Raúl Sansica



Bate-papo com Raúl Sansica (*) e o FIT Córdoba em tempos de pandemia

CBTIJ/ Antonio Carlos Bernardes: Há quantos anos existe o Festival de Córdoba e faça um pequeno histórico de como começou?

Raúl Sansica: O Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude é realizado pelo Governo da Província de Córdoba, por meio da Agência Córdoba de Cultura desde 2003 e se realiza a cada dois anos.

Desde sua primeira edição, leva seus espetáculos em teatros, escolas, ruas, praças, parques, hospitais e institutos correcionais, tendo um forte cunho social.

Em 2012, propusemos um formato que não tem precedentes na América Latina: Percorre as diferentes regiões da província de Córdoba, levando propostas artísticas locais, nacionais e internacionais, que interagem e convivem com as intervenções artísticas das muitas das cidades participantes. Ao longo dos anos o festival foi crescendo, se consolidando e destacando seu formato itinerante e com forte vínculo entre as gerações.

Este ano também demonstra sua versatilidade e se adapta à realidade, em versão online gratuita.

A sua programação privilegia a qualidade como critério norteador, com uma forte vocação inclusiva que permite uma programação variada tendo em conta um equilíbrio adequado entre as propostas estéticas que constituem um clássico do teatro e as novas tendências das artes performativas.

CBTIJ/ Antonio Carlos Bernardes: Como você vê a evolução do teatro para crianças durante o tempo de existência do Festival?

Raúl Sansica: Os festivais evoluíram com a infância. Os artistas e organizadores ouviram e aprenderam com as crianças, com suas perguntas, sua criatividade e seu poder transformador. Dialogamos, ouvimos e aprendemos. E assim elaboramos os diferentes conceitos e perfis de nossos festivais. É preciso ouvi-los para fazer a programação de um festival. Assim, a evolução se dá principalmente por nós, organizadores de festivais e pelas companhias de teatro, porque quando as crianças são as protagonistas, e estando no centro das atenções dos adultos que organizam tudo isso, elas se expressam livremente e nos assinalam o que está acontecendo.

CBTIJ/ Antonio Carlos Bernardes: E a reação das crianças, como se modificou em relação aos espetáculos?

Raúl Sansica: Em primeiro lugar, é preciso levar em conta a relação da infância com os espetáculos no contexto político e social. Nossos festivais nasceram num período de democracia, o que significa a total liberdade de expressão.Quando as crianças, com seus laços familiares se expressam, eles têm um tipo de relação mais direta com o espetáculo.Exigem, porque vivem de uma forma diferente, estão interconectados, desde o discurso aos tempos do discurso, percebem, recebem e transmitem de outra forma. Elas são mais exigentes e mais livres. Consequência da democracia e da globalização, suas expectativas e sua visão representam um desafio maior aos grupos e a organização do festival, quando se trata de produzir para elas.

CBTIJ/ Antonio Carlos Bernardes: Como foi fazer um festival virtual este ano? Como foram escolhidos os espetáculos?

Raul Sansica: A realização do Festival neste novo formato, foi uma decisão da Agência Córdoba de Cultura, que o organiza através do Teatro Real.Desta vez, em formato virtual online e gratuita, com o objetivo de continuar a manter o contato com nossas audiências e ir à procura de novos públicos e também dar continuidade a função do governo local de continuar e se aproximar, dando visibilidade às crianças e aos artistas. Neste ponto é preciso ressaltar que os festivais são muito importantes, pois além de mostrar as atividades de artistas e organizadores, acabam com as fronteiras territoriais e culturais.
E tudo isso aconteceu em razão das alianças e acordos entre festivais e grupos teatrais internacionais; e nossa curadoria também trabalhou nesse nível, tentando não perder esses espaços. A partir de todas essas premissas é que começou a construir e formatar o que estamos vendo hoje o décimo FIT Córdoba para Crianças e Jovens 2020.

CBTIJ/ Antonio Carlos Bernardes: Qualquer pessoa poderá ver os espetáculos da programação por internet?

Raúl Sansica: O Festival é aberto ao público e gratuito, no fitcordoba.com e no YouTube da Cultura CBA. Será uma maratona teatral na qual, a qualquer momento, se pode entrar e se e se aproximar com propostas da Ásia, Europa e América, incluindo as 5 províncias da Argentina e 12 propostas de Córdoba (da capital e do interior), sejam de teatro público ou independente.

Mais o festival ainda nos deu um bônus, apresentando oficinas, mesas de debates e palestras.

(*) Ator, Diretor, Professor e Gestor de Teatro. Atualmente é o diretor do Teatro Real, diretor do Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens e do Festival Pensar com Humor, em Córdoba, Argentina.

O Festival aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro de 2020. Abaixo a programação de espetáculos, palestras e oficinas. Toda programação foi gratuita