Jackson Íris, Mariane Gutierrez e Beto Andreetta são parceiros do projeto BuZum

Matéria publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo –  08.11.2013

Barra

Fotos: Milene Milan

Barra

Pia Fraus vira BuZum! e encena peças infantis dentro de ônibus

Nesses dois últimos meses do ano, a itinerância vai contemplar a periferia de São Paulo e cidades do Paraná

Criado pela Pia Fraus, companhia de teatro de bonecos que existe há 30 anos, o BuZum! é um grande ônibus colorido que leva teatro para escolas há três anos e já fez mais de 3 mil apresentações pelo Brasil. Neste mês de novembro, o ônibus vai lotar de crianças e jovens de periferia, pois há uma programação especial de três peças de seu repertório desfilando por escolas, bibliotecas e espaços públicos de bairros de São Paulo como Santo Amaro, São Miguel, Mandaqui, Nova América, Lapa, Cidade Tiradentes, Vila Curuçá e Parelheiros. Ao mesmo tempo, um segundo ônibus BuZum! também se deslocará para pequenas cidades do estado do Paraná. A programação já começou esta semana pelas escolas EMEI Jd Keralux, no Jardim Keralux, e Escola Irmã Annete Marlene Fernandes de Mello, em Vila Guaraciaba, ambas em São Paulo. Mas ainda vem muita farra por aí (confira as próximas datas e locais na programação abaixo).

A itinerância do BuZum!, só no primeiro semestre de 2013, passou por três Estados, visitou 29 cidades, foi a 63 escolas públicas, fez 378 apresentações que alcançaram mais de 20 mil crianças. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão. O projeto é sensacional, como você vai ler nas respostas às perguntas que fiz a um dos integrantes do grupo, Beto Andreetta, que também é um dos fundadores da Pia Fraus.

Crescer: É a primeira vez em 30 anos que a pia fraus excursiona nesse esquema de ônibus itinerante? Como tem sido a experiência?

Beto Andreetta: Sobre a itinerância, sempre fui apaixonado por ela. Meu grande exemplo como artista é Garcia Lorca, que com sua trupe de bonequeiros viajava pela Andaluzia. Mas, para nós, a Pia Fraus e o BuZum! são dois grupos distintos. Um pouco da história: BuZum! nasceu dentro do último projeto de fomento da Pia Fraus em 2010, porém percebi que ali havia um potencial enorme e, no início de 2011, BuZum! passou a ser uma Cia Teatral independente da Pia Fraus. Somos três parceiros: Mariane Gutierrez, que cuida da gestão, atriz bonequeira com passagens pela Pequod do Rio de Janeiro e pela Pia Fraus; Jackson Íris como gestor administrativo e eu como coordenador artístico. Temos um elenco com 9 atores e somos uma empresa com CNPJ próprio. Nesses três anos já produzimos quarto espetáculos: Darwin BR, que conta a passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, que trata a relação de afeto entre os animais; O Mundo Português, que narra a expansão da língua portuguesa pelo mundo, e Intolerância sobre o bulliyng no ambiente escolar.

Crescer: Como as crianças e jovens têm reagido a cada um dos espetáculos da programação? É diferente a reação para cada uma das três peças?

Beto Andreetta: O primeiro impacto causado nas crianças é a chegada do BuZum! na escola, um ônibus verde todo pintado por fora. Elas ficam muito empolgadas. A maioria acha que ao entrar no ônibus elas vão sair pela cidade em excursão e aí vem a surpresa: o BuZum! é na verdade um pequeno teatro de bonecos! Cinco minutos depois do início do espetáculo elas já esqueceram que estão num ônibus e embarcam na magia do teatro. Os espetáculos, cada um à sua maneira, tocam os pequenos e também os maiores. Como são bonecos e o público está bem próximo dos atores, a atenção é total. Pouquíssimas vezes temos problemas por indisciplina, isso porque muitos deles nunca estiveram em um teatro e não sabem como se comportar nessa situação. Os espetáculos chegam bem até as crianças, o Mundo Português tem uma interação maior com a plateia, o que causa certo alvoroço nas crianças, já o Filhotes do Brasil, pensado para crianças menores, a partir dos 3 anos, é um espetáculo mais contemplativo, sem falas, as crianças se encantam com os bonecos, bichos bem coloridos. O Darwin BR atende tanto as crianças maiores, que entram na história do naturalista, quanto as menores, que ficam encantadas com os diferentes bonecos que aparecem em cena. Já o Intolerância, nossa primeira peça para adolescentes, mistura vídeo e teatro de objetos. Os jovens se identificam bastante com a peça e também com a trilha.

