo trabalho do artista basco Ieltxu Ortueta pensado para crianças. Vamos explorar modos de nos relacionar com materiais (pedra, galhos, papel), com o espaço e com o outro, em um jogo aberto de experimentação afetiva que parte de princípios das artes visuais, do design gráfico e da performance, e ao mesmo tempo solicitam: observar, compor, construir e brincar. Crianças e seus familiares são crianças a participar dessa experiência.

Sobre o Artista

Ieltxu Ortueta é artista performer, designer gráfico e historiador da arte. Basco, mora no Brasil faz 15 anos. Estreou em 2016 no Festival Mirada a performance Flou!, Que continua realizando até hoje. Foi selecionado para o AAG 2019 (ASSITEJ Encontro Artístico, na Noruega) como representante Latino Americano. Em 2017 desenvolvida o projeto Chão (laboratório de artes performáticas para crianças do meio rural) na cidade de Cunha, onde residir, e onde durante 8 meses, com participação de artistas originais, descobrindo a search in escolas rurais. Saiba mais: www.artefactosbascos.com

Criação, performance e espaço de jogo: Ieltxu Ortueta
Criação Sonora: Gil Fuser
Produção: Artefactos Bascos
Foto: Mario Ladeira e Husam Adin Hazimeh

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(Página 13 – Foto)

Cantata de Pedro e la Guerra
GTBA e La Universidad Popular de Belgrano, Argentina

Teatro João Caetano
29/09, domingo, 16h
Gratuito
Indicação etária: 14+
Duração: 60 minutos

A guerra não é só uma série de imagens selecionadas que a televisão mostra. A guerra, para quem transita por ela, é uma experiência dolorosa, angustiante e desoladora. O povoado onde vive Pedro sofre uma guerra que não compreende, gerada por interesses muito distantes dos seus. Em um bombardeio, Pedro fica preso embaixo dos escombros e se salva graças ao afeto, cuidado e inteligência de um velho analfabeto que, preso como ele, suscita que se mantenham despertos e atentos inventando histórias. Não somente o afeto salva Pedro de sucumbir, mas também como palavras, que dão a possibilidade de seguir vivendo depois do desastre.

Sobre o Grupo

O GTBA (Grupo de Teatro Buenos Aires) é um grupo de teatro independente, que desenvolver seu trabalho com apoio institucional da Universidad Popular de Belgrano. Desde sua fundação, em 1983, estreou vinte e três espetáculos para crianças. Uma busca de um teatro de autor, com conteúdos que apelassem aos interesses profundos da criança, com temáticas ligadas à sua experiência e nível de maturidade, ea possibilidade de identificar a regra que guiasse a ação no palco. Um teatro para crianças que valorizasse a palavra como elemento essencial da comunicação humana, base de toda a história teatral que é a base da nossa cultura.

Texto: María Inés Falconi
Encenação e Direção Geral: Carlos de Urquiza
Música Original: Carlos Gianni
Elenco: Marcelo Balaá, Graciela Bravo, Claudio Provenzano, Julián Sierra
Músico: Luis María Aguilar
Figurino: Lucía de Urquiza
Cenografia: Carlos di Pasquo
Iluminação: Alejandro Le Roux
Preparação Vocal: Martín Sacco
Montagem e Criação de Vídeo: Gustavo Antonio

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(Página 14 – Foto)

Pedro e Quim
Cia. Paideia de Teatro, São Paulo

Cia. Paideia de Teatro
25/09, quarta-
feira , 10h30 Indicação Etária: 6+
Duração: 60 minutos

Pedro e Quim narra a história de amizade e confidência entre dois irmãos. Eles gostam de conversar à noite, quando Pedro conta a Quim histórias, mas Quim quer saber outras coisas: por que a mãe deles tem chorado todos os dias. E por que o pai tem de subitamente ir viajar, e por que Pedro também tem de se mudar. O texto aborda sutilmente complexidades específicas de momentos históricos e questões também que incidem sobre a vida de todas as crianças: a dificuldade de serem ouvidas, a violência na escola, a falta que sentem de seus pais quando estes não podem estar presentes. Mas também revelam como janela que elas procuram à sua disposição: a fantasia, as histórias que as fortalecem, a esperança, o apoio dos familiares.A peça é inspirada na história real de uma família judia alemã que imigrou para o Brasil em 1938.

