Congresso Nacional cria o Dia Nacional do Teatro para a Infancia e Juventude
No dia 24 de junho de 2008, o Presidente da República sancionou a Lei que dispõe sobre a criação do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.
Tudo começou em 2001, quando a ASSITEJ – Associação Internacional do Teatro para a Infância e Juventude criou o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. O objetivo dessa iniciativa foi reforçar a importância do teatro para crianças e jovens de todo o mundo.
Desde então, o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude realiza em parceria com o SESC Rio uma cerimônia para homenagear profissionais que atuam na área do Teatro para Crianças e Jovens. A primeira edição, que aconteceu em 2001, foi marcada por uma grande homenagem à Maria Clara Machado e aos cinquenta anos de atividade do Teatro O Tablado.
Em todas as edições, o CBTIJ, convida um artista plástico para criar o cartaz comemorativo que é distribuído em todo Brasil. Entre os convidados estão artistas como Ziraldo e Ilo Krugli. Em 2008, para comemorar os sessenta anos de Teatro para Crianças no Brasil, a convidada foi Rosa Magalhães, prestando homenagem à sua mãe, Lúcia Benedetti, autora de O Casaco Encantado, considerado o primeiro espetáculo para crianças, feito no Brasil, por profissionais.
Em 2005, o CBTIJ levou ao Congresso Nacional a proposta para a criação do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude. Após três anos, o projeto de lei foi finalmente sancionado, e assim o CBTIJ poderá expandir para todo o Brasil as comemorações do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.
Nosso agradecimento especial:
À Excelentíssima Sra. Senadora Fátima Cleide, pela redação do projeto de Lei no Senado. Após a aprovação no Senado, o projeto seguiu para a Câmara dos Deputados.
À Excelentíssima Sra. Deputada Maria do Rosário, responsável pela redação na Câmara dos Deputados.
Ao Excelentíssimo Sr. Deputado Índio da Costa, responsável pelo projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
O Estado do Rio de Janeiro, através da Lei nº 4.314 de 2004, proposta pela Deputada Andréa Zito, criou o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude, e a cidade do Rio de Janeiro, através da Lei nº 4.736 de 2008, proposta pelo Vereador Stepan Nercessian criou o Dia Municipal do Teatro para a Infância e Juventude. Em outros estados, ações estão sendo propostas para a oficialização desta data.
Conheça a Lei nº 11.722 que dispõe sobre a criação da data foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 24 de junho.
Retrospectiva dos Cartazes do Dia Mundial e Nacional do Teatro para a Infância e Juventude
Em 2001, a ASSITEJ – Associação Internacional do Teatro para a Infância e Juventude instituiu a data de 20 de março como o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. Esta data é comemorada em mais de 80 países onde entidades como a nossa se fazem presentes. Por iniciativa do CBTIJ, em 2008 através da Lei 10.722 foi oficializado o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude no Brasil.
Mas nossa história começa bem antes:
A primeira grande festa realizada pelo CBTIJ foi a comemoração dos 50 Anos do Teatro para a Infância e Juventude no Brasil. Realizada no Auditório Gilberto Freyre (Palácio Gustavo Capanema), no dia 09 de setembro de 1998, a cerimônia homenageou alguns dos principais nomes do teatro para crianças e jovens, entre os quais: Maria Clara Machado, Ilo Krugli, Silvia Aderne, Álvaro Apocalypse, Ziraldo Lúcia Benedetti e Sylvia Ortoff foram também homenageadas em memória. Uma série de cartões telefônicos foi lançado com a parceria da Telemar. O cartaz foi idealizado por Elifas Andreato.
No dia 20 de março de 2001, no Teatro SESC RioArte, em Copacabana, RJ, foi realizada a comemoração da primeira edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, quando foram homenageadas algumas das principais personalidades que dedicaram e dedicam a vida ao teatro para crianças, entre elas: a autora Tatiana Belinky (SP); a atriz Lizette Negreiros (SP); o ator e diretor Ilo Krugli – Teatro do Ventoforte (SP); a autora Fátima Ortiz e o diretor Enéas Lour (PR), o diretor Dilmar Messias (RS); o Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (SC), a diretora Lúcia Coelho – Grupo Navegando(RJ); Bia Bedran e o Teatro do Quintal (RJ), os 10 anos do Grupo As Marias da Graça (RJ), Maria Clara Machado e os 50 anos de O Tablado. Em memória também foram homenageados os bonequeiros Beatriz Pinto de Almeida e João Baptista Avalle -Theatro João Minhoca (RJ); o autor e figurinista Pernambuco de Oliveira (RJ) e o diretor Júlio Gouveia (SP). O cartaz foi idealizado por Ziraldo.
A segunda edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude teve como comemoração a realização antecipada de um grande evento internacional: o Seminário Internacional de Teatro para Infância e Juventude – promovido pelo CBTIJ e ASSITEJ entre os dias 03 e 06 de março de 2002 foi pensado para contemplar dois momentos do teatro infanto-juvenil brasileiro. O primeiro relacionado diretamente com a história dos 50 anos do teatro para crianças no Brasil. O segundo reafirmando a relação do Brasil com a ASSITEJ, iniciada nos anos 80. De 1996 para cá, com bastante tenacidade, o CBTIJ conseguiu manter ativa esta relação participando de festivais, seminários e congressos realizados no Brasil e no exterior. Participaram do seminário representantes de 25 países em três mesas de discussões: Teatro para Crianças e Educação, Dança e Animação no Teatro para Crianças e Dramaturgia e Crítica no Teatro para Crianças. O cartaz foi idealizado por Electa Louzada.
