Cena do espetáculo O Segredo dos Dois Pinóquios

Barra

Bendita Trupe erra feio na adaptação de Pinóquio

Volta da diretora Johana Albuquerque aos infantis é sem graça, sem força e sem surpresas

Em minha carreira de crítico de teatro para crianças, enumero três espetáculos inesquecíveis dirigidos por Johana Albuquerque: Corda Bamba (2000), Assembleia dos Bichos (2005) e O Tesouro do Balacobaco (2007). Por essas três atrações, a diretora já tem seu lugar de honra na história do teatro infanto-juvenil paulistano. Depois de uma louvável retirada estratégica para estudar mais e alimentar brilhantemente sua trajetória acadêmica, Johana voltou no fim do ano passado à direção de infantis, com O Segredo dos Dois Pinóquios, que, neste primeiro fim de semana de 2014, faz suas duas últimas apresentações no Sesc Pompeia.

A meu ver, O Segredo dos Dois Pinóquios, da Cia. Bendita Trupe, tem ótimas intenções que não se realizam. Parte de uma boa ideia, mas desta vez o espetáculo não ficou ‘redondo’ como os outros três que citei acima e não tem cacife para ficar na história, assim como infelizmente ocorreu em 2009 com o indecifrável juvenil Espiral doTempo, também dirigido por Johana Albuquerque.

Na trama, uma família de artistas (pai músico, mãe atriz, o filho adolescente e o menino Pino) muda-se para uma casa velha e diferente, cheia de baús com figurinos teatrais e com um porão misterioso, habitado por um boneco de madeira.

As referências ao clássico de Colodi (As Aventuras de Pinóquio) são muitas e boas, mas desta vez o autor do texto, o já veterano e premiadíssimo Marcelo Romagnoli, nos promete mais do que cumpre. Ao misturar a saga do menino Pino com a história do boneco de madeira, a dramaturgia quer realçar a importância da infância, criticando a pressa de crescer, estimulando brincadeiras, espontaneidades e fantasias.

O resultado, porém, é um texto muito cerebral, sem graça, sem poesia. O julgamento final, por exemplo, é por demais maniqueísta, repleto de chavões e lições de bom comportamento. Tudo o que Romagnoli sempre evitou e sempre conseguiu por meio de sugestões, metáforas e jogos teatrais aqui aparece raso, linear, sem surpresas.

A direção também erra pelo mesmo motivo: por não oferecer novidades, por não surpreender em nada. Na segunda vez em que o menino Pino desce ao porão, já fica tudo muito igual, sem o elemento inusitado, com marcações muito semelhantes, falta de criatividade e jogo de cintura. Quando entram as músicas, então, puxa, tudo piora. Que trilha errada… não contagia, não tem refrões cativantes. Erros primários de Pedro Birenbaum. O melhor do espetáculo é a iluminação de Alessandra Domingues, que consegue nuances diferenciadas para casa e porão – embora fosse isso mesmo o que se esperava da luz.

No elenco, Sergio Pardal (o pai) desta vez não se destaca em nada. João Cortês (o adolescente do ótimo seriado de TV Três Teresas, no GNT) parece apenas interpretar ele mesmo. Ester Laccava (a mãe) se esforça, mas grita demais e roda pelo palco de um jeito perdido. Sua personagem cita constantemente títulos de peças clássicas, como O Jardim das CerejeirasA Casa de Bernarda AlbaPrometeu Acorrentado, mas quem percebe isso na plateia? O recurso se perde, se desgasta, por ser muito específico e cifrado para o público comum. Principalmente por não ter graça.

Bem, e o equívoco maior de todos é a escalação de um menino de 8 anos para fazer o papel de Pino. Gracioso, bem intencionado, esforçado, Antônio Haddad, porém, é criança, não é ator. Saltita o tempo todo pelo palco, irritantemente, como maior prova de que não está à vontade e que não foi (bem) dirigido. Fica quase o tempo todo em cena e seu personagem é o que mais tem texto. O pobre garoto decorou tudo, com muito louvor, mas despeja um chapado ‘decoreba’ na plateia, ou seja, não interpreta nada. Claro que, ao longo da história da dramaturgia, crianças conseguiram interpretar no palco – e sobretudo nas telas de cinema.

Mas Antônio Haddad não sabe ainda ser ator. Criança normalmente não tem nuances de interpretação, não entra no personagem de jeito nenhum. Na cena final, em que Pino conversa com um grilo (de estrutura metálica, uma ótima sacada da cenografia de Marco Lima), toda a tensão e a densidade exigidas não se realizam. Antônio Haddad não consegue. Atores existem para isso. Pra quê colocar crianças no palco? Ai que saudade das crianças interpretadas antologicamente por Claudia Missura, por Jackie Obrigon ou por Manoela Pamplona – só para ficar em três nomes de atrizes adultas que recentemente fizeram meninos e meninas de forma brilhante nos nossos palcos. Ai que saudade…

Que venha logo a próxima atração da Bendita Trupe. É bem provável que esse O Segredo dos Dois Pinóquios seja facilmente esquecido por todos. Pena.

Serviço

Sesc Pompeia – Teatro
Rua Clélia, 93, Pompeia
Telefone: 3871-7700
Duas últimas apresentações desta temporada: sábado (4) e domingo (5), ao meio-dia
Ingressos a R$ 8,00 (inteira)