Crítica publicada no Site do CEPETIN
por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 28.05.2008
Rádio Maluca – Viajando nas ondas do rádio
Entrar no prédio da rádio Nacional, na Praça Mauá, já é uma aula de brasilidade. Posters imensos da época áurea do rádio nos transportam a um tempo, áureo também, da Rádio Nacional. Fotos gigantes de Marlene, Emilinha, Linda Batista – divas – que já não existem mais, porém que ainda mantém, mesmo através das fotos, um forte apelo “estelar” inexplicável.
Mas o sentimento de nostalgia de um tempo não vivido logo se dissipa com o movimento e vida das crianças que ali vão aos sábados, às 11 horas, assistir a Rádio Maluca, comandada por Zé Zuca.
Zé Zuca conduz o programa num tom à vontade, descontraído e consegue, aos poucos colocar todas as crianças prazerosamente ligadas ao que acontece no palco. Mas ao mesmo tempo com toda a liberdade de ir e vir – inerente à criança – curiosa, que explora todas as possibilidades que aquele auditório lhe oferece.
Zé Zuca conduz o programa para as crianças. As crianças são ali protagonistas da sua plateia. Elas levam os pais para a rádio. E tudo se torna um agradável programa familiar. O programa não faz concessões – só atrações de altíssima qualidade sobem no palco para se apresentar, com um cuidado único de divertir e ao mesmo tempo resgatar nossa cultura.
Músicos, contadores de histórias, brincadeiras, entrevistas, descontração, alegria reinam novamente no auditório ícone deste país nos anos 50 – o auditório da Rádio Nacional. As atrações com certeza aproximam a criança da música, das histórias, por conseguinte dos livros, do teatro. E por falar em teatro o programa de Zé Zuca é um programa de auditório ímpar, porque é pleno de teatralidade.
Este sábado, dia 24 de maio o tema era Chorinho de criança e Zé Zuca foi costurando muitíssimo bem o choro da criança, batendo papo com elas, com o gênero choro, com chorões, mostrando a música brasileira, fazendo a garotada – e os pais – curtirem juntos boa música e muito sutilmente oferecendo informações, estimulando as crianças a ouvir música, quem sabe despertando a vocação para tocar um instrumento, enfim, criando um laço, uma afinidade e um bem querer absolutamente descontraído com a Arte.
Chorinho de Criança apresentou o Grupo Chorando à toa, da Escola de Música da Rocinha e no grupo não faltou violão, pandeiro, bandolim e cavaquinho e uma flauta para completar o naipe. Jovens músicos, vindos da preferia, mas que ali estavam por competência, mostrando sua arte.
Depois um momento bastante mágico quando a atriz e contadora de histórias Tatiana Henriques contou a sua história da lenda da vitória régia.
O tempo voa ali na rádio maluca e é interessante e mágico saber que o que ali se ouve também se ouve no restante do Estado do Rio e Grande Rio e lembrar que antes a rádio era ouvida em todo o Brasil.
O trabalho de Zé Zuca é ímpar, pelo menos no Rio de Janeiro e ninguém deve perder – todos os sábados às 11hs, na Praça Mauá número 7, 21º andar ali encontramos a Rádio Maluca, mas se você não puder ir, ao vivo, assistir o programa ele é transmitido neste mesmo dia e horário através da Rádio Nacional Rio AM 1130 KHZ e simultaneamente através da Rádio MEC Rio – AM KHZ 800.