Matéria publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Sem Identificação – Rio de Janeiro – 12.01.1967
Teatro de Bonecos é Arte para Adultos
“E a bruxa explodiu no ar depois de ter ficado verdinha”. Assim termina uma história e as crianças, entusiasmadas, batem palmas, pedindo bis. Os bonecos agradecem, balançando as engraçadas cabecinhas, a cortina se fecha no ar clima de felicidade, um resto de fantasia.
Marionetes e fantoches voltam ás caixas onde dormem de cada espetáculo. As crianças ficam sonhando, enquanto os adultos tentam encontrar a fórmula perfeita para que elas permaneçam sempre naquele estado pacífico, sem brigas e sem tédios. Mas a solução está por aqui.
Uma Arte
Pensando nisso tudo foi que Mariângela Zaluar, da Escolinha Girassol, se propôs a fazer um curso para pais e professores, afim de que estes se iniciem na arte do teatro de bonecos. Ilo Krugli e Pedro Touron foram os professores escolhidos, graças á sua longa experiência técnica.
Ambos são argentinos, radicados no Rio há algum tempo, e responsáveis inclusive pelo Plano do Teatro Infantil do Aterro.
– O importante, no teatro infantil, é a comunicação que se estabelece com a criança. A identificação do pequeno com o personagem ou com a história é um fator indispensável, o que se consegue através de enredo adaptados á psicologia infantil.
O conceito é de Ilo, acrescentando-se que a influência ainda vive da fadas e personagens mágicos, mesmo que vibre com os novos heróis do espaço.
O curso de Ilo e Pedro começará na próxima semana e além de orientarem a técnica dos mesmos, ricos em cores, imaginação e bom gosto.