Pequena Orquestra Interativa (POIN) – Cabelo de Maria. Fotos: Jefferson Coppola

Critica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 15.01.2016

Barra

Música dá o tom em atrações infantis muito especiais

Pequena Orquestra Interativa e Beatles para Crianças animam os fins de semana de férias das famílias paulistanas que não viajaram

O ano começou fervendo para a garotada paulistana que gosta de música. Esta minha coluna é prioritariamente voltada para teatro, mas fui conferir neste início de ano dois shows que também se relacionam à linguagem cênica. Não me arrependi. São excelentes dicas para as famílias que não viajaram em férias.

Um deles é da Cia. Cabelo de Maria, grátis no Sesc Pinheiros, e marca o lançamento do CD ‘POIN – Pequena Orquestra Interativa’, o primeiro álbum autoral desse grupo que existe desde 2007 e pesquisa canções de tradição popular. A direção geral do espetáculo é da acordeonista e cantora Renata Mattar, que acaba de ganhar o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2015 de melhor trilha musical original, pela peça ‘Bicho Bichinho Bichão’, do grupo As Meninas do Conto.

A direção musical é do compositor e arranjador Gustavo Finkler. Completam o grupo: Micaela Nassif (violino), Dani Zulu (percussão), Mateus Mapa (flauta transversal), Renato Farias (sousafone ou tuba circular) e Gustavo Souza (percussão). Juntos, eles fazem uma animada festa instrumental, mesclando canções ciganas, música dos Bálcãs, klesmer (base da cultura musical iídiche), frevo e até valsa.

Como o nome diz, o espetáculo é interativo, ou seja, crianças e adultos são convidados a participar de várias formas da execução das músicas, estimulando jogos lúdicos e a integração animada da plateia de todas as idades. Grande sacada. Nada é forçado nem embaraçoso. Participa quem quer. Mas garanto: fica impossível resistir a tanta alegria e delicadeza dos músicos.

Em determinada canção, por exemplo, eles pedem para a plateia desafinar. Isso mesmo, desafinar. E arrematam: “Isso não é libertador?” Na próxima, eles avisam: “Agora é pra cantar afinado.” Depois, vem aquela em que a plateia é incentivada a fazer percussão corporal com a boca. E outra em que deve acompanhar o ritmo estalando os dedos. E depois bater palmas com as mãos em forma de concha. E que tal gritar “Hei!” e levantar o punho fechado como se estivesse comemorando algo? Tem ainda a hora de imitar o gesto de matar mosquito, sincronizando a palma com a música, a hora de brincar de ‘estátua’ quando a música é interrompida e, ainda, a hora da brincadeira de roda (ciranda) com os músicos. Uma delícia. Assim é feito esse espetáculo da Cia. Cabelo de Maria, explorando com o público o ritmo, a afinação, a coordenação motora e a memória. Tem brincadeira para todas as idades e um som de primeira qualidade, que, ao final, deixa um sabor de ‘quero mais’.

A segunda atração musical que quero recomendar aqui é ‘BPC – Beatles para Crianças’, que iniciou nova temporada este ano, desta vez só aos domingos, 15 horas, no Teatro UMC, na Vila Leopoldina, Alto da Lapa. Fabio Freire, idealizador do show, diretor e educador, vocalista e violonista, quis aproveitar o domínio total de seu grupo com relação ao repertório do famoso quarteto de Liverpool para criar um atrativo irresistível: o primeiro show de rock da vida de uma criança. E como funciona. Os pais ficam excitadíssimos com a ideia de proporcionarem aos filhos pela primeira vez  a chance de “sair do chão”, pular, gritar e vibrar com hits que todos sabem cantar juntos.

O espetáculo acaba virando também uma agradável conversa em torno de quem foram os Beatles e quais são os instrumentos utilizados na banda, muitos deles ainda desconhecidos das crianças. Ou seja, mais do que um mero divertimento, também há um forte componente de ‘iniciação musical’. Durante a música ‘Blackbird’, as crianças sobem ao palco e tocam alguns instrumentos junto com o grupo. Depois, chega a vez de os pais irem ao palco pular e dançar com ‘Twist and Shout’. Em um telão, animações vão mostrando os Beatles nas mais famosas fotos e ilustrações. Não faltam também trechos do recente filme ‘Minions’, enquanto a banda toca um sucesso dos Beatles que foi incluído na trilha do desenho animado da Universal Pictures: ‘Got To Get You Into My Life’. Ou seja, só não se diverte quem não quer.

Outros sucessos que estão no show são ‘Day Tripper’, ‘I Wanna Hold your Hand’, ‘A Hard Day’s Night’, ‘Lucy in the Sky with Diamonds’, ‘Can’t Buy me Love’, ‘Yellow Submarine’ e ‘She Loves You’. Com Fabio Freire estão no palco os seguintes músicos: Eduardo (Ludi) Puperi (guitarra, teclados e gaita), Humberto Zigler (bateria), Johnny Frateschi (baixo) além do ator, dublador e arte educador, Gabriel Manetti que também é vocalista. Eles fazem questão de dizer que não fazem cover dos Beatles, não se vestem como os britânicos nem usam os mesmos instrumentos musicais da banda original.

Serviço

Poin – Pequena Orquestra Interativa – Show da Cia. Cabelo de Maria

Praça do Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3095-9400
Sábados e domingos, às 16h. Grátis
Até 25 de janeiro (feriado)

BPC – Beatles para Crianças

Em janeiro, temporada no Teatro UMC
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3476-6403
Domingos, às 15h. Ingressos: R$ 60,00
Até o dia 31