A trupe de A Perturbadora Estória de Cinderella: a gata borralheira dança baião e vai ao baile de BMW. Foto: Ricardo Fasanello/Strana

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Lívia de Almeida – Rio de Janeiro – 09.04.1997

Cinderela Pop

Conto de Fada Ganha Linguagem de Desenho Animado

A história da mocinha maltratada pela madrasta e pelas irmãs invejosas tem sido contada e recontada desde que o mundo é mundo: até os egípcios tinham a sua versão. Cinderela ganhou fama nas narrações do francês Charles Perrault e dos alemães Grimm, mas consagrou-se no cinema com um desenho adocicado assinado por Walt Disney. Em um pequeno palco armado nos jardins do Catete, a história volta a ser contada em uma versão farsesca. A Perturbadora Estória de Cinderella estreia neste sábado, 12. A maior parte da trupe, inclusive os atores, participou do projeto Terror na Praia e trouxe para o conto de fada um humor ácido. “É uma versão pop. Nosso humor é saído dos desenhos animados. Temos piadas para todas as idades”, diz a diretora de produção Patrícia Ventania, que também atua no papel da madrasta.

A história se passa no Nordeste brasileiro. A madrasta impõe à pobre Cinderella, Marcela Leal, um verdadeiro regime militar: costuma punir a moça obrigando-a a realizar flexões de braço. As irmãs medonhas são interpretadas pelos atores Flávio Lobo e Cláudio Gabriel. A Fada Madrinha, Elisa Pragana,é esotérica e, em vez de carruagem, manda a moça para a festa de BMW. O baile é animado por minuetos de Bach e baiões de Luiz Gonzaga. Com música ao vivo e uma trupe jovem, mas experiente, esta Cinderella ainda tem um outro atrativo: é de graça. Depois da peça, os atores passam o chapéu.

Serviço

A Perturbadora Estória de Cinderella
De Vinícius Messias e Mário Hermeto
Direção de Mário Hermeto (50 min.)
Jardins do Catete, Rua do Catete, 153, Catete
Sáb. e Dom., 11 h.
Grátis
Estreia prevista para sábado (12)