Crítica publicada no Jornal do Brasil
Por Rosa Maria Correa – Rio de Janeiro – 22.10.1988
Duas Versões da Mesma História
Faz três meses que Os Visigodos, uma comédia musical, encanta as crianças nas tardes dos sábados e domingos no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim.
A responsabilidade pelo sucesso é principalmente da autora e diretora do espetáculo, Karen Acioly, que apresenta um currículo de competência, com participações no elenco da peça adulta Sábado, Domingo, Segunda, de Eduardo de Filippo, na novela global Ti, ti, ti e no filme Brás Cubas, de Júlio Bressane. Além das atividades de atriz, roteirista e diretora Karen agora se dedica a transformar em livro a história dos visigodos.
Neste primeiro trabalho literário de Karen, que tem 27 anos de idade e dez de profissão, o texto divide 60 páginas com 30 ilustrações, todas em preto e branco, assinadas por Drica Moraes, atriz que interpreta com destaque a personagem Visigozada, na montagem teatral. Trabalhando juntas há dois anos, Karen e Drica tiveram um primeiro contato durante a peça infantil De Repente, no Recreio, que recebeu várias indicações para o Prêmio Mambembe 87.
Na ocasião, Drica se revelou como atriz e Karen como autora e diretora.
Os Visigodos conta a história de dois povos da floresta, os Godos do Oeste (Visigodos) e os Godos do Leste (Ostrogodos). Os dois grupos são rivais e as hostilidades entre os gnomos acabam virando motivo para boas piadas. Karen Acioly explica que “a diferença básica entre o espetáculo Os Visigodos e o livro, de mesmo nome, é a narração. No livro entra um narrador enquanto que na peça, o ritmo, quase de cinema, é muito rápido”.
Quando escreveu o primeiro tratamento para o espetáculo, ela se baseou na infância e convivência com 54 primos. Karen lembra com saudade daquelas férias que reuniam todos os primos da família. “Eu era uma das criancinhas, tinha os desfiles de misses e o sorvete primavera. Hoje, meus primos ficam superemocionados quando veem a nossa guerra de travesseiros reproduzida no palco teatral”, conta ela.
Os Visigodos, o livro, que sai pela editora Record, será distribuído nas livrarias em dezembro e pretende ser opção de leitura para crianças dos sete aos 12 anos. Enquanto o livro não vem, a peça vai contando a história.