A família Villa-Lobos em cena: fábula sobre a infância do maestro. Foto:Dilmar Cavalher/Strana

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Livia de Almeida – Rio de Janeiro – 23.04.1997

O Pequeno Villa

Musical Inaugura Programação Infantil Gratuita

Na virada do século cresce Tuhu, um menino agitado e impulsivo que apreende o mundo através dos sons e da música. Adulto, Tuhu vai-se tornar ninguém menos do que o maestro Heitor Villa-Lobos. A história da infância do compositor está sendo contada e encenada com muita fantasia por Karen Acioly na peça Tuhu, O Menino Villa-Lobos, que estreia no sábado (26), no Centro Cultural da Light. O espetáculo dá partida a um projeto de programação infantil gratuita que o lugar passa a abrigar nos fins de semana. “A peça é uma fabulação em torno da infância de Villa-Lobos a partir de histórias possíveis. Tudo na vida dele é polêmico, até a data de nascimento”, diz a autora e diretora.

O maestro é interpretado do início ao fim do espetáculo pelo menino Bruno Miguel, de 14 anos. Bruno tem experiência em encarnar celebridades: no ano passado foi o jovem Nelson Gonçalves no musical Metralha. “Decidimos que Tuhu seria interpretado sempre por um garoto porque, na verdade, Villa-Lobos nunca deixou de ter espírito adolescente”, acredita Karen Acioly. Também estão no elenco oito meninas de 10 a 16 anos, alunas da cantora Agnes Moço, que interpreta a tia de Villa-Lobos. A peça tem um final apoteótico na Amazônia, onde Tuhu se refugia após ficar noivo de duas moças ao mesmo tempo. Lá, fica fascinado com o que ouve. “São os sons que depois ele levaria para o mundo”, analisa a diretora. A Amazônia do palco da Light vai ter atores pintados como índios e bonecos idealizados por Magda Roberto: macacos, araras e até um rabo de onça.

Tuhu é o primeiro de quatro projetos que Karen Acioly vai encenar no Centro Cultural da Light até o início de 1998. Os próximos espetáculos serão baseados nas versões musicais de Braguinha para clássicos infantis como Dona Baratinha e O Macaco e a Velha. Já a partir da estreia de Tuhu, depois de cada apresentação haverá oficinas de artes plásticas, música e dança. O mais interessante é que toda a programação, da peça em cartaz às oficinas, será gratuita. “No centro existem muitos espaços culturais, mas nenhum com o foco tão voltado para a criança”, afirma o diretor do Centro Cultural Light, Carlos Pousa.

Serviço

Tuhu, O Menino Villa-Lobos
Texto e Direção de Karen Acioly
Teatro Ary Barroso, Centro Cultural Light
Avenida Marechal Floriano, 168, Centro
211-4822
Sáb. às 16h e Dom. 15h.
Grátis