A peça Pedro e Quim preferida o Prêmio APCA 2018 Teatro Infantojuvenil, Grande Prêmio da Crítica, por ser um espetáculo “que muito bem explorou o conceito de diversidade étnica, assim como bullying, tolerância e respeito”.

A peça também é finalista no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Texto Original (Amauri Falseti) e foi finalista nas categorias Espetáculo Infantil e Ator (Rogério Modesto).

Texto e Direção: Amauri Falseti
Assistência de Direção: Ana Luiza Junqueira
Direção Musical: Margot Lohn Kullock
Cenário e Figurinos: Aby Cohen
Iluminação: Wagner Freire
Elenco: Aglaia Pusch, Rogério Modesto e Valdênio
Tradução José Marcotte
Foto: Rafael Chmielewski e Jess Marcotte Foto: Rafael Steinhauser

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(Página 16 – Foto)

Oficinas

Oficina Expressão Corporal
com Chrystel Guillebeaud, Alemanha

Cia.Paideia de Teatro, 24/09, terça, 14h
R $ 20,00 e R $ 10,00
Indicação Etária: 14+
Duração: 120 min.

A oficina tem como objetivo pesquisar com os participantes como enriquecer a criatividade de sua linguagem corporal e transformar movimentos cotidianos concretos em uma linguagem de dança mais abstrata. Onde podemos buscar inspiração e abrir nosso vocabulário de movimento? Quais ferramentas podemos usar para alcançá-lo? A necessidade do movimento e a musicalidade física do artista, que introduz um papel importante em sua longa carreira com o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, também será abordadas em seu trabalho.

Chrystel nasceu em Paris em 26 de julho de 1971. Estudou Ballett com Daniel Franck, Gilbert Meyer da Opéra de Paris, Jazz Moderno com Raza Hammadi, Dança Contemporânea e Tai Chi. Estudou artes plásticas no Musée des Arts Déco de Paris. 1995-2000 foi membro permanente do Wuppertal Tanztheater de Pina Bausch. Ela aparece no filme de Wim Wenders: Pina , nomeada para o Oscar. Em 2006, chamada pelo seu trabalho coreográfico o prêmio de patrocínio dos Museus Eduard Von der Heydt. Foi professora de formação no teatro regional de Münster e ministra formação corporal para os atores do Teatro de Düsseldorf, onde também investigou como Coreógrafa para várias produções.

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Oficina Pintura a Partir da Experiência Teatral
Com Cíntia Donatelli, São Paulo

Cia. Paideia de Teatro
25/09, quarta-feira, 15h30
R $ 10,00 (valor único)
Indicação Etária: 9 a 13 anos
Duração: 90 min.

A partir de uma história contada as crianças trabalharão pinturas de paisagens lúdicas e personagens com tinta acrílica. As crianças que desejarem selecionar duas obras expostas durante o festival.

Cíntia Donatelli é artista plástica formada na Escola Panamericana de Artes, em Psicologia e Pedagogia Waldorf. Trabalhou como professora na ONG Alquimia e ministrou oficinas de pintura para os professores dessa ONG. Produziu cartazes para peças da Cia. Paideia, além de oferecer oficinas para jovens e crianças do projeto da companhia.

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(Página 17 – Foto)

Oficina Nos Movendo Juntos
com Teatro Al Vacío, México

Cia. Paideia de Teatro
25/09, quarta, 15h30
R $ 20,00 e R $ 10,00
Indicação Etária: 09 a 13 anos e acompanhantes
Duração: 90 min.

