Com o texto de Maria Clara Machado, a peça é divertida e ágil


Crítica Publicada no Jornal do Brasil
por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 16.07.2006

 

 

 

 

Barra

Um espetáculo imperdível


Os Cigarras e os Formigas é o texto de Maria Clara Machado que está em cartaz no Teatro das Artes, junta, com brilhantismo, Romeu e Julieta, de Shakespeare à fabula de La Fontaine sobre a formiga trabalhadeira e a cigarra que cantadora. A trama se estrutura a partir dos confrontos de suas famílias, o que se acentua quando Julieta Formiga se apaixona por Billy Rubina, cantor de rock, filho da D. Cigarra. Complementam a história três vizinhas fofoqueiras – as narradoras. Sem didatismos, Maria Clara Machado retrata a sociedade, seus preconceitos e autoritarismo, mas dá um final feliz à história.

Bernardo Jablonsky e Fabiana Valor dirigem esta comédia musical, com clareza e bom humor, tornando o espetáculo ágil. As músicas são de Caíque Botkay, que conduz bem a direção musical. Marcelo Marques assina cenário e figurinos. O cenário, muito bem cuidado, reforça os diferente estilos de vida das famílias. O figurino da família Formigas revela seriedade e seu modo de vida rigoroso. Já o dos Cigarras foi criado a partir da estética hippie.

As vizinhas fofoqueiras Batista têm seus figurinos remetendo a dançarinas de cabaré dos saloons americanos, o que acaba descaracterizando-as enquanto personagens. A luz de Cadu Fávero tem bom resultado, mas excepcional é o trabalho coreográfico e de movimento regido por Renato Vieira – criativo e preciso.

O elenco é coeso e composto por atores com larga experiência, como Luiza Thiré, muito bem no papel de uma das Batistas; Nedira Campos, como a mãe da família Cigarras; e Luis Carlos Tourinho, numa composição forte do Sr. Formiga. Tourinho consegue, mesmo com um tempo de cena curto, impor a personalidade de seu personagem à trama.

É difícil ver uma montagem desse quilate no teatro carica para crianças, com atores competentes, experientes e talentosos e uma ficha técnica de primeira linha, sustentando uma produção cuidada. Os Cigarras e os Formigas é um dos melhores espetáculos em cartaz na cidade. Imperdível para aqueles que buscam o bom teatro para seus filhos.