Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 04.07.2014

Barra

O musical certo para o sucesso da Palavra Cantada

Dupla merecia há tempos um espetáculo baseado nas letras de suas canções

Dá gosto de ver o reconhecimento ao trabalho de Sandra Peres e Paulo Tatit, a Palavra Cantada. Na estrada desde 1994, ou seja, há exatos 20 anos, a dupla respeita a inteligência e a sensibilidade das crianças, criando um repertório contagiante. Educativo, sem ser rançoso. Há tempos que isso merecia um belo musical, baseado nas já antológicas canções dessa trajetória triunfante – e eles ganharam. Está em cartaz com absoluto sucesso, como eles merecem, Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça. Não há clima de Copa do Mundo capaz de diminuir o público do espetáculo – e estão fazendo duas sessões lotadas por dia nos fins de semana do Teatro Procópio Ferreira, nos Jardins, em São Paulo. Incrível!

O musical foi escrito e dirigido por Marília Toledo, premiada dramaturga de São Paulo. Sandra e Paulo não participam da peça, mas os bonecos Sandreca e Pauleco lá estão, deliciosos mestres de cerimônia, menestréis da infância feliz. É lindo ver como a plateia mirim e adulta canta junto com os atores, na maior empolgação, conhecendo todas as letras. Dá orgulho, porque são artistas brasileiros, não é um musical importado!

A dramaturgia gira em torno das letras de 17 canções como ‘Rato’, ‘Sopa’, ‘Menina Moleca’  e ‘Criança Não Trabalha’. Tem estofo e ritmo suficientes para conduzir o público a uma viagem musical cheia de aventuras e peripécias, com direito até a um personagem coadjuvante delicioso, o Zangão rabugento.  Marília Toledo teve a ousadia de não escolher apenas as canções mais óbvias do repertório da dupla e bateu o pé para encerrar a peça com uma dessas suas pérolas inusitadas – e funcionou muito bem, em minha opinião. As coreografias criadas por Fernanda Chamma são ótimas, ágeis, nada óbvias, e optam inteligentemente por passos e gestos que não atrapalham nem comprometem a manipulação dos bonecos de grande porte, ao contrário, os valorizam. Prestigiem.

Serviço

Teatro Procópio Ferreira
Rua Augusta, 2.823, São Paulo
Telefone: 11 3083-4475
Sábados e domingos, às 15h00 e às 16h30
Ingressos: R$ 70,00 (Setor 1) e R$ 50,00 (Setor 2)