Matéria Publicada no jornal O Teatro jovem
Sem identificação do jornalista, Rio de Janeiro, Maio/Junho 1996 – página 02

 

Projeto Coca-Cola de Teatro Jovem, chegou a vez de São Paulo

A Coca-Cola, dando continuidade ao seu apoio à cultura está entrando novamente em cena, desta vez em palcos paulistas.

É o Projeto Coca-Cola de Teatro Jovem que será implementado em São Paulo já a partir de maio de 1996, pela SPAL Indústria Brasileira de Bebidas S/A, maior fabricante dos produtos Coca-Cola no Brasil, que atua na grande São Paulo, Campinas e Região e Litoral Paulista.

Este projeto visa patrocinar a montagem de peças dirigidas às crianças e aos adolescentes realizando seminários e festivais gerando assim amplo debate sobre o teatro, além do incentivo aos profissionais da classe teatral através dos prêmios.

O evento, em SP, conta com um reforço poderoso de talentos este ano. Além dos artistas que concorrem ao Prêmio, os jurados vão dar um Charme especial ao evento. São quatro estrelas de peso do cenário teatral, que vão emprestar um pouco de sua experiência na difícil tarefa de julgar os melhores dentre os tantos bons espetáculos indicados. A seguir, o júri e suas sensações por estar participando, pela primeira vez, deste incentivo ao Teatro Jovem:

“Foi uma surpresa gratificante”, Assim Sergio Mamberti, ator, diretor, empresário e promotor teatral há 34 anos, definiu sua indicação como jurado. Na sua opinião, o público jovem normalmente não é contemplado pela Indústria da Cultura. Com este projeto, a Coca-Cola está abrindo possibilidades para que a criança e o adolescente possam se formar cidadãos, já que mesmo que a peça não seja tão boa, continua Mamberti, promove uma integração real e dinâmica com o público.

Joana Lopes é professora da UNICAMP- Departamento de Artes Cênicas; Universidade de Bolonha. Colaboradora da Associação Italiana de Profissionais em Teatro (AGITA) e pesquisadora, Joana Lopes é autora de textos teatrais e ensaios. Construiu espetáculos como Thomas, o Louco, A Vida Íntima de Laura, O Homem Amarelo (Prêmio Nascente da USP). – A Terra dos Meninos Pelados, O Velho Dr. Korczak – para infância e juventude. Apesar de já ter sido jurada de outros prêmios como o Mambembe e Molière, Joana diz que este é um evento diferente dos demais, já que há um intercâmbio cultural entre algumas peças jovens cariocas exibidas em São Paulo e vice-versa, dando margem à comparação e à análise deste segmento de arte no país. “Através deste apoio da Coca-Cola, é aberta a oportunidade de discussão na questão teatral da criança.”, declarou.

Jornalista, crítico de teatro infantil, jurado do Prêmio Mambembe. Atualmente está no Caderno 2 do Jornal O Estado de SP, além da Revista Veja paulista, com participação em outras publicações ligadas ao Teatro. Este é o perfil de Dib Carneiro que analisa o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem como muito importante porque, dentre outras coisas, atrai atenção da mídia para o “abandonado” Teatro jovem. Dib Carneiro acredita que sua indicação é um reconhecimento como jornalista e crítico. “Foi uma honra compensadora”, concluiu.

Vladimir Capella é um premiadíssimo autor e diretor teatral, que se mostrou surpreso com o convite para participar no júri neste evento, já que estaria na posição de concorrente por ser diretor de teatro também. “Achei interessante a ideia de, avaliar, estando fora dos palcos, como está o Teatro Paulista em todos seus detalhes”, disse com o orgulho e a confiança de quem tem vários anos de experiência no mundo cênico.