Dramaturgia
Que significado tem esta palavra? A usamos cotidianamente e não tem um só significado.
Algumas Definições e Interpretações:
– Dramaturgia é o texto, a obra escrita. (O “dramaturgo” é aquele que escreve obras de teatro.)
– Dramaturgia é a estrutura de um texto teatral, sua arquitetura, incluídos os elementos relativos ao espetáculo que o texto sugere.
– Também se chama de “dramaturgia” o trabalho que faz um integrante especial do grupo teatral (uma espécie de alter ego do diretor), que tem conhecimento da história, da teoría e da prática teatral e que ajuda ao diretor, e a toda equipe, a realizar cenicamente suas visões
– o “dramaturg”
– Dramaturgia é a maneira que um espetáculo se organiza para produzir sentido.
Hoje em día se generalizou o emprego do termo “dramaturgia” para designar a arquitetura do espetáculo e a forma como ele se “move”. Como se inter-relacionam seus diversos planos e componentes, e busca produzir um efeito.
Este conceito “dramaturgia” não se refere somente ao texto de palavras, por isso se pode falar da dramaturgia de um espetáculo de dança.
Podemos também verificar a palavra “dramaturgia”, afim de indagar sobre seu significado original em grego.
Drama quer dizer ação
Ergon quer dizer trabalho
DRAMA = ação
ERGON = trabalho
A palavra Dramaturgia quer dizer: Como as ações trabalham na organização do texto.
“A palavra texto, antes de significar texto falado, escrito, impresso ou manuscrito, significava ‘tecido’. E neste sentido não existe espetáculo sem texto. Chamamos dramaturgia ao que tem a ver com o ‘tecido” do espetáculo.
Dramaturgia é o trabalho das ações.
Nem sempre é possível distinguir na dramaturgia de um espetáculo a encenação do que poderíamos chamar de “a escritura do autor
O espetáculo teatral é ação e por tanto é dramaturgia:
– O que os atores fazem ou dizem.
– Os sons, os ruídos, as transformações do espaço.
– São ações, a um nivel superior de ortanização, os episódios da historia ou as diversas fases de uma situação.
– Os espaços de tempo entre os diversos momentos do espetáculo ou a mudança de espaço
– Incluído neste conceito o material musical, as variações de luz, de ritmo e intensidade que um ator imprime a elementos físicos precisos ( o andar, a utilização de objetos, a maquiagem, o vestiário).
São ações as que atuam diretamente sobre a atenção do espectador, sobre sua compreensão e emoção e percepção, de modo geral.
A lista poderia ser tão grande que se tornaria inútil. O que importa não é enumerar a quantidade e natureza das AÇÕES de um espetáculo, mas observar que as ações so funcionam quando se inter-relacionam com outra, quando se convertem em intriga, tecido (texto).
O espetáculo é o entrelaçamento de açã0-ritmo, ação-ator, ação-palava, ação-luz, ação-atmosfera, clima, ação-som. Ação pode ser tomada como narrativa, que tem uma estrutura.