Está aí? Tem alguém aí? Pode me ver? Me entende? Me escolhe? Estas são perguntas fundamentais que surgem ao construirmos enlaces afetivos. Esta oficina propõe um espaço de encontro através da linguagem corporal que amplia, reforça ou gera vínculos que contribuem para a construção da subjetividade, individual ou coletiva. Uma experiência de jogo que gera comunicação e empatia.

Há 11 anos a companhia cria propostas cênicas para os primeiros anos de vida da criança. Com espetáculos de teatro corporal e estética minimalista, tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus, tem apresentado em escolas, praças públicas e espaços alternativos na Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Turquia, Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Equador, Colômbia, China, Japão, Coréia do Canadá e Estados Unidos da América. Entre suas propostas, também oferece espaços lúdicos através de técnicas de plásticas para crianças e suas famílias.

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Oficina Laboratório – Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina
com Carolina Sudati, São Paulo

Sesc Interlagos
25, 26 e 27/09, quarta, quinta e sexta, 10h às 16h
Indicação Etária: 13 a 17 anos
Duração: 360 min. por encontro
A apresentação da finalização desta oficina realizada no dia 29/09, às 15h na Paidéia

Neste Laboratório serão alguns dos parâmetros utilizados no desenvolvimento da performance Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina, onde caminhamos no sonho de poder mudar de espécie graças à interação com objetos vestíveis de base com materiais do Reino Vegetal. Para esta interação, concentrar energias em explorar o olhar sobre materiais e o entorno natural, além de trabalhar com manufaturas de objetos vestíveis, apêndices ou dispositivos de ampliação do movimento. É uma prática para criar um corpo mais biônico, mas no sentido de ativar percepções de sensibilidade possibilitando-nos ser mais atentos, afetivos e acolhedores.Em uma instância mais ampla, buscamos a ampliação de nossa percepção para a importância dos entornos verdes e dos espaços de reconexão com a natureza, integrando-nos com seus ritmos,

Carolina Sudati é artista da performance. Tem se dedicado à investigação da relação entre corpo e movimento com elementos vestíveis como uma extensão do espaço. Por meio do ateliê móvel “Translúcida Bruta”, busca explorar coletivamente a potência do sabre manufatureiro, o ritual como prática de artesania e a limitação como pulsão de expansão do corpo e percepção. É artista residente do Programa de Residência Artística e de pesquisa no Obras em Construção da Associação Cultural Casa das Caldeiras.

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(Página 18 – Foto)

Oficina Direitos e Desejos
com Birgit Schöne, Alemanha

Centro Cultural da Juventude
25 e 26/09, quarta e quinta, 18h às 20h
Gratuito
Indicação Etária: 9 a 13 anos
Duração: 120 min

Sesc Campo Limpo
27, 28 e 29/09, exta, sábado e domingo, 14h às 18h
Gratuito
Indicação Etária: 9 a 13 anos
Duração: 240 min.

Partindo da Declaração do Direito das Crianças, um artista Birgit Schöne irá coordenar uma intervenção plástica no espaço do CCJ e do Sesc Campo Limpo. Tendo como motivação inicial o direito que toda criança tem de ser respeitada, acolhida e amada, as crianças e jovens da oficina expressam no espaço seus desejos, transformando em arte plástica a voz da infância e da juventude.

Birgit Schöne (Berlin, Alemanha): Cenógrafa e figurinista. Estudou na Academia de Arte em Berlim. Trabalhou desde 1988 em diversos teatros e também para a televisão. Participou de produções para Berlin com Armin Petras e Frank Panhans em Frankfurt / Oder, Leipzig, Graz, Dusseldorf, Tailândia e Colômbia. Também trabalhada na área das artes plásticas e crioulo, além de anteriores de cartazes de teatro e revelados de livros, muitas fachadas de ruas, casas e esculturas coloridas para espaços públicos e foyer de teatros.

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Oficina Vivência: A Presença do Ator
com Carlos Simioni, Campinas

Cia Paideia de Teatro
26/09, quinta, 14h
R $ 20,00 e R $ 10,00
Indicação Etária: +14
Duração: 120 min.

