Barra

Revista Mamulengo publicada pela iniciativa da Comissão de Pesquisa e Formação Profissional da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/Centro UNIMA Brasil – ABTB-CUB.

Nesta edição:

A Presença Negra no Teatro de Animação Brasileiro

Editorial
A lágrima clara sobre a pele escura: à guisa de apresentação – Adriana Cruz, Gilson Motta, Leandro Silva, Miguel Vellinho e Valmor Níni Beltrame

Artigos
Construção étnico-cultural e o Racismo Estrutural no Brasil – Benedita da Silva
Bonecos Antirracistas – Edu do Nascimento
Um sorriso negro – Caroline Falero
O Teatro de Bonecos como prática antirracista – Gleydson de Castro Oliveira
A cena em sombras do Teatro de Animação – Gilson Motta
Mamulengo, tudo é história – Chico Simões
Mãos que constroem histórias de resistência e arte no teatro de animação brasileiro – Ana Paula Brasil
O Mamulengo e o teatro de bonecos africano: algumas possíveis conexões – Izabela Brochado
A cultura negra no processo de criação dos espetáculos: Vereka e Bonecos & Tambores – Michel Amorim
Apontamentos sobre o personagem negro no Teatro de Mamulengo – André Carrico
Teatro de Animação e representatividade: uma transposição do boneco para a TV – David Matos
Tiridá, Benedito, Baltazar e Cassimiro
Coco: a presença do negro no Teatro de Bonecos Popular Nordestino – Carlos Gomide e Daniela Rosante Gomes

Percursos
A multiplicidade de Jorge Crespo, um corajoso artista negro brasileiro – Débora Azevedo
Do interior para o mundo – as lambe-lambeiras Denise e Ismine – Thales Sauvo
Texto dramático Jongo Mamulengo – Coletivo Bonobando
Aplausos Dadi e seu prazer de brincar – Graça Cavalcanti
Mestre Zé Doido, Gratidão! – Omar Rocha
Mestre Luiz Preto: o terror do sítio Ribeiro Fundo – Pablo Dantas
Klerigton Thiago: legado humanista para o Teatro de Bonecos – Roberto Silva
Marta, parceira de tantas histórias – Sérgio Biff
Humberto Braga – Embaixador Brasileiro do Teatro de Bonecos – Níni Beltrame
Para o meu amigo Zé de Vina – Adriana Schneider Alcure

Resenhas de Livros, Dissertações e Tese