Crescer: Como vocês têm sentido a relação das escolas com os espetáculos?

Beto Andreetta: Antes mesmo do BuZum! chegar na escola, mandamos um material pedagógico, elaborado pelo Instituto Saberes, para que os professores trabalhem com os alunos em sala de aula o tema da peça. E, após assistirem ao espetáculo, cada criança ganha um miniteatro de papel, para brincar e soltar a imaginação fazendo o próprio teatro de bonecos. Os professores recebem muito bem esse material, aproveitam para trabalhar ludicamente matérias curriculares e acham fantástica a iniciativa de levar o teatro até a escola. Depois que saímos da escola, o corpo docente, na maioria das vezes, nos mandam relatórios agradecendo a nossa ida e enaltecendo a importância de projetos como esse. Temos sido muito bem recebidos por onde passamos

Crescer: Como se deu a evolução artística e de linguagens e de temas nesses 30 anos da Pia Fraus?

Beto Andreetta: A Pia Fraus nesses 30 anos teve um percurso dinâmico, de 1984 até 1990 éramos somente Beto Lima e eu, tínhamos como meta ler de uma maneira contemporânea a arte popular brasileira. Entre todo esse período inicial só realizamos um espetáculo, O Vaqueiro e o Bicho Frouxo, com o qual ganhamos o troféu Mambembe em 1997. Em 1990, fizemos a nossa primeira viagem internacional, para Nova Deli e depois para Bilbao, onde nos confrontamos com a produção asiática e europeia de teatro de bonecos. No mesmo ano, Domingos Montagner passou a integrar o grupo. Isso nos redefiniu e montamos o nosso primeiro espetáculo adulto, Olho da Rua, sobre temas urbanos, muito influenciado pelo panorama Europeu (solidão, angústia, sexo). Na década de 90 o grupo se interessou por muitos assuntos, fizemos O Malefício da Mariposa, de Lorca (infantil), Gigantes de Ar, espetáculo circense com infláveis gigantes (infantil), Flor de Obsessão, sobre Nelson Rodrigues (adulto), É o Noé, sobre a origem do universo (adulto), Frankenstein (adulto), Navegadores, livre adaptação da Odisseia, realizado em uma piscina, e Farsa Quixotesca, livre adaptação de Dom Quixote (juvenil). Em 2001, com a saída de Domingos, resolvemos voltar ao interesse inicial, a cultura popular brasileira, e nasce Bichos do Brasil. Durante a primeira década dos 2000 ainda realizamos A Lenda do Guaraná (infantil), Olhos Vermelhos, livre adaptação de Antígona (adulto), esse foi o último espetáculo com Beto Lima, que veio a falecer em 2005. Em seguida: 100 Shakespeare, livre adaptação da obra de Shakespeare (adulto), As Aventuras de Bambolina (infantil), Primeiras Rosas, sobre o universo de Guimarães Rosa (adulto) e Filhotes da Amazônia em 2009, nossa última estreia. Quanto à linguagem, o interesse inicial de mesclar – em um mesmo plano de importância -bonecos e intérpretes me parece ser ainda a grande motivação.

Crescer: Qual O Próximo Espetáculo?