Será trabalhada a construção do campo magnético do corpo do ator através da dilatação corporal e uso direcionado das caixas, contenção e distribuição de energia.

Ator, pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e pesquisou nas áreas de antropologia teatral e cultura brasileira e investigada elabor, conexão e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.

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(Página 19 – Foto)

Oficina Atuação Criativa em Interação com Imagens
com Eric Nowinski, São Paulo

Cia. Paideia de Teatro
28/09, sábado, 10h
Indicação Etária: 14+
Duração: 120 min.

Oficina para atores, artistas visuais, cenógrafos, estudiosos de artes cênicas, que trabalharão conjuntamente sob a ideia da interação entre objetos ampliados em projeção, sombras e materiais manipuláveis, em atuação e criação de esboços de cenas.

Eric Nowinski é ator, diretor, professor e iluminador. Iniciou no Teatro sob orientação de Célia Helena, no início dos anos 80. Em sua formação, teve a oportunidade de trabalhar com Antunes Filho, Fauzi Arap e José Celso Martinez Corrêa, entre outros. Como ator, integrou diversos coletivos importantes da cena paulista, como o Grupo Tapa, Teatro Ventoforte e Companhia do Feijão. É também consultor artístico e iluminador do grupo As Meninas do Conto, para o qual co-dirigiu com Simone Grande o espetáculo Bruxas, bruxas e mais bruxas (2011). Estreou 2012 o espetáculo A Linha Mágica , primeira produção da Fabulosa Companhia, pelo qualifico os premio APCA e FEMSA de melhor direção em Teatro infantil. Em 2014, dirigiuO Sonho de Jeronimo também premiado pela APCA e FEMSA em diversas categorias.

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Oficina Dramaturgia para o Teatro de Crianças e Jovens
com María Inés Falconi, Argentina

Cia. Paideia de Teatro
28/09, sábado, 11h
R $ 20,00 e R $ 10,00
Indicação Etária: 14+
Duração: 120 minutos
Indicada para atores, diretores, escritores e estudantes de teatro.

A oficina abordará a análise dos elementos da escrita dramática aplicada aos trabalhos que os participantes desenvolverem durante a oficina. As propostas práticas consistem em exercícios de escrita sobre diferentes signos.

María Inés Falconi é escritora especializada em literatura e dramaturgia para crianças e jovens. Estreou e publicou mais de 50 peças na Argentina e em outros países de língua espanhola. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o Prêmio Argentores e o Prêmio Fondo Nacional de las Artes. É membro fundador da ATINA (Associação de Teatristas Independentes para Crianças e Jovens) e vice presidente da ASSITEJ Internacional.

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(Página 20)

Mesas de Reflexão e Conversas

O Direito das Crianças

Cia. Paideia de Teatro
Programação Pré-Festival
21/09, sábado, 19h
Gratuito
Indicação Etária: 12+
Duração: 80 min.

A mesa discutirá o direito das crianças em relação ao teatro e à arte. No Brasil, fale em arte como direito pode chegar a ser chocante devido à falta de direitos tantos básicos e primordiais. Porém, a proposta da mesa, é justamente gerar o debate em torno da importância da arte na vida de uma criança, ainda que faltem tantos outros direitos, esse não pode ser tratado como algo supérfluo.

Convidados

Evaristo Martins de Azevedo, Brasil. Crítico de teatro; jurado do Prêmio Shell de Teatro há 5 anos; membro do júri da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) há 12 anos. É o único crítico de teatro que integra os dois júris, dos dois maiores, mais antigos, respeitados e tradicionais prêmios do teatro brasileiro. Escreve para a Revista Multiplus Olhares. Além de crítico de teatro, é também parecerista e membro permanente da CAP do ProAC-icms da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; por mais de 4 anos, foi parecerista da SEFIC do Ministério da Cultura, para projetos de artes cênicas da Lei Rouanet.É também advogado especialista em Direito Cultural e foi Presidente da Comissão de Direito às Artes da OAB-SP de 2012 a 2019.

