Cena do espetáculo A Rainha Procura, em cartaz em São Paulo

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 30.08.2013

Barra

Improvisos hilários no tabuleiro de xadrez

Em A Rainha Procura, a Cia. do Quintal brilha mais uma vez com seus jogos improvisados e suas palhaçadas impagáveis

Conhecida por seus jogos improvisados de palhaços, remetendo à paixão do brasileiro pelo futebol, a Cia. do Quintal decidiu trocar as peladas de Jogando no Quintal (série de espetáculos mais conhecida do grupo) por uma partida no tabuleiro de xadrez. A Rainha Procura é o nome da nova peça, que já encerra sua primeira e curtíssima temporada – no Teatro Eva Herz, em São Paulo – neste fim de semana. Não percam. É um dos melhores espetáculos deste ano de 2013 para toda a família.
Derrotados, sobram no tabuleiro a rainha e um peão, divertidíssimos. A rainha (Rhena de Faria, irrepreensível) vive chamando o peão (Ernani Sanches ou Álvaro Lages, em revezamento) de vários nomes parecidos: Robert, Herbert, Richard, Harold, mas no final você vai saber o nome certo dele. Ela quer abrir um processo de seleção para escolher novos bispos, torres, cavalos e até um rei! Mas dois candidatos engraçadíssimos (Davi Taiu, com o Palhaço Daduvida, e Claudio Thebas, como o Palhaço Olímpio) acabam convencendo-a de que, antes, ela precisa se decidir por um bobo da corte, para que sua vida fique mais feliz. (O ator Denis Goyos, como o Palhaço Fritz , também participa de algumas sessões).

Tem início, então, a competição de improvisos entre os dois clowns, para que a plateia decida qual deve ser escolhido. O jogo é uma delícia. Um duelo saudável, inteligente, brincalhão, debochado. A plateia se entrega totalmente, formando torcidas, gritando, vibrando, participando com muita empolgação. A partir de palavras sugeridas pelo público, a rainha e os candidatos vão criando músicas no calor da hora, totalmente improvisadas e inusitadas, fazendo cada espetáculo ser único. A partir desse conceito de imperfeição, tudo transcorre de forma perfeita. Criar é retirar do óbvio o inusitado. Eis o talento maior da Cia. do Quintal.

O que te faz feliz? O que te deixa triste? Perguntas assim servem de mote para os improvisos. O elenco demonstra um preparo incrível para lidar com o ‘repente’. É esse justamente o forte da Cia. do Quintal. É esse o conceito de suas apresentações. A Rainha Procura, com concepção e direção de Cesar Gouvêa, é uma pérola de alto-astral, complementada por um ótimo trabalho de iluminação e excelentes figurinos, como o vestido da rainha, que permite a trucagem de encolher o corpo da personagem em determinada cena. Vá ao teatro passar 50 minutos de felicidade com sua família. Mas chegue cedo ou compre antes pela internet: fui no domingo passado e o teatro estava abarrotado de gente, com cadeiras extras e pessoas indo embora sem ingresso! Sucesso merecido. Que venham logo outras temporadas.

Atenção, se perder neste fim de semana, a próxima temporada está prevista para estrear dia 26 de outubro no SESC Belenzinho

Serviço
Teatro Eva Herz. Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 – Bela Vista – São Paulo
Telefone: 11-3170-4059
Sábados e domingos, às 15h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Vendas antecipadas: Ingresso.com ou tel. (11) 4003-2330
Próxima temporada: estreia dia 26/10 no Sesc Belenzinho