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O Fenatib – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, tem como proposta estimular as artes como um todo. É uma prática cultural de educação e formação para as nossas crianças e adolescentes, e configura-se como uma atividade importante desde 1997. Seu objetivo, desde então, é despertar o prazer, o gosto pelo teatro e formar espectadores.

Além da qualidade dos trabalhos apresentados e do aprimoramento a cada realização do evento, é preciso reconhecer também a disponibilidade e entrega dos grupos que se apresentaram no evento e a contribuição de palestrantes, “oficinantes”, selecionadores dos espetáculos e debatedores.

Tivemos grandes momentos durante todas as edições, com espetáculos inovadores que trouxeram em suas apresentações uma nova dramaturgia, testando, por assim dizer, uma contemporaneidade a textos ligados à cultura popular, pesquisa e adaptação de narrativas diferentes, resultando em propostas de espetáculos bastante criativas.

Dentre as apresentações assistidas, várias usaram linguagens novas ou diferentes, incluindo, muitas vezes, projeções de vídeos, técnicas de animação, técnicas circenses, dança, música, linguagem gestual e corporal, entre outras possibilidades, contribuindo para um novo olhar. Porém, pode-se afirmar que as apresentações mais marcantes foram aquelas dos grupos que trouxeram um bom texto bem interpretado.

Certamente, o teatro é a contribuição mais completa para educar e recriar, não só por transmitir conhecimentos e treinar condutas, mas por oportunizar atividades que estimulem o aluno a descobrir as suas potencialidades. Este aspecto educacional que o teatro proporciona para a educação, das crianças tem potencial para tornar-se um instrumento de ação cultural visando a transformação social; envolvendo a percepção visual, a imaginação criativa e a flexibilidade na resolução de problemas que afetam o ser humano em sua plenitude. A educação pelo teatro facilita a interação, as vivências educativas, e oportuniza no indivíduo a manifestação de um novo estado de ser e, consequentemente, permite a sua transformação, desencadeada pelas experiências vivenciadas no exercício da produção e do convívio com a arte. No entanto, muitos fatores ainda limitam e dificultam sua sedimentação na prática dentro das escolas, como a carência de pessoal especializado, de material para trabalhar, de espaços físicos adequados, estímulo à escrita e à leitura dramatúrgica. Normalmente, se aprende com o professor de Português sobre os gêneros literários: romance, poesia, prosa e crônica; e a dramaturgia fica esquecida. Daí a necessidade de se trabalhar o teatro com as escolas através de projetos específicos, como o Fenatib, para que a criança tenha experiência efetiva com diversos elementos da arte teatral apresentada no espetáculo, sendo uma delas a dramaturgia. Que ela possa escolher sua linguagem artística preferencial através de vivências, na prática. Que possa conhecer um teatro e usufruir de espetáculos com qualidade, sonhar, fantasiar e ter aprendizado para atingir conhecimento e cidadania. O Teatro para a Educação em todos os campos de atuação, principalmente dos princípios pedagógicos do teatro que traçam relações claras entre teatro e educação, e consideram esta arte como uma forma humana de expressão. A professora Ingrid Koudela, 2006, em Pedagogia do Teatro afirma que “o embasamento epistemológico no Teatro para a área do conhecimento do Teatro na Educação deve-se à camisa-de-força gerada pela visão estreita dos conceitos de pedagogia, didática e metodologia”.

Também sobre estudos de Piaget, Olga Reverbel, trata da sua importância para o desenvolvimento de linguagens e representações, de exercícios artísticos que trabalhem o sentido de coletivo na criança, a construção de conteúdos inerentes à personalidade, a estética e o valor emocional. Entende-se que entre as infinitas possibilidades de criação e expressão, o teatro é a arte que apresenta a forma mais completa e integrada para trabalhar o comportamento humano. A linguagem teatral pode estar representada pela dança utilizando a música, ou representada pela dramaturgia usando o corpo, a fala e o gesto, mas sua complexidade sempre exige do aprendiz suas habilidades teatrais e seu corpo como expressão. A excelência dessa linguagem é ter o corpo como elemento principal para sua arte. Na criança, o resultado do trabalho com o teatro é, sobretudo, educativo, e o seu aprendizado ocorre através da diversão, da cumplicidade com o outro e do trabalho coletivo. Isso porque permite o alcance da plenitude social, aliada ao desenvolvimento de auto expressão. Outro aspecto importante para a criança é que ela tem necessidade de brincar, jogar, pensar, comparar, compreender, perceber para descobrir o mundo e orientar-se no espaço.

O teatro permite essa compreensão e esse faz de conta, porque integra, constrói conhecimentos e socializa. Pode-se dizer ainda que o papel do teatro é de mobilização da capacidade criativa, de aprimoramento das relações entre seus pares com o mundo externo. Liberta a criatividade e produz um ser humano mais humanizado e completo. Para se alcançar cada vez mais essa socialização e compreensão teatral, é preciso que o teatro assuma seu papel na formação e desenvolvimento emocional, intelectual e de cidadania. É preciso respeitar as etapas de crescimento da criança, é preciso ter professores especializados atendendo às necessidades das crianças e apoios das mais diferentes áreas da Educação, além de efetivas ações dos órgãos que trabalham a cultura interagindo nessas relações. Nessa perspectiva, o acesso à arte, bem como a apropriação desse conhecimento é, sem sombra de dúvida, um direito de todos.

A artista plástica Fayga Ostrower, 1983, fala da necessidade e da importância da arte para o ser humano, como algo baseado em uma noção intuitiva, que forma nossa consciência.

Essa necessidade de representar é inerente ao homem através dos povos e dos tempos. A partir dela, o teatro passou a fazer parte da nossa cultura, seja como instrumento educativo, na medida em que difundia os conhecimentos literários da época; seja como função educativa nas escolas ou, simplesmente, como lazer.

Finalizando pode-se complementar dizendo que o teatro é, talvez, a mais exigente das artes, a de mais difícil controle, mas é, sem dúvida, a arte mais coletiva e mais solidária.

O que se espera do Fenatib é que ele continue crescendo, sendo referência do teatro feito para crianças e adolescentes, e uma fonte de estímulos à capacidade criativa, levando a todos a formação, educação e muita alegria.

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Obs.
Texto retirado da Revista FENATIB, referente ao 19º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (2015)