Stefan Fischer-Fels, Alemanha. Diretor Artístico desde o verão de 2016 e parte da equipe principal da Düsseldorfer Schauspielhaus com o Generalintendant Wilfried Schulz. Foi Diretor Artístico em Düsseldorf de 2003-2011 e Diretor Artístico do Teatro Grips de 2011-2016. Começou como dramaturgista no Grips Theatre Berlin 1993 – 2003. É vice-presidente da diretoria da Assitej Alemanha e membro do Comitê Executivo da Assitej International desde 2011. Ele está comprometido com os direitos das crianças à arte e participação cultural, bem como para a profissionalização e desenvolvimento qualitativo da área Teatro para Crianças e Adolescentes na Alemanha e no mundo. É co-fundador da iniciativa Meu Direito é Seu Direito, que defende os direitos dos refugiados.

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(Página 21)

O Atual Cenário Cultural Brasileiro

Cia. Paideia de Teatro
24/09, terça, 16h
Gratuito
Indicação etária: 12+
Duração: 90 min.

Roda de Conversa com: FIBRA *, CBTIJ **, Red Iberoamericana de Teatro para Niños e Jóvenes, MOTIJ ***, TE-VEO ****, SESC, Secretaria Municipal de Cultura, Itaú Cultural, Sindicato dos Artistas, Observatório dos Festivais, Rede Latino Americana de Criação Cênica para a Primeira Infância, Pecinha é a Vovozinha (Dib Carneiro Neto) e Cia. Paideia de Teatro.

Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens / ** Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude / *** Movimento de Valorização do Teatro para Infância e Juventude / **** Artes Ecênicas para la Infancia y la Juventud

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A guerra na minha cabeça

Sesc Santo Amaro
25/09. quarta, 18h
Gratuito
Indicação Etária: 12+
Duração: 60 min.

Há mais de um ano a Company-ma Tokyo (Jápão), a Cia. Paideia de Teatro (Brasil) e o D’Haus Junges Schauspiel (Alemanha) estão co-produzindo o espetáculo O Tesouro . Essa peça faz parte de um grande projeto chamado The War in my Head , em que jovens da Alemanha, do Japão e do Brasil, através do teatro, discutem quais são os sonhos, os medos, os desejos, as expectativas dessa geração. Além do espetáculo criado nessa parceria entre as três companhias a Cia. Paideia de Teatro também produziu, com o seu Núcleo de Vivência Teatral para Jovens o espetáculo Sonhos , que terá sua estreia neste Festival.
A mesa busca trazer um público um pouco da experiência desse processo com a juventude três países, os seus conflitos comuns e as suas necessidades necessárias, a guerra que cada indivíduo precisa travar dentro de si para estar no mundo, sobretudo hoje com a globalização, com a cultura de massas a todo vapor e com a comunicação ampliada de tal forma que nenhuma geração anterior vivenciou.

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(Página 22)

Teatro para a Primeira Infância

Cia. Paideia de Teatro
26/09, quinta, 11h30
Gratuito
Indicação etária: 12+
Duração: 60 min.

A mesa pretende abordar as especificidades do teatro para a primeira infância. A partir da experiência de três grupos com longo histórico para esse público definir como: qual a importância do texto e da música nesse tipo de teatro, como se dá uma escolha temática de cada obra, qual a importância do ambiente para esse público, entre outros.

Convidados

Teatergruppen Batida

Um conjunto vibrante e colorido de atores musicais. Desde o seu início, há mais de 30 anos, a Companhia de Teatro Batida manteve como princípio integrar a música ao vivo e movimento em pé de igualdade com o texto. Toda a música é executada ao vivo, é visível e muitas vezes encenada da mesma maneira que a coreografia está presente na dança: como uma forma de expressão por si só.

Teatro Al Vacío

Há 11 anos a companhia cria propostas cênicas para os primeiros anos de vida da criança. Com espetáculos de teatro corporal e uma estética minimalista, tem feito parte da programação de diferentes espaços cênicos e museus. Entre suas propostas, também oferece espaços lúdicos através de técnicas de plásticas para crianças e suas famílias.

