Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 11.07.2014

Barra

Truks dá um show de simplicidade criativa

Em Última Notícia, grupo mais uma vez encanta a plateia com a arte de manipular bonecos de forma poética e divertida

Com uma longa trajetória de grandes sucessos, verdadeiras delicadezas cênicas para crianças de 0 a 90 anos, a Cia. Truks de Animação, capitaneada pelo talento e pela simpatia de Henrique Sitchin, está nos proporcionando mais uma pérola, desta vez no SESC Santana, só aos domingos, no horário das 14 horas. O nome da peça é Última Notícia.

No formato dramatúrgico de “jornada do herói”, o espetáculo conta a história de um menino que mergulha literalmente nas páginas de um jornal e sai pelo mundo, em grandes aventuras, enquanto seu pai, como um detetive obstinado, segue suas pistas (como as pisadas no chão) para encontrar o filho a todo custo.

E o menino não dá moleza: um dia está no espaço sideral, em outro está no fundo do mar (e dentro da barriga de uma baleia), em outro vai para o tempo dos dinossauros, e assim por diante. Metáforas não faltam o tempo todo, pois a Truks sempre nos oferece várias camadas de interpretação de seus enredos aparentemente simples e lineares.

Há sutilezas muito bem pensadas, como quando o dragão filhote grita pelo pai, pouco antes de o menino protagonista também gritar: Papai! O dragãozinho prepara o clima para o desfecho entre pai e filho, numa jogada esperta da dramaturgia. É lindo também quando o menino inverte de posição com o pai, vestindo a mesma roupa de detetive. Há nesse recurso simples um mundo imenso de significados e sugestões, sobretudo sobre a passagem do tempo e as alternâncias de papel que a gente encara pela vida afora.

Incrível é observar o quanto os atores-manipuladores da Truks estão descobrindo a cada novo espetáculo as infinitas possibilidades de interpretar enquanto manipulam tecnicamente os bonecos (aqui, todos feitos de papel jornal, para combinar com o enredo). Há um limite preciso e precioso entre essas duas tarefas, para que as interpretações dos manipuladores sejam potentes e criativas, mas não a ponto de quebrarem a magia e o encantamento de dar vida aos bonecos. É necessário cuidar minuciosamente dessa dosagem – e o grupo consegue com louvor.

Dois exemplos de como isso se dá de forma lindamente harmônica em ‘Última Notícia’. Um deles: as caras e bocas geniais feitas pelo manipulador Jorge Miyashiro ao fazer o boneco-dinossauro reagir como se fosse um cãozinho raivoso. O segundo exemplo: a divertida recusa inicial do manipulador Helder Parra , que não quer fazer o papel de princesinha do castelo, por ser ‘coisa de menina’ – mas acaba tendo de manipular a frágil bonequinha. São dois momentos de perfeita integração entre manipular e interpretar.

O diretor Sitchin nunca deixa de criar soluções encantadoramente simples para determinadas situações do enredo. A poesia de sua direção nunca perde a mão. Desta vez, é impossível não se emocionar com a singeleza de pedir à plateia que ajude a soprar bem forte, para que o balão do menino possa subir.  É um momento interativo de grande poesia, o que é raro em outros encenadores, que acham que interação é gritaria.

Neste momento, achei divertido ouvir de um menino da plateia que o balão não subiu, pois “acabou a bateria”! É a geração da tecnologia. Por isso, o simples gesto de soprar ganha mais força ainda. Meninos acostumados a resolver suas brincadeiras ligando o plug na tomada, redescobrem que brincar, imaginar e sonhar também podem brotar de gestos simples. É a simplicidade encantatória de um grupo de teatro chamado Truks.

Serviço

SESC Santana
Avenida Luiz Dumont Villares, 579
Tel. (11) 2971-8700
Ingressos a R$ 8,00 (inteira), R$ 4,00 (meia) e R$ 1,60 (comerciário)
Domingos às 14h
Até o dia 27