Ouvindo Estrelas, no Top Teatro, em São Paulo

Critica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 18.03.2016

Barra

O espetáculo adianta o São João e diverte o público

As crianças maiores ficam atentas e vidradas

 

 

 

 

Barra

São João só em junho, mas já diverte e encanta no teatro

Ouvindo Estrelas, no Top Teatro, em São Paulo, fala de crenças e superstições do folclore brasileiro de forma atraente e sem ranços didáticos

Uma das principais manifestações da cultura popular brasileira é a festa junina. O teatro para crianças, há tempos, utiliza essa época animada de quermesses e arraiais como pano de fundo para suas histórias. Assim é Ouvindo Estrelas, em cartaz no Top Teatro, na Bela Vista, em São Paulo, nas manhãs de sábado e domingo.

Com texto e direção de Francisco Alves, um autor que se aventura pelo teatro infantil desde 1990, o espetáculo da PH Cia de Teatro e Circo é encantador tanto para crianças como para adultos e trata especificamente da Festa de São João.

Brincadeiras de adivinhações, trava-línguas, canções regionalistas, lendas, superstições, crenças, cantigas de roda – tudo isso desfila à nossa frente de forma harmoniosa, ágil, poética e, o que é melhor, tudo alinhavado em um enredo fantasioso bastante tocante.

O menino João está no céu querendo vir à Terra no dia da sua festa, a Festa de São João. Sua mãe, Santa Isabel, diz a ele que tem de esperar mais um ano, pois ele dormiu e perdeu a data. Na Terra, uma moradora de rua, órfã, de nome Estela, manda um bilhete para São João dentro de um balão, que chega até o menino e o faz realmente descer até à rua de Estela. Juntas, as duas crianças vão se divertir muito – e nos divertir na plateia. E também nos emocionar, pois se trata de uma história de afetos, lembranças, perdas, medos, carências. A dramaturgia dá conta de tudo isso com muito talento, tanto que o texto já foi premiado no 10º Festival de Teatro do Amazonas, em Itacoatiara.

A direção é cuidadosa, bem poética, valorizando muito a palavra, mais do que os efeitos cênicos. Isso se facilita quando o diretor é também o autor. Gostei particularmente do início, em que o menino João aparece dormindo em uma rede, pendurada no céu, em pose preguiçosa, bem ao estilo de um Macunaíma. A brasilidade do personagem já fica clara desde esse primeiro minuto.

Embora a peça, escrita em 2004, já tenha feito outras temporadas, é desta nova empreitada paulistana que estão participando pela primeira vez os dois atores do elenco. Como o menino João, Marcelo Sales, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, usa um acertado jeito lânguido e moroso de falar, valorizando cada palavra. Ele nos diverte ao se espantar e levar ao pé da letra cada expressão idiomática ou frase de efeito dita pela menina, como “conversa para boi dormir” ou “em boca fechada não entra mosca”. As crianças maiores da plateia ficam atentas e vidradas nesse jogo de dubiedades e riquezas imagéticas da nossa língua e seus dialetos regionais.

A personagem da menina Estela, por sua vez, é feita por Kelly Lima com muita graça, olhares deliciosos trocados com a plateia e algumas pausas e silêncios que tiram proveito da carga dramática contida no que ela diz. Ela está muito divertida sobretudo no início, quando duvida que o menino seja de fato o verdadeiro São João. Kelly é palhaça formada pelos Doutores da Alegria e estudou a técnica de máscara facial com os melhores mestres do País, como Adelvane Néia, Ésio, Magalhães e Fernando Vieira.

Claro, não vou contar o final, mas quero só deixar registrado que é triste e lindo. Acho Ouvindo Estrelas altamente recomendado para escolas. É difícil falar do dito “folclore” brasileiro sem cair em ranços didáticos ou em narrativas ralentadas de lendas. Aqui, tudo está pronto e lindamente oferecido aos alunos, de forma artística, lúdica, teatral e poética. Fica a dica para o público em geral, mas também para professores e coordenadores de escolas. Afinal, junho vem aí, o balão vai subindo, vem caindo a garoa, o céu é tão lindo, a noite é tão boa… Não é, São João?

Serviço

Top Teatro
Rua Rui Barbosa, 201 , Bela Vista – São Paulo
Tel.  (11) 2309-4102
Sábados e domingos sempre às 11h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Reservas pelo email: ouvindoestrelas.reservas@gmail.com
Até 3 de abril. (ATENÇÃO: Não haverá sessão nos dias 26 e 27 de março, pois a peça estará merecidamente na programação infantil do Festival de Curitiba)