Grupo Sobrevento

Fundou, em 2009, o Espaço Sobrevento, única sala da cidade de São Paulo dedicada especialmente ao Teatro de Animação. Desde sua fundação, em 1986 realizou, mais de 6 mil apresentações – “Que é como se tivéssemos subido ao palco mais do que dia sim, dia não, por 30 anos”, diz Sandra Vargas. Há nove anos produz Primeiro olhar: Festival Internacional de Teatro para bebês.

La Casa Incierta

Companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell. A companhia reside em Brasília desde 2013 e realiza a curadoria e produção do Festival Primeiro Olhar – Arte pela Primeira Infância.

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(Página 23)

Um Olhar do Teatro para a Infância no Mundo

Cia. Paideia de Teatro
27/09, sexta, 11h
Indicação Etária: 12+
Duração: 90 min.

O que se tem feito de teatro para a infância no mundo? Através do olhar de Marisa Gimenez Cacho e Söeren Ovesen abordaremos a seguinte pergunta: que aspectos acham importante encontrarmos numa obra teatral para a infância no mundo de hoje? 

Convidados

Marisa Gimenez Cacho – Produtora teatral, assistente de direção, atriz e gestora. Foi responsável pela Subcoordenação de Ligação com os Estados e foi, por mais de 12 anos, diretora do Programa de Teatro para Crianças e Jovens da Coordenação Teatral do INBAL. Dirigiu pesquisas e participação da produção de livros e artigos relacionados ao teatro. Dirigiu o Festival de Trote Infanto-Juvenil e organizou o Congresso de Teatro e Educação, no âmbito do Primeiro Festival Ibero-americano de Teatro Infantil e Juvenil organizado pela OEI e pelo INBA. É membro do Comitê Executivo da ASSITEJ e, de 2014 a 2017, atuou como Secretária Geral.No ano de 2019 foi nomeada coordenadora nacional de teatro do Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura do México (INBAL).

Söeren Ovesen – É diretor, ator e dramaturgo. Integra a gestão do coletivo de teatro dinamarquês Batida. Membro do Conselho da ASSITEJ Dinamarca e membro da Assitej Internacional, uma Associação Internacional de Teatro para Crianças e Jovens.

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Grande Festa Primavera da Infância e Juventude

Centro Cultural da Juventude
28/09, sábado, 19h30
Gratuito

Festa no Centro Cultural da Juventude em que todos os participantes da Primavera da Infância e Juventude estão programados.

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(Página 24 – Foto)

Festival Sobre o XIII

“Com tempo ruim. Todo mundo também dá bom dia!

Em um momento como este que estamos vivendo no universo da Cultura, realizar um festival de teatro para crianças e jovens para muita gente pode parecer um desperdício de trabalho, tempo e dinheiro. Mas é justamente por estes desperdícios que lutamos e conseguimos realizar este 13º festival. Foram muitos dias de trabalho na curadoria, na busca de parceiros, um tanto de gente que voluntariamente se envolveu para a realização desta edição, os grupos e companhias que desejaram e se dispuseram a estar na programação de qualquer forma, enfim muito trabalho e muita dedicação . Desde o dia que terminamos a 12ª edição, demos início à 13ª que agora se concretiza. Sempre corremos contra o tempo para cumprir essa nossa utopia.

Mais uma vez pudemos contar com o SESC como parceiro institucional, garantindo assim a realização dessa edição. Contamos também com a força da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, de consulados e institutos, do Itaú Cultural, da Fundação Mahle e outros tantos apoios.

Este ano o festival também participa da Primavera da Infância e Juventude. Além disso, o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem fará uma mostra dos espetáculos premiados. O espetáculo Pedro e Quim é um deus e será apresentado na Paideia no dia 25 de setembro às 10h30.