Beto Andreetta: O próximo espetáculo da Cia BuZum! chama-se O Mundo é Uma Bola! Contaremos de maneira lúdica e divertida a história do esporte mais popular no país, o futebol. Muito se fala desse esporte, mas o que pouquíssimas pessoas sabem é que ele surgiu há 5000 anos, na China. E é exatamente essa evolução que vamos contar, até a chegada do esporte ao Brasil e sua popularização! Estraremos em março de 2014.
Em 2014, faremos apresentações dos cinco espetáculos da Cia BuZum!, em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, entre os meses de fevereiro e novembro. E os próximos espetáculos da Pia Fraus, que em 2014 completa 30 anos, serão: Círculo das Baleias, com estreia prevista para o CCBB em março de 2014, que conta a saga de um filhote de jubarte, chamada Jujuba, que enfrenta diversos perigos no mar e é auxiliada por um pinguim argentino chamado Gardel, e terá direção de Wanderlei Piras. Estamos preparando também para abril, no Sesc Pinheiros, Linha do Tempo, espetáculo adulto, com direção de Lara Pinheiro, onde a questão da fisicalidade/intérprete/boneco será a grande tônica. Ainda para 2014 está prevista a estreia de Mar Fantástico, com infláveis gigantes, com a intenção de levantar a discussão sobre a retirada de petróleo do fundo do mar através do olhar de uma crianças.

Crescer: Vocês acharam um filão bem criativo e atraente e estão repetindo a fórmula em vários espetáculos. Como isso tem sido visto pelo público? Não há o risco de acomodação numa fórmula que deu certo?

Beto Andreetta: Se olharmos em termos de décadas, nossos temas foram bem variados, mas é fato que nos últimos anos a questão do animal, do bicho nos encantou. Não sou um grande teórico do teatro e nem mesmo da psique infantil, por enquanto sinto um grande interesse do público e das instituições por nossos trabalhos e um grade prazer em realizá-los. Se outros temas vierem a se instalar com a força e empatia que os bichos tiveram e têm em nossos espetáculos, serão bem vindos! Tento estar sempre aberto para captar e compreender os mistérios da inspiração

Programação

BUZUM! Em São Paulo

Dia 9 de novembro
Mundo Português
Ponto de Leitura Vila Mara
Rua Conceição do Almeida, 170 – São Miguel Paulista

Dia 14 de novembro
Filhotes do Brasil
Biblioteca Pedro Nava
Rua Helena do Sacramento, 1000 – Mandaqui

Dia 16 de novembro
Filhotes do Brasil
Escola Estadual Prof. Belkice Manhães Reis
Rua Jane Vanine Capazi, 8402 – Bairro Nova América

Dia 18 de novembro
Filhotes do Brasil
Biblioteca Mário Schenberg
Rua Catão, 611 – Lapa

Dia 23 de novembro
Mundo Português
Ônibus Biblioteca/ Roteiro Ponte Rasa
Av. das Alamandas, em frente à EE José Milton Cruzeiro – Zona Leste

Dia 26 de novembro
Mundo Português
Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Dia 27 de novembro
Filhotes do Brasil
Ônibus Biblioteca – Jardim Damasceno
Rua Grumixá, s/n – Zona Norte

Dia 28 de novembro
Filhotes do Brasil
Ônibus Biblioteca – Jardim Sarah
Rua Waldemar Roberto, altura nº 435
(Praça Wilson Moreira da Costa) – Zona Oeste

Dia 29 de novembro
Filhotes do Brasil
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Rua Jaguar, 225 / Vila Curuçá

Dia 30 de novembro
Filhotes do Brasil
Rua 02, N. 03, Bairro Barragem, Distrito Palhereiros

BUZUM! No Paraná

Ipiranga
Dias 11 e 12 de novembro, segunda e terça-feira
Praça João Ribeiro de Freitas
Rua João Ribeiro da Fonseca, s/n – Centro

Mauá da Serra
Dias 13 e 14 de novembro, quarta e quinta-feira

Palmeira
Dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira

Carambeí
Dias 20, 21 e 22 de novembro, de quarta a sexta-feira

Castro
Dias 25 e 26 de novembro, segunda e terça-feira

Piraí do Sul
Dias 27, 28 e 29 de novembro, de quarta a sexta-feira

Ortigueira
Dias 2, 3 e 4 de dezembro, segunda a quarta-feira