Bate-papo com Cirila Targhetta
CBTIJ: O que são as Redes Small Size e Vincular?
Cirila: A Small Size Network é uma rede de artistas e profissionais dedicados à criação de espetáculos artístiscos para a primeira infância (zero aos seis anos de idade). Vinculada à ASSITEJ International, a Small Size Network é um projeto de cooperação em grande escala, financiado pela Creative Europe, programa da Comissão Europeia que financia e apoia projetos artísticos e culturais. A rede desenvolve e dá suporte à festivais, showcases, produções artísticas, além de realizar projetos de mentoria com teatros europeus e não-europeus. Como uma das grandes responsáveis internacionais pela difusão das Artes Cênicas para os primeiros anos, a Small Size envolve dezenas de teatros e centros culturais de 15 países europeus. Entre suas ações está a promoção do desenvolvimento de crianças espectadoras, aproximando-as das Artes Cênicas tanto em território europeu, como em outras partes do mundo.
A VINCULAR – Red Latinoamericana de Creación Escénica para los Primeros Años é também uma rede composta por artistas e companhias dedicadas ao desenvolvimento de espetáculos cênicos para a primeira infância. Contudo, sua atuação se dá exclusivamente em território latino-americano. Com membros de 4 países (Argentina, Brasil, Chile e México), a rede tem como objetivo principal o diálogo e intercambio de experiências e saberes, que fomentem o desenvolvimento de projetos criativos com sensibilidade e responsabilidade. A Rede objetiva ainda, responder ao complexo momento em que vive a cena latino-americana, bem como à urgência social de atender às crianças da primeira infância de seus países membros.
CBTIJ: Qual é a relação do Coletivo Antônia com estas duas redes?
Cirila: O Coletivo Antônia é membro da Small Size Network, desde 2017, e da VINCULAR – Red Latinoamericana de Creación Escénica para los Primeros Años, desde 2019. Em 2020, o Coletivo Antônia receberá em Brasília o segundo encontro internacional da Red Vincular.
CBTIJ: O que são os Small Size Days?
Cirila: Os Small Size Days é um projeto da Rede Small Size que busca dar visibilidade para as artes realizadas para bebês e crianças de até 6 anos de idade. Trata-se de um movimento global com foco na promoção cultural para a primeira infância. Este ano, em sua sexta edição, o projeto acontecerá entre os dias 31/janeiro e 02/fevereiro. Ao todo, serão 171 atividades ocorrendo simultaneamente, distribuídas em 25 países.
CBTIJ: Quais são os coletivos brasileiros que participam dos Small Size Days 2020? Qual é o cronograma destas atividades?
Cirila: Em 2020 o Brasil irá, pela primeira vez, participar das atividades do projeto Small Size Days. As ações em território brasileiro serão realizadas em 3 diferentes cidades brasileiras, por 3 companhias:
Brasília/DF
VOA (Coletivo Antônia)
Local: CCBB Brasília
Dias: 31/01, 01/02, 02/02 – Horários: 11h, 15h e 17h
Cunha/SP
Nós (Artefactos Bascos)
Local: Praça da Matriz
Dias: 01/02 – Horários: 15h
São Paulo/SP
Scaratuja (Catarsis Produções)
Local: Teatro Cacilda Becker
Dias: 01/02 – Horários: 14h
CBTIJ: Como você avalia o fato de artistas e coletivos brasileiros estarem participando pela primeira vez dos Small Size Days? Qual é o significado desta participação para o teatro para bebês feito hoje no Brasil?
Cirila: As poéticas cênicas para bebês são um campo estético relativamente jovem no Brasil, se comparado ao histórico do Teatro para Crianças. Há mais ou menos 15 anos algumas companhias e artistas veem produzindo para esta faixa etária (de zero aos cinco anos de idade). Contudo, percebo que – de uns 5 anos para cá – este nicho vem ganhando força em de propostas conceituais e estéticas dentro do território brasileiro. Estamos começando a nos articular nacionalmente enquanto um movimento, e isto reflete em associações e ações realizadas em cooperações locais, nacionais e internacionais. Um exemplo disto é que, pela primeira vez, estaremos na grade de programação do projeto Small Size Days, um evento que ocorre em praticamente todos os continentes do globo, com um alcance internacional enorme. Estar na programação do Small Size Days seguramente trará visibilidade internacional para as (os) nossas(os) artistas, companhias e projetos. Além disto, poderá ser ainda, uma ponte de (re) conhecimento de todas(os) as(os) envolvidas(os) para possíveis trabalhos colaborativos.
CBTIJ: Qual é o impacto que você, como artista e produtora, espera que os Small Size Days 2020 tenham na nossa região?
Cirila: Acredito que o principal ganho será das (os) espectadoras(es), que terão acesso à espetáculos cuidadosamente criados para elas(eles) por artistas dedicadas(os) à este tipo de pesquisa. Trabalhar em rede significa, antes de tudo, estar envolvido afetiva e temporalmente com determinado objetivo. Neste sentido, todos os trabalhos brasileiros que se apresentarão dentro da programação do projeto, são feitos por artistas comprometidas (os) com o seu fazer criativo. Precisamos gerar espaços para estes projetos, para que as(os) nossas(os) bebês/crianças tenham acesso à arte e à cultura.
Sob um outro aspecto, participar de um evento com proporções globais, nos coloca – enquanto artistas e produtoras (es) – dentro de um circuito internacional. Isto pode facilitar a nossa mobilidade, bem como nos aproximar de possíveis relações cooperativas com artistas e instituições nacionais e internacionais. Por exemplo, em Brasília, o Coletivo Antônia (do qual faço parte) realizará suas apresentações em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil e com a Secretaria de Cultura do GDF. Ou seja, este tipo de ação gera internamente parcerias muito saudáveis para as (os) artistas e produtoras (es) brasileiras (os).