Tudo isso para realizar um festival que já faz parte de nossa história e da Cidade de São Paulo, para podermos nos encontrar com outros grupos, trocar experiências, refletir o nosso fazer teatral, saber do trabalho de outros países, seus desafios e conquistas, buscar e dar apoio, fazer uma “festa” do teatro onde a esperança e a força para continuar são servidas como alimento para nossa criação do melhor teatro para crianças e jovens. Nesta festa aproveitamos para brindar nosso encontro e nossa Utopia.

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Guerra

Nos últimos anos o trabalho com jovens na Paideia conquistas superiores tanto no sentido de alcançar um enorme público, como também o que para nós é fundamental, o envolvimento dos jovens em todo o processo e onde temas evoluiu, resultaram em espetáculos com pontos altos, tanto na qualidade como na profundidade.

Nosso palco a cada ano vem se transformando o que sempre acredita ser nosso objetivo principal, uma verdadeira Ágora e cada apresentação uma assembleia onde existe, pulsante, o envolvimento do palco e da plateia.

Neste ano não foi diferente. A escolha do tema The War in My Head e todo o processo de trabalho junto aos jovens, que desde seu início, em março, vem se aprofundando com debates, pesquisas, oficinas de canto, improvisações e montagens de cena, colaboram para que o resultado do processo seja de fato um espetáculo onde todos os envolvidos se apropriam e fazem de suas atuações o grande milagre do teatro.

Amauri Falseti  é um dos fundadores e diretor da Cia. Paideia de Teatro.

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(Página 25 – Foto)

A Paideia Associação Cultural e Cia. Paideia de Teatro

Recentemente, a 25ª edição do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem entregou à Cia. Paideia de Teatro os Prêmios de Melhor Autor de Texto Original (Amauri Falseti), pelo espetáculo Pedro e Quim e o Prêmio Especial, para o espetáculo Vamos para Escola!, Por devolver ao teatro um lugar de tribuna, catarse e reflexão, integrando atores, alunos e plateia. Estes mesmos espetáculos conquistaram o Grande Prêmio da Crítica da APCA (Associação Paulista de Técnicos de Arte) na categoria Teatro Infanto-juvenil. A Paideia elevada da 31ª edição do Prêmio Shell de Teatro o Prêmio de Inovação, pela construção de seu trabalho na formação de plateia com requisitos nacionais e internacionais.

Fundada em 1998 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, uma Paideia Associação Cultural é uma instituição regida pela Cia. Paideia de Teatro que se dedica aos jovens e às crianças. Hoje, sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro. Jovens e crianças fazem Oficinas semanalmente no local, além de professores e artistas.

A Paideia mantém uma vasta programação cultural, e realiza o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua 13ª edição.

Em 2017, o grupo pago o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria arte para Crianças, em votação popular, com 71% dos votos. Em 2010, a Paideia Premium o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na Categoria Especial por sua programação intensa e diversificada, e, desde 2009, foi reconhecida como Ponto de Cultura.

Durante sete anos a Paideia manteve parceria com o Teatro Grips de Berlim, grupo pioneiro no teatro mundial para crianças e jovens; uma parceria resultou na montagem de três peças por cada grupo, local no Brasil e na Alemanha. Hoje a Paideia está em parceria com D’Haus Junges Schauspiel, Alemanha e a Company ma, Japão, e mantém parcerias com grupos da Argentina, Chile, Dinamarca, Suíça, entre outros, e com redes de para a infância e juventude ao redor do mundo.

Ao longo da história da Paideia, o grupo contou com o apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e dos jovens que frequentam seus cursos.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

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(Páginas 26 e 27 – Foto)

