Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 01.09.2014
Uma divertida adaptação de Dom Quixote
A Saga de Dom Caixote entra para a lista dos melhores infantis em cartaz atualmente em São Paulo
Divertidíssima é a adaptação de ‘Dom Quixote’, de Cervantes, feita pela Fabulosa Trupe de Variedades, em cartaz na sala B do Teatro Alfa. Com dramaturgia de Nereu Afonso e direção geral e musical de Fernando Escrich, o espetáculo se chama A Saga de Dom Caixote.
Misturando teatro de sombras teatro de bonecos e os mais deliciosos números de clowns, a peça tem ritmo ágil, piadas engraçadíssimas, um bom momento de interação de um adulto escolhido na plateia e um texto afiadíssimo e inteligente. A família toda se diverte. O capricho se estende aos figurinos (Cleuber Gonçalves) e aos cenários e adereços (Bira Nogueira).
A história do fidalgo que, de tanto ler livros sobre cavalaria, começa a acreditar que também é um cavaleiro andante, saindo em busca de aventuras que só ele consegue enxergar, está muito bem desenvolvida. Valoriza o clássico dos clássicos, considerado o maior romance de todos os tempos, sem ser reverente demais na adaptação, mas também sem fugir em nenhum momento da essência dessa encantadora história de um homem delirante e fantasioso e seu fiel escudeiro, aqui chamado de Sancho Manco.
As interpretações são magníficas. Henrique Rimoli, como Dom Caixote, e Monique Franco, como o criado Sancho, formam uma dupla potente, carismática e afinada. Ambos têm tempo de comédia, desenvoltura para o humor físico e talento musical. Há tempos eu não via uma dupla assim tão entrosada. Contribui também a trilha original executava ao vivo por Lucas Argüello, que dialoga o tempo todo com a ação do espetáculo, obrigando os atores a ficarem atentos à pontuação musical.
Com certeza, A Saga de Dom Caixote está devolvendo ao Teatro Alfa sua fama de casa de bons espetáculos para toda a família, pois o espaço da Sala B andava com uma programação bem oscilante. Não percam.
Serviço
Teatro Alfa. Sala B
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Tel: (011) 5693-4000
Sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 15 (menores de 12 anos) e R$ 30 (inteira)
Até 28 de setembro