A terceira edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, ocorreu no dia 19 de março, no Auditório do Arte SESC, no Flamengo, Rio de Janeiro. Foi realizada uma grande festa na qual foram homenageados músicos e compositores de trilhas sonoras de espetáculos infanto-juvenis. Entre eles: Agnes Moço, Alexandre Negreiros, Beto Coimbra, Bia Bedran, Caíque Botkay, Cecília Conde, Charles Khan, Fernando Moura, Guilherme Hermolin, Joaquim de Paula, Marco Aureh, Mauro Perelman, Roberto Burgel, Ronaldo Mota, Tim Rescala, Ubirajara Cabral e Zé Zuca. A criação do cartaz foi de Ilo Krugli.
A quarta edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude foi realizada no encerramento do 2º Seminário Nacional de Teatro para a Infância e Juventude, no dia 23 de março, no Auditório Arte SESC, no Flamengo. Em 2003, foi realizado o 1º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para a Infância e Juventude: Teatro-educação – A Educação da Sensibilidade. Em 2004, dando continuidade à iniciativa, o CBTIJ, organizou, o 2º Seminário, cujo tema foi Sensibilidade e Imaginação – Dramaturgia e Educação.
Foi escolhido o tema “dramaturgia” por ser o texto um dos principais nós da realização teatral, tanto no âmbito profissional como no da educação, daí a importância do incentivo a novos autores e do aprofundamento, por este viés, de questões pertinentes ao fazer teatral. O cartaz foi idealizado por Marcos Ácher.
Na quinta edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, o CBTIJ homenageou profissionais que foram destaque em 2004, tiveram relevância, beneficiando o Teatro para a Infância e Juventude: diretora: Cacá Mourthé, atriz: Josie Antello, ator: Leonardo Brício, linguagem artística: Centro Teatral e Etc e Tal, projeto social: ONG Palco Social, empresa apoiadora: Werner Tecidos, empresa patrocinadora: Instituto Telemar, veículo de imprensa: Jornal do Brasil. Com esta homenagem, o CBTIJ quis valorizar projetos que visaram o desenvolvimento do teatro infanto-juvenil, e também incentivar novas iniciativas artísticas e sociais. Na ocasião, foi anunciada a Lei 4324 de 29 de abril de 2004, de autoria da Deputada Andrea Zito, que instituiu oficialmente no calendário do Estado do Rio de Janeiro, o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude.
A comemoração foi realizada no dia 21 de março, no Auditório Arte SESC, no Flamengo, e o grande homenageado da noite foi o bonequeiro, artista plástico e autor de inúmeros textos de dramaturgia para crianças, Pedro Dominguez, falecido em 2004. O cartaz foi realizado a partir de uma de suas gravuras.
Na sexta edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, realizada em 20 de março, no Auditório Arte Sesc, foram homenageados aqueles que se destacaram por espetáculos realizados em 2005, entre eles: o diretor Dudu Sandroni, a atriz: Carmen Frenzel, o ator Ludoval Campos, o desenho de animação para teatro realizado por Rico Vilarouca e Renato Vilarouca, a linguagem artística da Cia. de Teatro Artesanal, o projeto social da ONG Spectaculu e a empresa apoiadora DeMillus, A grande homenagem da noite foi prestada aos 55 anos de O Tablado e a Maria Clara Machado, cujos desenhos foram tema do cartaz comemorativo, com arte de Bia Salgueiro.
A comemoração da sétima edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude teve início no dia 18 de Março no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde o CBTIJ e o SESC Rio organizaram apresentações de inúmeros artistas e espetáculos. A comemoração oficial foi realizada no Auditório do Arte SESC, no dia 20 de março. Nesse ano, além de celebrar e homenagear os Grupos e Companhias que trabalharam e trabalham com teatro para crianças, Ziraldo foi o grande homenageado e nos brindou novamente com seu talento na realização do cartaz.
Receberam o título de Sócios Beneméritos do CBTIJ: Andréia Zito, pela criação do Dia Estadual do Teatro para Infância e Juventude e pelo reconhecimento dado ao CBTIJ como entidade de Utilidade Pública Estadual; Senadora Fátima Cleide e Deputada Maria do Rosário, pelo encaminhamento da lei que oficializa o Dia Nacional do Teatro para Infância e Juventude; e o Vereador Eliomar Coelho, pelo reconhecimento dado ao CBTIJ como entidade de Utilidade Pública Municipal.
A oitava edição do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, o CBTIJ comemorou os 60 anos de Teatro para Crianças no Brasil, homenageando Lúcia Benedetti, a primeira autora a escrever um texto teatral pensado para o público infantil. O Casaco Encantado foi montado pela companhia Artistas Unidos e estreou em novembro de 1948, no Teatro Ginástico, com direção de Graça Melo e cenários e figurinos de Nilson Pena. No elenco, Henriette Morinau, A. Fragolente, Flora May, Maria Castro, Graça Melo, Nilson Pena, Jacy Campos, Orlando Guy, Dary Reis, Nieta Junqueira e Rosa Perone. Neste ano, também foram homenageados artistas, que nestas seis décadas trabalharam em prol do teatro para crianças. O grande homenageado da noite foi Nilson Pena, ator e figurinista de O Casaco Encantado, que, com 92 anos compareceu a festa. A cerimônia foi realizada no dia 19 de março no SESC Copacabana. Também foi comemorada a criação do Dia Municipal do Teatro do Teatro para a Infância e Juventude, na cidade do Rio de Janeiro, de autoria do vereador Stepan Nercessian, pela Lei 4736 de 07 de janeiro de 2008. O cartaz deste ano foi criado pela artista plástica, cenógrafa, figurinista e carnavalesca Rosa Magalhães, filha de Lúcia Benedetti.
Obs.
Nos anos 2002 e 2004 foram realizados seminários e não foram confeccionados cartazes.