Teatro Paideia

Idealização: Aglaia Pusch um e Amauri Falseti
Curadoria: Aglaia Pusch
Curadoria Eixo reflexivo: Amauri Falseti, Aglaia Pusch, Ana Luiza Junqueira
Direção Geral: Aglaia Pusch
Direção Artística: Amauri Falseti Franco
Geral dequeira Produção: Ana Luiza Jun
Assistente de Direção Geral: Luc.
Produção: Aglaia Pusch, Ana Lyuiza Junqueira, Camila Amorin, Elisa Reichmann, Lucciano Franco, Viviane Andrade e Bárbara Ribeiro Celestino
Apoio: Birgit Schöne, Luisa Crobelatti e Flávio Porto
Coordenação Financeira: Viviane Andrade
Direção Técnica: Rogério Modesto
Site: Carolina Chmielewski, Enricewski Site: Carolina Chmielewski Site Modesto : Carolina Chmielewski e Pedro Falseti
Traduções: Ana Luiza Junqueira, Carolina Chmielewski, Christine Röhrig, David Reynaldo Kullock, Hans Marin Florez, Laura Garavatti Gryzbowski, Monique Sengenberger, Sylvia Lohn, Thomas Yassuda Braeckman
Ilustração da Capa XIII Festival: Ieda com Romera, Geninho Galvão
Diagramação: Rosa
com relações : Suzana Azevedo
Organização de Alimentação: Ana Luiza Junqueira e Valdênio José
Chef de Cozinha: Fabiano Roldão
Assistente de Cozinha: Ana Maria Junqueira Tavares e Ingra Ribeiro
Equipe da Cozinha: Miriam Wu (voluntários)
Equipe Técnica: Ivan Fagundes, Juarez Adriano, Rodrigo Abreu , Rogério Modesto
Registro: Laura Garavatti Gryzbowski e Yohanna Rodrigues
Coordenação da Equipe de Jovens e Espaços: Valdênio José
Coordenação de Camarim: Suzana Azevedo
Coordenação de Bilheteria: Lucciano Franco, Thiago Reimberg e Viviane Andrade
Transportes: Nilton Rosa (voluntários)
Café Paideia: Ana Carolina Araújo Sant’anna, Ana Paula Alves, Beatriz Adoglio, Edilene soares, Eliane Espínola, Guilherme Felinto , Murillo Carvalho e Suellen Silva Oliveira
Equipe de Apoio: Jovens da Paideia
Assessoria de Imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação e Claudia Hataro
Hospedagem Solidária: Regina Helena Ribeiro, Antônio Paulo Ribeiro, Sabrina Ortiz, Lucas Sacai, Andrea Sacai, Maria Luiza Levy

Cia. Paideia de Teatro
Amauri Falseti, Aglaia Pusch, Ana Luiza Junqueira, Carolina Chmielewski, Elisa Reichmann, Flávio Porto, Lucciano Franco, Rogério Modesto, Suzana Azevedo, Valdênio José, Viviane Andrade

Sesc, Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado de São Paulo
Presidente do Conselho Regional: Abram Szajman
Diretor do Departamento Regional: Danilo Santos de Miranda

Superintendentes
Técnico Social: Joel Naimayer Padula
Comunicação Social: Ivan Giannini
Administração: Luiz Deoclécio Massaro Galina
Assessoria Técnica e de Planejamento: Sergio José Battistelli

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 (Página 28 – Foto)

Teatro Paideia

Gerentes
Ação Cultural: Rosana Paulo da Cunha
Sesc Campo Limpo: Mario Fernandes
Sesc Interlagos: Ricardo Gentil de Oliveira
Sesc Santo Amaro: Claudia Darakjian Tavares Prado

Equipe Sesc
Sergio Luis V. de Oliveira, Marcos Villas Boas, Jaderson Porto, Giuliana Agnelli Estrella e Andre Lerro Correa

Secretaria Municipal de Cultura

Coordenador Geral: Pedro Granato
Supervisor e Programador de Teatros: Júlio César Dória
Supervisor de Centros Culturais: Eliézer Giazzi Teles
Supervisor Técnico: Bernardo Perri Galegale
Designer: Rodrigo Bognar
Secretária da Coordenadoria: Marina Dias Santoro
Assistente
Jovem Administrativa e de Comunicação: Nancy Monitora: Isadora do Nascimento

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(Verso da Última Capa)

Endereços

Cia. Paideia de Teatro
Rua Darwin, 153, Jardim Santo Amaro
São Paulo, SP
+55 11 5522 1283
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