Cartaz do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro do Centyro cultural Laura Alvim, com temporada de 06.10 a 16.12.2001

Filipeta, 2001

Programa, 2001

 

Barra

Convite 10 anos, 2003

Melissa Teles-Lôbo e Álvaro Assad

Fotos; Ricardo Gabriel

Barra

(Informações do Programa)

(Capa)

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura
Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro

Casa de Cultura Lauro Alvim
Teatro Laura Alvim / FUNARJ

VICTOR JAMES

Centro Teatral e Etc e Tal

(Verso da Capa – Jogo para montar um dado)

(Página 01 – Desenho)

Este programa foi produzido originalmente em preto e branco

(Página 2)

O Grupo

O Centro Teatral e Etc e Tal é um grupo de teatro de repertório formado em 1993 que tem sua pesquisa artística calcada no estudo da mímica.

Nos últimos anos a trajetória tem sido delineada com temporadas teatrais, Festivais competitivos e Mostras Internacionais de Teatro através de nosso repertório.

Apresentações são realizadas diariamente, tanto dos espetáculos de repertório como de projetos especiais.

Este fazer cotidiano criou e cria ferramentas úteis ao trabalho cênico, que aliadas aos ensaios práticos das técnicas utilizadas pelo grupo, resultaram na criação da característica que é exclusiva do Centro Teatral e Etc e Tal: a ‘Pantomima Literária’.

A ‘Pantomima Literária’ se confunde com a própria trajetória do grupo.

Através de apresentações para os mais diversos públicos e espaços cênicos imagináveis, o Centro Teatral e Etc e Tal foi armazenando em seu acervo artístico incontáveis situações cômicas e ilusórias que resultaram em espetáculos onde a resposta do público já faz parte da ficha técnica.

O Centro Teatral e Etc e Tal é composto por Márcio Moura, Melissa Teles-Lôbo e Alvaro Assad.

(Página 3)

A Pantomima Literária

A ‘Pantomima Literária’ nada mais é do que ação simultânea a narração. Enquanto um ator narra o texto, o outro executa ao mesmo tempo, em mímica.

Um dos fundamentos das apresentações é que os personagens estão sempre num embate direto, quer dialogando, quer entrando em conflito com as forças criadoras da cena: o autor, a iluminação, as situações pré-definidas, os figurinos e o próprio público. Em outras palavras: nem sempre o personagem concorda dom seu destino.

A mímica também é usada na criação de pantomimas e efeitos cênicos ilusórios, mas o grupo tem como preceito a utilização da linguagem verbal dentro de seus trabalhos, o que contraria as regras das pantomimas clássicas que são executadas em absoluto silêncio. Esta comunicação é feita em português e em Abahu.

O Abahu é uma linguagem onomatopaica que tem como função reforçar a ação mimo-teatral, dar dimensão sonora à cena e conseqüentemente provocar o riso.

(Página 04 – Jogo do Labirinto)

O Espetáculo

História de um garoto que passa seus dias em frente ao vídeo-game. Negando café, almoço, jantar, hora de banho e de estudar.

Sonhando com as sensações de ter aqueles poderes (mal sabia ele…). Até que finalmente, Victor se transforma em um dos seus bonecos/robôs, indo viver experiências nada agradáveis dentro da prisão que é uma tela de computador.

Sentindo na própria pele o que seus bonecos virtuais sentem, ele começa finalmente a descobrir limites.

(Página 5)

No espetáculo Victor James fazemos uma viagem até os desenhos, inclusive os animados.

Seja na trilha sonora composta em harmonia com nossa movimentação seja em nossos figurinos quase que ilustrados em nossos corpos seja nos objetos em cena e na iluminação que se desenha no palco.

Com o efeito ilusório da mímica chegamos ao imaginário do público infantil (e seus acompanhantes) através de diferentes personagens e formas geométricas que se constroem no espaço;

Linhas, Planos, Esferas, Cubos….

Cordas, Paredes, Bolas, caixas….

É o manipular do corpo no espaço vazio que faz surgir esta variedade visual e sempre acompanhada de nossa característica latente, o humor.

E como dizia o poeta Mário Quintana:

– A curva é uma reta sem vergonha.
                                                                           Alvaro Assad

(Página 6 – Jogo de Caça-palavras)

Elenco

Melissa Teles-Lôbo
Alvaro Assad

Ficha Técnica

Criação e Produção: Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Trilha Original: Joaquim de Paula
Figurinos e Adereços: Fernanda Sabino
Iluminação: Aurélio Oliosi
Operação de Luz: Marcio Moura ou Marcelo Elo
Operação de Som: Luciane Ramos ou Marcelo Elo
Design: Ato Gráfico (Marcos Corrêa e Hannah)
Produção Gráfica: Beth Bruno
Fotos: Ricardo Gabriel
Assessoria de Imprensa: APDOIS
Reação do Público: :)))))))))

(Página 7 – Jogo de Colorir)

(Página 8)

Centro Teatral e Etc e Tal
Caixa Postal 11868 RJ
Cep 22022.970
www.etcetal.art.br
oi@etcetal.art.br
(21) 2208.2883
(21) 9133.7804

(Verso da Última Capa – Jogo de Recortar e Montar)

(Última Capa – Logos)

Patrocínio

Rio de Janeiro, Estado de Cultura, Governo do Estado RJ
Funarj

Apoio Cultural

L’Oreal, Mustafá, Colégio da Companhia Santa Tereza de Jesus, Record, Energy Fitness Club

Victor James
de 06 de outubro a 16 de dezembro 2001
Sábados e domingos 17h

Teatro Laura Alvim
Casa de Cultura Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema