Matéria Publicada na Revista Visão
Por Rui Fontana Lopez – Rio de Janeiro – 26.10.1981

 

Musical: Morte é Vida

 Lições para o Público Jovem

As Três Luas de Junho e Uma de Julho, ópera caipira infanto-juvenil de Tônio Carvalho e Ronaldo Motta; direção de Tônio Carvalho e Sônia Piccinin. Elenco do Teatro Feliz-Meu-Bem. Teatro Glauce Rocha, Rio de Janeiro.

Premiado pelo SNT em 1980, o texto de Tônio Carvalho, inspirado em motivos de uma cultura popular em extinção – o ciclo junino – narra os acontecimentos de uma festa de casamento caipira. Antônio ia casar-se com Maria que na verdade amava Pedro. Pedro, que amava Maria com paixão, rapta a noiva. Juntos fogem para a floresta, atravessam rio e mar, lutam contra todos os perigos e desafiam o mundo – fortes que são – com a certeza de seu amor.

O destino intervém: perseguidos pelos convidados do casamento acabam cercados e a vida cobra o preço mais alto por sua união. Maria, protegendo Pedro de um golpe fatal, cai morta; Pedro, desesperado, também se entrega em sacrifício. Os dois amantes, contudo, não se separam, prosseguindo sua aventura de amor pelo céu afora, de onde iluminam os caminhos de todos os que se amam, não temem e sabem brincar.

Acertos

O espetáculo criado com base nessa bela história, regida por quatro fases da lua que marcam seu desenrolar, consegue construir um inesquecível e emocionante momento de teatr. A direção, como a bela música de Ronaldo Motta, encontrou o caminho certo para um texto denso e profundamente simbólico: afinado em tom de festa popular, o espetáculo é uma explosão de vida, cor e alegria. Bonecos, fantoches, figurinos e adereços de cena estabelecem um clima de alegria e envolvimento; cenários e iluminação, repletos de beleza e significados, criam o espaço ideal para que o jovem elenco de dezesseis atores e três músicos mostre um trabalho nada menos do que iluminado.

O Teatro Feliz-Meu-Bem traz para o palco a vida como ela é: cheia de alegrias e tristezas, de risos e lágrimas, de coisas engraçadas e sérias. O espetáculo, em si mesmo uma lição de teatro infanto-juvenil, transforma-se num aprendizado de vida.